Criação de nomes para empresas - Naming

Criar nomes para marcas é uma das tarefas mais importantes do Branding, pois os nomes das marcas são um dos elementos mais fortes de identificação junto ao seu público. O nome pode expressar muito sobre uma organização ou produto: seu posicionamento, segmento de atuação, diferenciais, sua personalidade, ou até sobre aspectos com a história da empresa ou sobre seus sócios.

Processo de Criação de Naming

O primeiro passo é o entendimento do negócio de uma empresa, seus produtos e serviços, benefícios, diferenciais, quem são seus sócios, quais são suas origens e, principalmente, os valores e a personalidade da marca.

A partir daí, são estabelecidos conceitos-chave que guiam a pesquisa de palavras, expressões, radicais e termos em outros idiomas, que servirão de insumo para o processo criativo.

Outro aspecto que avaliamos é a força visual de um nome que será importante para a criação de logo.

Nossa metodologia que dizer, nosso ritual aldeão de naming faz chover uma lista de nomes tão grande quanto os caminhos criativos que exploramos. Analisamos cuidadosamente cada um, verificando a adequação dos nomes com os valores definidos pela empresa e quais deles melhor atendem aos critérios estéticos e de compreensão. Para ver se o nome da marca já existe, verificamos no site do INPI este "short list"e averiguamos se pode haver problemas para o registro de nome de marca.

Os guerreiros da nossa Aldeia criam nomes de empresas e produtos há milhares de anos e em diversas línguas: português, inglês, francês, italiano e, claro, tupi-guarani.