Blog

Por que minha empresa precisa de um blog?

Para muitos clientes que nos procuram para criarmos os sites de suas empresas, sugerimos a criação de um blog ou área de notícias em seu site. E muitos deles nos questionam: “Por que fazer um blog em meu site se não sou uma empresa de conteúdo ou entretenimento?”

Porque ter uma área de conteúdos como esta em seu site não tem, necessariamente, a ver com buscar uma explosão de audiência. Mas se tiver este resultado, ótimo. Porém existem outros fatores muito estratégicos envolvidos na implementação desta funcionalidade sobre os quais vamos tratar neste post.

O Google adora blogs

Um primeiro ponto é a oportunidade de otimização do seu conteúdo para sites de busca (SEO). Note que mesmo que um site tenha uma página para cada um dos serviços da empresa, você não terá a oportunidade de otimizar todas as palavras-chave que são importantes para o seu negócio em uma destas páginas.

Afinal, existem diversos temas que, são associados ao seu negócio, que poderiam ficar “estranhos” se fossem abordados na página de solução do seu produto.

Então, vamos pegar um exemplo real de um cliente nosso que atua no segmento de soluções e tratamentos capilares. Muitas pessoas com problemas de queda de cabelo consideram a utilização de um medicamento chamado Finasterida. Assim, ele pode trabalhar no blog um artigo sobre a utilização da Finasterida. Veja no vídeo abaixo:

Estas palavras-chave podem ser otimizadas no seu site através de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization), para serem indexadas pelo robô do Google e trazer, não milhares de pessoas, mas pessoas qualificadas que se interessam pelos serviços ou produto que você oferece.

Você é autoridade

Outro aspecto é que, ao se deparar com um conteúdo de qualidade em seu site, o seu atual ou potencial cliente passa a lhe atribuir mais autoridade no segmento que você atua. Ele entende a sua perspectiva sobre o tema, o aprofundamento que você consegue dar sobre o assunto e a experiência que você tem em implementar aquela solução, por exemplo.

O blog como suporte de vendas

Uma tática que recomendamos muito aos nossos clientes, utilize o seu blog com ferramenta de vendas. Mas como fazer isso?

Existem vários “scripts” que no processo de venda do seu produto ou do serviço são bacanas você mencionar para o seu cliente. Pode ser uma informação sobre o mercado, um case bacana desenvolvido pela sua empresa… Putz!, mas pode ser que na hora do papo ali com o cliente, você não queira se estender tanto.

Qual é a ideia, então. Quando você estiver conversando com o seu cliente pelo WhatsApp, Telegram, por e-mail, você manda “Tem um artigo muito interessante no nosso blog que trata deste assunto. Dá uma olhada depois.’ E passa o link.

Ou o envio deste link pode estar até programado em sua ferramenta de inbound marketing. Mas vamos valar sobre inbound em outro artigo.

Construindo reciprocidade

De uma forma ou de outra, isso é bom não só por você estar educando o seu cliente a tomar uma decisão, mas também você estar trabalhando a questão da reciprocidade. Sempre que alguém lhe dá algo sem pedir nada em troca, é natural que desperte um sentimento de estima por aquela pessoa, no caso, por aquela empresa. Se você aumenta a confiança do cliente em você e ainda cria um sentimento de estima, grande chances dele estar mais receptivo à sua proposta, concorda?

Concluindo

Em suma, criar um blog, uma área de notícias, enfim, uma área de conteúdos além das páginas que falam sobre o seu serviço, sobre o seu produto, é definitivamente uma ótima ideia. Falamos aqui de algumas táticas que podem ser ativadas usando esta ferramenta.  Quando você for solicitar um orçamento para uma agência criar o seu site, peça para ele incluir um blog.