O Instagram Shopping é uma excelente maneira de criar uma espécie de “vitrine virtual” dentro dessa rede social. Um dos benefícios é que o usuário pode ter acesso a uma aba exclusiva com os produtos cadastrados, ver o preço, descrição e muito mais. Esse recurso pode ajudar a aumentar a visibilidade dos itens e a possibilidade da sua empresa vender mais.
Neste post de blog, você vai conhecer algumas vantagens de usar essa ferramenta, como funciona esse recurso e algumas boas práticas. Então, tenha uma boa leitura!
Como o Instagram Shopping funciona?
Esse recurso, que também é chamado de “Compras”, é uma espécie de “vitrine virtual” que só aparece para os usuários que acessam o Instagram pelo celular. Ele é gratuito e permite que a sua empresa:
Tenha uma aba com catálogo de produtos
Onde os usuários vão poder ter acesso aos produtos cadastrados pela empresa no Instagram Shopping dentro da própria plataforma. Mas caso a pessoa tenha interesse em comprar o produto, basta dar alguns cliques para ser redirecionada para o site.
Veja a marca Arezzo, por exemplo:
Crie uma loja personalizável
Então, dentro dessa lojinha, você pode cadastrar informações detalhadas sobre os seus produtos como: nome, descrição, foto, preço, etc. Também dá para personalizar esta página com um ponto de vista editorial e dividir os itens por temas.
Dá só uma olhada no visual da loja virtual da Arezzo:
Insira tags de compras
Lembra que falamos da facilidade dos usuários verem as informações dos produtos? Com as tags, as empresas podem destacar os itens cadastrados no catálogo tanto no feed quanto nos stories.
Faça anúncios com etiquetas de preço
Ter essa tag no post não impede que ele seja patrocinado no Instagram. Aliás, investir em mídia paga pode atingir pessoas que teriam mais chances de comprar de você e levá-las para o seu e-commerce/loja virtual. Você pode escolher o valor que deseja investir e ainda acompanhar os resultados da campanha.
Quais são os requisitos para se cadastrar no Instagram Shopping?
Não são todos os negócios que vão estar aptos a utilizarem esse recurso, pois as marcas precisam cumprir alguns requisitos como:
- Ter um domínio de site no qual a sua empresa pretende vender produtos (e-commerce/loja virtual);
- Conta comercial no Instagram;
- Página comercial no Facebook.
Caso cumpra esses – e outros requisitos listados aqui -, há duas formas de cadastrar os produtos no Instagram Shopping:
- Gerenciador de Catálogos: uma funcionalidade que fica no Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Plataforma de Comércio Eletrônico: uma integração para as marcas que utilizam o BigCommerce ou Shopify.
Ficou interessado em criar a sua vitrine digital no Instagram? Então, siga esse passo passo criado pelo próprio Facebook.
Quais são os benefícios de investir nessa ferramenta?
Investir nesse recurso pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Dê só uma olhada nas 6 principais:
- Possibilidade de ampliar o alcance da sua marca, porque a sua loja do Instagram pode parar na aba “Explorar”;
- Boas chances de aumentar as vendas da sua empresa;
- Mostrar as informações dos produtos de forma simplificada;
- Diminuir as chances do usuário desistir da compra, já que ele não vai precisar passar por várias etapas para saber o preço;
- Atrair mais visitantes para o site ou e-commerce;
- Anunciar os produtos de forma menos invasiva.
Como aproveitar bem o Instagram Shopping?
Logo depois de criar a sua lojinha, é hora de divulgar os produtos. Geralmente, esse tipo de divulgação está dentro da estratégia de Inbound Marketing. Assim, para os posts terem mais chances de despertar o desejo de compra é preciso:
Investir em boas fotos
Evite fotografias só do produto. Então, aposte em fotos que o produto esteja dentro de uma composição. Essa tática pode gerar nas pessoas a curiosidade de clicar na foto para saber detalhes do produto.
Caprichar na legenda
Ao mesmo tempo crie legendas curtas, atrativas e que tenham uma chamada para ação (CTA). Ah, e não se esqueça de usar hashtags estratégicas para o negócio. Esse item é muito importante, porque pode ajudar o seu post a aparecer na aba “Explorar” do Instagram.
Pensar em conteúdos diversificados
Que tal investir naquelas famosas resenhas? Publique posts que mostrem para os usuários como um produto funciona, tutoriais, etc. Dessa forma, você engaja os seus seguidores no Instagram Shopping sem precisar fazer uma propaganda explícita.
Conclusão
Em suma, mostramos que investir no Instagram Shopping pode ser muito importante para a ajudar a sua marca a alcançar mais pessoas no Instagram e aumentar as vendas. Explicamos também quais são os recursos que as empresas podem utilizar nas suas redes sociais para atingir esses objetivos e algumas boas práticas.
Gostou do artigo e quer saber mais informações sobre Marketing Digital? Então não deixe de baixar nosso Ebook O que é Marketing Digital.