Blog

Comprar seguidores: por que não é uma boa ideia?

É normal que empreendedores e gerentes de marketing achem que comprar seguidores vai fazer a empresa ser vista por cada vez mais pessoas e ganhar MUITAS curtidas. Só que a realidade não é bem assim. Afinal, essa maneira rápida e fácil de crescer o perfil pode trazer muitos problemas. Nesse post, vamos falar sobre 6 deles. Confira!

Comprar seguidores pode fazer o perfil ser penalizado

O Instagram tem políticas internas que proíbem qualquer prática que gere spam e atrapalhe a boa experiência dos usuários. Comprar seguidores é uma delas, porque fere os Termos de Uso, Diretrizes da Comunidade e as Políticas da Plataforma. Portanto, quem insiste nessa “estratégia” pode sofrer consequências graves e ser penalizado de duas formas, com: 

  • Shadowban: quando o conteúdo do perfil não aparece para ninguém, além dos seus seguidores – mesmo usando hashtags;
  • Exclusão da conta.

Então, a orientação que damos aqui na Aldeia para os nossos clientes é tentar atrair seguidores de outras formas: com sorteios, anúncios no Facebook e Instagram Ads, Inbound e Marketing de Conteúdo

Não vai trazer potenciais clientes

É muito difícil que você consiga comprar seguidores reais que se interessem pelo seu conteúdo. Em suma, o que mais vem nesse pacote são bots (robôs), perfis falsos e inativos. Esses tipos de fakes trazem o que muitas pessoas buscam: aumentar o número de seguidores. Mas, na verdade, o que você deve atrair são as personas, ou seja, pessoas com mais chances de comprar de você! 

Vai cair o engajamento

Do que adianta ter 100 mil seguidores, por exemplo, se quase ninguém interage com o perfil da empresa? No começo, o crescimento do número de usuários que seguem a sua marca pode até ajudar a entregar o seu conteúdo para mais pessoas. Mas se poucas pessoas curtirem, comentarem e compartilharem os conteúdos, o alcance orgânico (gratuito) vai cair

Arriscar seus seguidores reais

Quando você paga para aumentar o número de seguidores, pode dar margem para bots (robôs) terem acesso à sua lista de contatos e enviarem spams (mensagens eletrônicas para um grande número de pessoas). Outra consequência grave é a possibilidade de  hackers roubarem dados da sua conta e dos seus seguidores reais.

Virar alvo de limpezas

Imagina investir um dinheiro alto para comprar seguidores e perder todos eles de uma hora para outra? Isso acontece porque o Instagram quer interações autênticas. Como ele sabe que a presença de fakes pode prejudicar a experiência dos usuários, então, a plataforma busca eliminá-los por meio da exclusão desses perfis.

Diminuir a relevância dos posts e do perfil

O engajamento é um dos fatores mais importantes para a plataforma. Se você investe em seguidores fakes, muitos deles não vão interagir com o seu conteúdo e, assim, a plataforma pode entender que os seus posts não são interessantes. Essa situação vai reduzir a relevância dos seus conteúdos e de todo o perfil. 

Conclusão

Neste post, mostramos 6 motivos para não comprar seguidores. Nesse ínterim, falamos sobre alguns riscos que a sua marca pode correr, como a possibilidade de ser penalizada, ser alvo de roubo de dados, diminuir o engajamento e muito mais. Portanto, para evitar todos esses aborrecimentos e perda de tempo, a nossa recomendação é investir em uma estratégia completa de Marketing Digital

Gostou do conteúdo e quer ter mais ideias para divulgar a sua empresa nas redes sociais? Veja essas 6 dicas para começar.