Há cerca de 5 anos, no fim do ano de 2016, pela primeira vez, foi verificado que o acesso à internet por celulares e tablets havia ultrapassado o acesso por notebooks e desktops. Um pouco antes, o Google já reportava que mais buscas estavam sendo feitas através de celulares do que por desktops. E você ainda se pergunta a importância de ter um site responsivo?
Isso teve enorme impacto no mercado. Pensar em um site que funcionasse e oferecesse uma experiência agradável no mobile não era mais algo “bacana”, “nice to have”, para a maioria das empresas se tornou algo fundamental se elas quisessem se comunicar com a maioria dos seus clientes.
E os aplicativos?
Nessa época, muitas empresas estavam optando por desenvolver aplicativos. Era aplicativo para tudo. Mas com o tempo, verificou-se que muitos usuários não estavam dispostos a baixar aplicativos de qualquer coisa. E eles tinham razão.
Eles queriam baixar aplicativos de comunicação, redes sociais, bancos, jogos, claro, mas de uma loja que ele vai comprar uma vez na vida e outra na morte ou de uma empresa que ele vai se relacionar esporadicamente? Não fazia sentido.
Tinha que ir na loja (Play Store, Apple Store etc), pesquisar o app, fazer o download. Sem contar que todos estes aplicativos ocupam espaço de armazenamento.
Então, afinal, se a maioria destes aplicativos não trazia nenhuma experiência diferente de um site, por que não fazer um site responsivo?
Os principais desafios do mobile
É curioso pensar que até aquele momento, as agências que trabalhavam com sites tinham cada vez mais à disposição monitores com telas maiores, com resoluções menores, ou seja, tínhamos cada vez mais área útil para trabalhar.
O celular veio para acabar com esta brincadeira. De repente, aquele latifúndio virou um quintal. Era preciso pensar em trabalhar em uma tela infinitamente menor. Na vertical, tudo bem, o usuário poderia fazer scroll, mas o scroll horizontal era muito desgradável.
Outra questão que tínhamos que considerar é que os usuários acessando por mobile estavam mais suscetíveis a conexões mais lentas, então era preciso deixar os sites muito mais leves.
Para completar, em paralelo, o Google vem alterando o seu algoritmo para priorizar sites que são mobile friendly, ou seja, que são otimizados para celulares.
Segundo o próprio site do Google: “Para que nossos resultados sejam mais úteis, começamos experimentos para que nossa indexação priorize dispositivos móveis. Continuaremos usando um único índice de pesquisa para sites e apps. Porém, os algoritmos priorizarão a versão para dispositivos móveis do conteúdo de um site para classificar as páginas dele, para entender os dados estruturados e exibir trechos dessas páginas em nossos resultados.”
Pois é, não tem volta.
As vantagens de ter um site responsivo
Se o smartphone é o dispositivo responsável por 87% das compras realizadas na internet em 2021, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), então as marcas precisam começar a repensar seus sites para que se adequem aos novos formatos de tela.
Ter um site responsivo significa pensar na experiência do usuário. Se os celulares fazem parte do dia-a-dia de milhares de brasileiros e, segundo a pesquisa MMA Mobile Moments BR 2020, 62,1% afirmam acessá-lo o dia todo, imagina quantos clientes uma marca pode conseguir se souber pensar o seu site estrategicamente para esse dispositivo móvel.
O site responsivo te permite alcançar um público mais amplo e engajado. Na verdade o Google até penaliza sites que não oferecem um design responsivo. A indexação que prioriza os dispositivos móveis pode realmente afetar a classificação do seu site e pode fazer com que ele seja derrubado nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) em favor de sites que oferecem um design otimizado para dispositivos móveis aos consumidores.
Portanto, se milhares de brasileiros utilizam seus smartphones diariamente para pesquisar e seu site não apresenta um design responsivo, os clientes podem acabar não encontrando seu site.
Site responsivo não é o mesmo que mobile first
Vale lembrar que site responsivo não é a mesma coisa de mobile first. Um site responsivo é um site que teve seu código adaptado para aparecer de forma funcional em qualquer formato de tela, já o site mobile first é planejado e criado com foco no mobile. Então, um grande benefício do site responsivo é que ele exige um investimento menor por ser uma adaptação de um site já existente e não precisar recriar um site do zero.
Outro ponto muito positivo é que os sites responsivos já atendem às determinações do Google para serem ranqueados na plataforma. No entanto, o que vai garantir um bom ranking no Google são as estratégias de SEO usadas, juntamente com as boas funcionalidades do site. Aliás, você sabe quais são as principais funcionalidades que um site responsivo precisa ter? Confira:
1) Layout responsivo
É importante que o layout do site esteja adaptado para que as páginas possam ser exibidas em qualquer formato da tela, facilitando a leitura e o acesso via dispositivos móveis, entregando uma boa experiência ao usuário.
Com o layout responsivo, o site pode ser acessado pelo desktop, tablet ou smartphone da mesma forma, alterando apenas o que é exibido para o usuário. Ou seja, no site responsivo, os textos, imagens, vídeos e qualquer outro conteúdo são exibidos na tela do usuário em um formato fácil de usar, sem a necessidade de rolar ou aplicar zoom para visualizar. Esse é um fator ainda mais determinante quando falamos de e-commerce, que depende da boa apresentação do produto.
A Zahil RJ, por exemplo, é uma importadora de vinhos que permite ao usuário comprar pelo site. Então, por exemplo, o carrossel do site responsivo da Zahil permite que os usuários visualizem, de modo rápido e fácil, um número razoável de vinhos sem precisar de muitos cliques e longos carregamentos. A solução é bem prática, esteticamente leve e capaz de demonstrar parcelas de conteúdo, mas não comprometendo o visual.
Já outros sites responsivos acabam usando vídeos ao invés de imagens em casos de webheros ou carrosséis em homepages. Dessa forma, as informações ficam sintetizadas, trazendo impacto visual e poupando uso generalizado de textos. Confira o exemplo do site da Flieber e da Comexport.
No entanto, apenas pensar no layout não é o suficiente para que os clientes em potencial acessem seu site de maneira fluida. Existem outras funcionalidades que também são importantes quando se fala de site responsivo.
2) Navegação
É importante que o seu site seja navegável, de forma que o usuário consiga acessá-lo a partir de qualquer dispositivo. Então, sempre se pergunte o seguinte: o que você quer que os visitantes do site façam quando acessarem seu site? Essa pergunta vai te ajudar a pensar na navegação do seu site responsivo.
O CTA, por exemplo, vai ajudar a converter visitantes em usuários. Então, é essencial que você pense em como os visitantes vão acessar e interagir com botões como Saiba mais, Faça o download ou Compre aqui. Saber se esses CTAs vão rolar na tela ou se estarão localizados na parte inferior de sua página da web impactará diretamente a efetividade da conversão.
O menu também é uma funcionalidade determinante para a boa experiência do usuário. Sites com menu aberto, posicionados no topo costumam ser mais fáceis e intuitivos para a maioria dos usuários. A navegação, inclusive em subcategorias, exige pouca quantidade de cliques, poupando tempo do usuário e trazendo a satisfação de encontrar o que ele quer facilmente, como no exemplo do site do Grupo Editorial Record.
Porém, muitos usuários, inclusive os mais jovens, acostumados com navegação em apps mobile, podem preferir menus e submenus sintetizados no modelo “hambúrguer”. Exigindo pouquíssima interferência no layout, ele se adapta bem em casos de muitos links, subníveis. Confira o exemplo da Pousada Tutabel, em que o menu hambúrguer é discreto, acompanhando o estilo do site, mesmo na versão desktop:
3) Velocidade impacta nas vendas
De acordo com uma pesquisa realizada pela Think With Google, 53% dos visitantes tendem a abandonar páginas que demoram mais de três segundos para carregar. Os sites com demora no carregamento acabam caindo no posicionamento do Google, reduzindo os acessos ao site e impactando nas vendas.
Você sabia que as taxas de rejeição de sites em smartphones são quase 40%? Ou seja, páginas que carregam em cinco segundos ou menos acabam garantindo sessões de visualização 70% mais longas. Afinal, os usuários de dispositivos móveis esperam experiências de site rápidas e de alta qualidade.
E já que estamos falando de acesso, principalmente, via dispositivos móveis, é importante que as imagens usadas no site responsivo não sejam muito pesadas. Isso impacta diretamente na velocidade do site. Então, é necessário pensar quais informações são realmente importantes para apresentar para aquele usuário, evitando imagens, pop ups e banners desnecessários.
Conclusão
Os dispositivos móveis transformaram a maneira como a gente se comunica e também como comunicamos o nosso negócio. Os usuários esperam que seu site seja rápido e que proporcione uma ótima experiência de usabilidade. Portanto, a falta de um design responsivo pode afastar seu site dos clientes que procuram uma boa experiência móvel.
O site responsivo é uma tendência que se tornou uma obrigação para todo negócio que deseja entregar a seus clientes conteúdo de qualidade a poucos cliques de distância, permitindo que eles interajam e naveguem facilmente pelo site.
Agora que nós te explicamos os benefícios de ter um site responsivo e algumas de suas funcionalidades, acesse nosso site ou entre em contato via whatsapp para conferir nosso serviço de criação de site.