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letreiro com nome de loja

Como criar nome para loja

Se você é empreendedor querendo criar o nome de uma loja, você vai gostar deste post. E o bacana é que o que eu vou falar serve tanto para nomes de lojas de roupas femininas, roupas masculinas, para bebês, lojas de doces, ou mesmo para segmentos mais “corporativos”, como uma empresa de engenharia ou de tecnologia, por exemplo. 

Você não deve saber, mas, por ano, são solicitados ao INPI, mais ou menos, 50.000 registros de marca para a classe 35, que é a categoria onde estão as lojas e outros serviços também. Portanto, essa é, de longe, a classe com maior número de solicitações. 

Então, sendo a concorrência tão acirrada, é preciso na hora de criar o nome, tanto conhecer as técnicas de criação, assim como saber como verificar no INPI se já tem alguma empresa usando o nome que você criar, correto? Pra não ter dor de cabeça.

Quais são os tipos de nomes de marca?

Falando um pouco sobre os tipos de nomes, podemos ter 4 tipos quanto à relação das palavras com o negócio: os descritivos, os referenciais, os associativos e os abstratos. No vídeo abaixo você vai entender melhor.

Nome descritivo

Nos nomes descritivos, a palavra ou as palavras do nome descrevem algum aspecto do produto ou do serviço. Ou seja, somente lendo o nome no letreiro da loja, você vai ter uma pista muito forte do que a loja vende ou para quem vende. 

Vamos ver alguns exemplos reais: Só Socks (socks – meia em inglês), Colchões Botafogo,  Maria Brigadeiro e Pizza Park. 

Nome referencial

Nos nomes referenciais, a(s) palavra(s) do nome fazem referências a outros aspectos do negócio, como os nomes dos fundadores, o local onde a loja fica localizada, por exemplo.

Nomes referenciais: por exemplo as marcas de alta costura, Dior, Versace, Dolce & Gabana, os restaurantes Fasano e CT (iniciais de Claude Troisgros). A Cerveja Itaipava, a marca de moda feminina FARM, cuja primeira unidade ficava na rua Farme de Amoedo, no Rio de Janeiro.

Nome associativo

Nos nomes associativos, a(s) palavra(s) do nome são conceitos que podem ser associados a aspectos positivos como os diferenciais do produto, os benefícios que o produto gera, as origens da empresa. 

Como exemplos de nome associativos: a sorveteria Baccio de Latte (beijo de leite em italiano), ou a loja de roupas infantis Fábula (Estilo de história para crianças), ou a loja de materiais esportivos CENTAURO, que é uma figura mitológica associada a força e a energia física. 

Nome abstrato

E, por fim, nos nomes abstratos, você não consegue perceber nenhuma relação do nome com o produto ou serviço.  

Um exemplo muito famoso é a cafeteria Starbucks, que é um personagem do Moby Dick. Um outro exemplo seria o restaurante El Bulli, que é um dos mais famosos restaurantes do mundo. E ele se chama El Bulli porque o casal de donos gostava da raça de buldogues franceses. Não tem nada a ver com a especialidade do restaurante ou ele fica. É uma relação totalmente abstrata.Como meus filhos de quinze anos dizem, “Que parada aleatória, mano.”

Vale dizer ainda, que os nomes podem ser classificados de acordo com as técnicas de criação. 

Neste vídeo abaixo, eu explico melhor os tipos de nome, dando alguns exemplos de para cada tipo de nome .

Espero que tenha gostado do post.

Um abraço,

Flavio Salles

Sócio- diretor da Aldeia Comunicação

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