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criar live nas redes sociais

Como fazer uma live nas redes sociais pode ajudar o seu negócio?

De acordo com o Youtube, as buscas por transmissões ao vivo aumentaram 4.900% no Brasil durante a quarentena. Esse “boom” foi puxado por cantores que apostaram nesse formato para transmitir seus shows. É verdade que “fazer uma live” não está mais tão em alta quanto em abril e março de 2020, mas ela ainda traz muitas vantagens para as empresas. Quando bem planejada, aumenta as chances da sua marca ser mais conhecida, criar conversas com a sua audiência e com os seus potenciais clientes!

Quer saber como? Então, leia o nosso post para entender os benefícios de investir em lives nas redes sociais e conheça algumas boas práticas

Live nas redes sociais: quais são as vantagens para a sua empresa?

As transmissões ao vivo podem trazer vários benefícios para o seu negócio. Separamos alguns pontos mais importantes:  

Reconhecimento de marca

Qual empresa não gostaria de ser reconhecida e lembrada pelos seus potenciais e atuais clientes? Por isso, uma das melhores partes de fazer lives nas redes sociais é que as plataformas notificam para quem segue o seu perfil que você está ao vivo de forma gratuita. A sua marca tem a oportunidade de conversar com a audiência de forma mais didática e “humana” ao trazer um conteúdo relevante que gera mais interação do que os posts do feed, por exemplo. 

Engajamento

Os algoritmos das redes sociais ADORAM marcas que geram “conversas”, ou seja, perfis que publicam conteúdos para estimular curtidas, comentários, etc. Assim, fazer lives é uma das melhores maneiras de conseguir isso. E se quem está fazendo a transmissão ao vivo estimular as pessoas a deixarem uma pergunta, a taxa de engajamento pode ser ainda maior. Além disso, respondê-las pode gerar encantamento na sua audiência. 

Geração de Leads

Igualmente, você pode estimular a sua audiência a baixar materiais ricos ou convidar para assinar uma newsletter durante a live. Por exemplo, digamos que você quer divulgar um Ebook sobre Marketing Digital. Então, fale durante a live para as pessoas acessarem a landing page. Dessa forma, se ela se interessar, vai deixar os dados de contato – como e-mail e telefone – para baixar o conteúdo. A partir desse momento, quem fizer o download se torna um lead.

Tráfego orgânico

Quando o tema da live é relevante, as chances das pessoas indicarem para os amigos e conhecidos aumentam. Portanto, essa interação faz com que o seu conteúdo atinja novos perfis de forma orgânica. No Instagram, por exemplo, lives com bom nível de engajamento podem parar na aba “Explorar” e atrair mais atenção gratuitamente. 

Transmissão ao vivo: por onde começar?

Agora que você já sabe quais são as vantagens que esse formato pode trazer, chegou a hora de deixar a vergonha de lado e produzir esse tipo de conteúdo nas redes sociais. Mas como sabemos que começar não é tão fácil, separamos 10 passos para você seguir: 

1. Escolha um tema

Acima de tudo, a principal dica é escolher assuntos relevantes para o seu público que você ou alguém da sua empresa domine. Porque o ideal é a live estar dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para obter resultados ainda melhores. Para isso, recomendamos que você: 

  • Conheça mais a fundo a sua persona;
  • Faça enquetes com os seus seguidores para descobrir as dúvidas que eles têm;
  • Pesquise palavras-chave em ferramentas como Semrush, Ubersuggest ou Google Trends;
  • Converse com vendedores e profissionais do atendimento ao cliente para saber quais são as perguntas mais frequentes. 

Mas é claro que você também pode utilizar as lives para fazer lançamento de produtos ou serviços, explicar como funciona um sistema, fazer entrevistas com especialistas, etc. Só que para ter uma boa audiência para assuntos que promovam mais a sua marca, é preciso dar ainda mais atenção às estratégias de Marketing Conteúdo. Só assim aumentam as chances de gerar conversões, ou melhor, compras. 

2. Chame um convidado

Não tem problema algum fazer uma live só com os colaboradores da sua empresa, mas chamar outra pessoa para fazer uma live também é uma boa ideia. Você pode investir em uma transmissão ao vivo com especialistas em um assunto que você não domina, por exemplo. 

E o melhor. No Instagram, a pessoa nem precisa estar no mesmo ambiente que você para participar da transmissão. Pois a plataforma permite que você convide um outro perfil para fazer parte da live. Esse recurso ajuda a sua empresa a ter alcance também para os seguidores desta outra conta. Por isso, é muito importante escolher bem o perfil que poderia ajudá-lo a atrair potenciais clientes. 

3. Faça um roteiro

Coloque no papel os pontos principais que você precisa falar durante a live. Mas não precisa ser algo elaborado. Basta organizar suas ideias, anotar as perguntas e até mesmo determinar o tempo para abordar cada assunto. Isso evita que o vídeo fique focado só em um tema.

4. Escolha a plataforma

Você pode realizar a sua live no Youtube, LinkedIn, Facebook, Instagram e até Tik Tok, por exemplo. Cada rede social tem a sua particularidade, mas o mais importante é escolher aquela em que os seus seguidores mais interagem com sua marca. Vale lembrar que você deve levar em conta os recursos disponíveis em cada plataforma. Veja alguns: 

Facebook: 

  • Não tem um número mínimo de fãs;
  • Tem limite de duração de 8h; 
  • É possível criar anúncio para divulgar a live ao vivo;
  • Pode fazer uma transmissão junto com outra página ou perfil;
  • Dá para realizá-la em uma página, grupo ou evento.

Instagram: 

  • Não tem um número mínimo de seguidores;
  • Duração máxima de 4h;
  • Pode fazer uma live junto com outro perfil; 
  • Tem uma caixa de perguntas onde o usuário pode deixar as suas dúvidas para quem está fazendo a live responder.

Youtube: 

  • O canal precisa ter no mínimo mil inscritos;
  • Não tem limite de duração; 
  • Quem tem o recurso de monetização na plataforma pode exibir anúncios durante a live;  
  • A audiência pode deixar as suas dúvidas e comentários no chat.

Já o LinkedIn está fazendo testes para colocar esse recurso disponível para todos os perfis. Até o momento, é preciso solicitar acesso para a transmissão ao vivo ser liberada na Company Page. Depois de escolher a melhor plataforma, pense em uma data e veja o horário com mais fãs on-line.  

5. Divulgue a sua live

Faça posts com antecedência para divulgar o tema, a data e o horário que vai ocorrer a live. Assim, você pode fazer posts com contagem regressiva para lembrar as pessoas que o dia da transmissão ao vivo está chegando. Faça também publicações e stories que incentivem os seguidores a deixarem as suas dúvidas sobre o assunto. 

6. Escolha o cenário ideal

Primordialmente ambientes tranquilos e silenciosos para fazer a sua live. Mas se você escolher realizá-la um local aberto, afaste-se de lugares com muito vento ou barulho. Tenha em mente que as pessoas precisam entender com clareza o que você está falando. 

7. Verifique todos os equipamentos

Não se esqueça de checar TUDO antes do ao vivo para evitar imprevistos durante a transmissão. Então, verifique se:  

  • A bateria do celular/câmera está carregada;
  • As notificações e as chamadas do seu celular estão desativadas;
  • É necessário colocar um tripé ou base de apoio no seu celular ou câmera;
  • O microfone está funcionando;
  • A conexão com a internet está boa.

Vale lembrar que são só sugestões. Se você tiver outros equipamentos, TESTE todos para ver se eles estão funcionando corretamente. Ah, e não se esqueça de verificar outros 2 pontos muito importantes: o ângulo da câmera e a iluminação do local. 

Se estiver tudo ok, comece a gravar! 

8. Apresente-se

Enfim, hora da live. Como a transmissão pode alcançar pessoas que ainda não seguem você, o ideal seria fazer uma breve apresentação. Pense em uma introdução que não fique cansativa para os seus seguidores e aproveite o momento para antecipar o que será conversado durante a live.

Se você estiver fazendo a transmissão pelo Facebook ou Instagram, outra boa prática é deixar um comentário fixo com uma breve descrição do assunto abordado. Porque isso vai ajudar as pessoas que perderam o início da transmissão a entenderem de cara qual é o tema abordado.

9. Não se preocupe com o número de acessos

É completamente normal a transmissão ao vivo começar com poucos acessos, aumentar e diminuir novamente, já que o alcance e a popularidade do conteúdo vão acontecendo durante a live. Ah, e você sempre pode incentivar a sua audiência a chamar os amigos para assistirem também. 

10. Responda os comentários

Uma das maneiras de evitar que as pessoas abandonem a sua live é responder os comentários feitos pelas pessoas. Quem assiste e interage com um conteúdo ao vivo gosta de ver suas dúvidas respondidas. Por isso, sempre que puder, cite uma pessoa, fale sobre a mensagem e agradeça a participação dela.

11. Faça chamadas para ação (CTA)

Antes de encerrar a live, incentive os seus seguidores a fazer alguma ação, como por exemplo: seguir o seu perfil nas redes sociais, ativar as notificações, baixar um conteúdo, assinar a newsletter, etc. Caso você tenha uma live agendada, aproveite esse momento para divulgá-la para a sua audiência. 

Conclusão

Em resumo, investir em lives é uma ótima maneira da sua empresa se tornar mais conhecida e lembrada pelas pessoas. Afinal, você pode estimular “conversas” nas redes sociais, aumentar as visitas ao seu perfil de forma gratuita e o número de leads. Só que para conseguir atingir esses objetivos, é preciso ter planejamento. Quer saber mais sobre estratégias de Marketing Digital? Então, confira o nosso post sobre Persona.