Neste artigo vamos abordar uma tendência de comunicação que ainda parece não haver um consenso: usar emojis na estratégia de marketing, é positivo ou não?
Como tudo na vida, é preciso sabedoria, equilíbrio e cautela. Por isso, alguns profissionais afirmam que os emojis infantilizam o emissor da mensagem e fazem seu conteúdo “perder a credibilidade”.
Mas, por outro lado, os emojis quando bem usados potencializam uma mensagem e a tornam mais visual, legível e simpática. Afinal, os emojis podem suprir pontos que uma mensagem de texto simples muitas vezes deixa a desejar.
Emojis e suas vantagens
Atualmente, sorrisos, carinhas chorando, animais e corações já são uma parte chave da comunicação na internet, tanto em redes sociais, como em apps de comunicação como Telegram e Whatsapp.
Segundo pesquisa da rede social Discord, 82% dos brasileiros preferem expressar suas emoções usando emojis.
Portanto, seus usuários provavelmente estão usando-os agora mesmo. Assim, é possível que os emojis também sejam parte também da forma que a sua empresa se comunica.
Ou seja, incluir essas divertidas figurinhas na sua estratégia de marketing digital permite que a imagem da sua marca adquira alguns benefícios, como:
- Humanização da marca
- Suavidade no tom das mensagens
- Aprimoramento de engajamento
- Sensação de simpatia
- Experiência positivamente personalizada
Por isso, há momentos específicos em que eles fazem toda diferença, sendo os principais:
- No assunto de um e-mail para reforçar o tema
- No atendimento, para humanizar a fala e se aproximar do cliente
- Em publicações de redes sociais para reforçar sentimentos
- Em anúncios publicitários, sempre que o tema for leve
Como usar emojis para a minha marca?
Os emojis são uma forma de adicionar emoção a uma conversa textual. Dessa forma, eles ajudam a sua marca a se conectar com os usuários de uma maneira mais próxima, transmitindo emoções às pessoas enquanto deixam as mensagens visualmente mais lúdicas.
Mas duas coisas que você não pode deixar de analisar são as suas personas e a personalidade da sua marca.
Antes de tudo, no processo de criação do branding da sua empresa, você vai definir quais as personas com quem você está falando.
É um público mais jovem, que está conectado o tempo todo nas redes sociais, interagindo com amigos, que ao invés de escrever “Sim”, escreve “S”? Ou é um público mais velho, que “assina” mensagens no Whatsapp “abraços, Fulano”?
Se suas personas apontam um perfil não muito simpático aos emojis, por consequência, use outra estratégia mais efetiva. Ou reduza a quantidade deles nas suas comunicações.
Caso você ainda tem dúvidas sobre o tema de Personas, recomendamos a leitura desse post no nosso blog.
Personalidade da marca
Em seguida, há outra decisão no processo de branding que é muito importante: a personalidade da marca. Ela sóbria ou divertida? Inovadora ou conservadora? Jovem ou madura? Sofisticada ou popular?
E, a partir desta personalidade, você vai definir o tom de voz com que sua empresa vai se comunicar com os seus públicos.
Se a sua empresa define que sua personalidade é sóbria, conservadora, mais madura, utilizar emojis nos posts em suas redes sociais ou em outros canais de comunicação vai soar estranho, mesmo que o seu público seja jovem.
Ou seja, vai parecer que está “forçando uma barra”, tipo o “Tiozão do Pavê”.
Mas se a marca define que é jovem, divertida, inovadora, a utilização de emojis vai se encaixar de forma natural no discurso.
Leia o nosso blog sobre “tom de voz” da marca.
Cases
A Aldeia Comunicação possui dois clientes com perfis de comunicação bem distintos. A administradora de shoppings centers, Alliasnce Sonae + brMalls, e a fazenda urbana BeGreen.
A Alliansce Sonae + brMalls tem como personas empresários, investidores, jornalistas de economia, entre outras pessoas do meio corporativo. Dessa forma, o uso de emojis poderia infantilizar a mensagem e até transmitir amadorismo.
Por esse motivo, mesmo em posts com temas mais “leves”, como divulgação de projetos sociais e eventos comemorativos, optamos por não usar nenhuma figurinha.
Em contrapartida, outro cliente da Aldeia, a BeGreen, tem um perfil totalmente diferente. A empresa é uma fazenda urbana que vende hortaliças sem agrotóxicos para empresas e restaurantes e promove visitação, eventos e colônias de férias nas suas unidades.
Suas principais personas nas redes sociais são mães, donas de casa, professores e jovens.
Como o objetivo das mensagens da companhia é atrair mais pessoas para as visitas guiadas, optamos por usar alguns emojis de forma estratégica e moderada para produzirmos um conteúdo mais “fun” e demonstrar que conhecer uma fazenda BeGreen é uma atividade divertida para toda a família.
O que aprendemos
Em suma, você pode usar emojis nas mensagens da sua empresa, mas é importante ter cuidado ao fazê-lo.
Os símbolos podem ajudar a transmitir emoções e tornar sua mensagem mais atraente e envolvente, mas é essencial que você os use com moderação e escolha emojis apropriados para a situação.
Antes de usar emojis em suas mensagens de negócios, certifique-se de conhecer o seu público e entender qual a linguagem que eles usam.
Se você está se comunicando com um público mais jovem, por exemplo, os emojis serão mais bem recebidos.
Ou seja, se os emojis podem ajudar a transmitir sua mensagem com mais eficácia, então use-os com moderação e sempre mantenha uma comunicação clara e profissional.
Use emojis com moderação e apenas quando necessário. A utilização excessiva de figurinhas pode parecer pouco profissional. Em comunicações mais formais, como e-mails de negócios ou documentos oficiais, evite-os.
Por fim, nunca deixe de testar diferentes tipos de emojis e veja como eles afetam o engajamento do seu público. Use métricas para determinar o impacto positivo ou negativo que eles têm na sua estratégia de comunicação.
Como extrair o melhor dos emojis
Se você chegou até esse ponto do artigo, deve estar curioso para saber como extrair o melhor dos emojis.
Sim, eles têm muitos benefícios como falamos acima, mas também podem ser ambíguos. Ainda mais em mensagens curtas, como tweets ou mensagens de texto, onde o contexto pode ser limitado e as intenções do remetente podem não estar claras.
Por exemplo, o emoji de um rosto sorridente 😄 pode ser usado para expressar uma ampla gama de emoções, como felicidade, contentamento, alívio e até sarcasmo.
Vejamos os exemplos abaixo:
😋 significa gostoso ou bobo?
😂 está rindo com você ou de você?
🙏 está orando ou é um high five?
Para quem quiser se aprofundar no assunto, recomendamos um novo estudo que confirmou que os emojis precisam de contexto (Maiberger, Schindler, & Koschate‑Fischer, 2023).
Nas mídias sociais, as mensagens recebem mais curtidas, retuítes, cliques e compras se os emojis forem complementares ao texto. Vejam um exemplo:
Bom uso: O novo filme do Eddie Murphy é tão engraçado 😂
Mau uso: O novo filme do Eddie Murphy é 😂
Ou seja, os emojis podem ser ambíguos, pois a sua interpretação depende do contexto em que são usados, bem como da experiência e do conhecimento prévio do emissor e do receptor da mensagem.
Assim, ao inserir emojis, mantenha o contexto verbal.
Resumindo, a ambiguidade dos emojis pode ser minimizada por meio do uso cuidadoso dos símbolos em conjunto com outras pistas contextuais, como o texto da mensagem e a relação entre as pessoas envolvidas na conversa.
Como surgiram os emojis?
Os emojis surgiram no Japão no final dos anos 90. Criados pelo designer Shigetaka Kurita, da NTT DoCoMo, uma empresa de telecomunicações japonesa.
O objetivo era adicionar mais expressividade e emoção às mensagens de texto, que eram muito limitadas em termos de recursos gráficos.
Os primeiros emojis eram muito simples e incluíam imagens como corações, sorrisos, nuvens, entre outros símbolos básicos.
Com o tempo, os emojis evoluíram e se tornaram mais sofisticados, com uma variedade maior de símbolos e imagens.
Em 2010, eles começaram a ganhar o mundo, sobretudo graças à adoção generalizada de smartphones.
Logo, as empresas de tecnologia começaram a incluir emojis em seus sistemas operacionais e aplicativos, permitindo que as pessoas usassem os símbolos em mensagens de texto, e-mails e mídias sociais.
Atualmente, os emojis são uma parte importante da comunicação online e há uma enorme variedade de emojis disponíveis para uso em vários dispositivos e plataformas.