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LinkedIn Premium

LinkedIn Premium para negócios: vale a pena criar uma conta?

Se você tem um perfil na maior rede social profissional do mundo, já deve ter se deparado com as mensagens do LinkedIn lhe convidando a assinar a conta premium. Essa versão da plataforma pode trazer muitos benefícios para pessoas que estão em busca de emprego.  Mas e para quem tem o seu negócio? Será que traz alguma vantagem?  Para responder a sua pergunta, vamos explicar neste artigo o que é LinkedIn Premium, quais são os planos mais indicados e os recursos disponíveis. Confira! 

Se existe versão gratuita, por que ter o LinkedIn Premium?

O plano gratuito tem vários recursos, mas os mais vantajosos para as ações de marketing só estão disponíveis na versão paga. Aqui na Aldeia, nós recomendamos o upgrade para a conta premium quando identificamos que a persona da empresa utiliza o LinkedIn. Assim, conseguimos colocar em prática estratégias que podem ajudar na aquisição de clientes pelo seu perfil pessoal. Uma delas é o marketing one-to-one (1:1). 

A explicação mais a fundo sobre o 1:1 é papo para outro post, mas podemos adiantar que nele a forma de abordar o cliente é individualizada. Isso permite que você conheça a fundo o comportamento de compra do seu cliente, as preferências e gostos individuais de cada consumidor. Essas informações podem ajudá-lo a criar ou adaptar os seus produtos e serviços para atender às expectativas específicas dos clientes em potenciais. 

Mas vamos deixar bem claro que você pode fazer o one-to-one em outros canais além do LinkedIn, ok? 

Ah, e se você estiver interessado em fazer campanhas na plataforma, talvez você se interesse sobre este post sobre segmentação de anúncios no LinkedIn.

O que é LinkedIn Premium?

Então, é a versão paga da plataforma e possui soluções avançadas para profissionais, recrutadores e negócios. O seu principal benefício é desbloquear recursos que são limitados ou não estão disponíveis na versão gratuita. 

A versão premium possui quatro tipos de planos: Carreiras (Career) voltado para profissionais que estão em busca de emprego, Negócios (Business) e Vendas ambos indicados para empreendedores e profissionais de marketing/vendas e Contratação (Recruiter) recomendado para recrutadores (RH). 

Quais são os planos mais indicados para você?

Os planos mais adequados para empreendedores, profissionais de Marketing e Vendas são: Negócios (Business) e Vendas (Sales Navigator). Ou seja, escolher entre um desses dois planos vai depender muito da estratégia de aquisição de clientes adotada. A ideia aqui não é escolher pelo o que é mais barato, mas sim pelo plano que permite explorar os recursos que vão ajudar na sua estratégia. Então, vamos conhecer mais a fundo quais são as vantagens de cada um deles?

Negócios (Business) 

O Business contém alguns recursos que podem atender estratégias de aquisição de clientes. Ao contratar esse plano, você tem acesso a: 

  • Enviar Inmail: 

Na conta gratuita, o Linkedin permite enviar Inmails (mensagens diretas) apenas para perfis que fazem parte das suas conexões. Quando há o upgrade para o Business, é possível mandar até 15 Inmails para outro usuário que não faz parte da sua rede de contatos.

  • Estatísticas sobre empresas: 

Com o Business, você tem acesso a uma aba exclusiva com informações relacionadas a contratação e quadro de funcionários de uma determinada companhia. Esses dados são acessíveis na aba Insights localizada no topo de cada página do LinkedIn. 

Nesta aba, você pode visualizar o número total de usuários do LinkedIn que trabalham em uma empresa, distribuição e crescimento do número de colaboradores por função, tendência de funcionários recém-contratados, total de vagas de emprego disponíveis em uma determinada companhia, alunos notáveis, etc.

Mas vale lembrar que esse recurso mostra dados apenas de páginas de empresas (Company Page) com mais de 30 perfis de funcionários. 

  • Identificação de visitantes: 

Você consegue ver quem visitou o seu perfil nos últimos 90 dias e conhecer as pessoas que podem ter o mínimo de intenção de fazer negócios. Assim, você pode iniciar uma conversa e alimentar este lead até chegar a hora de oferecer seu produto ou serviço para ele.

  • LinkedIn Learning: 

É uma plataforma dentro do LinkedIn que disponibiliza cursos e vídeos sobre diversos temas como: Liderança, Atendimento ao Cliente, Gestão de Projetos e Informática, por exemplo. Muitos deles possuem exercícios e testes para praticar, possibilidade de assistir ao conteúdo off-line, certificação e outros benefícios. 

  • Visualização ilimitada de perfis:

Neste recurso, você pode pesquisar e visualizar quantos perfis quiser sem ser bloqueado pela plataforma. 

Apesar de todas essas vantagens citadas, os recursos mais valiosos para a estratégia de marketing one-to-one são a visualização de perfis de maneira ilimitada e a possibilidade de enviar até 15 Inmails

Veja um exemplo de Marketing (1:1) utilizando o perfil Business (Negócios)

A primeira coisa que fazemos aqui na Aldeia ao aplicar a estratégia de marketing one-to-one no LinkedIn é pesquisar os perfis que poderiam se interessar por um determinado produto ou serviço. Foi o que fizemos para o escritor de livro infanto-juvenil Délio Galvão, por exemplo.

Ele queria divulgar a sua obra “O diário das fantásticas viagens de Giovana” para professores de escolas particulares, porque o livro pode ser utilizado em atividades em sala de aula. Como ele tinha o perfil pessoal na versão gratuita, conseguimos fazer algumas buscas de professores, mas logo depois apareceu a seguinte tela: 

Limite de pesquisa na versão gratuita do LinkedIn

Resultado e ação

Enfim, não conseguimos buscar muitos contatos. Esta trava acontece, porque a plataforma entende que um usuário que visita muitos perfis em sequência pode estar com intenção comercial, ou seja, querendo divulgar produtos e serviços. Mas se o usuário contratar o plano, é possível filtrar à vontade os potenciais clientes (pelo cargo, empresa anterior e atual, instituição de ensino, etc.) e visualizar quantos perfis quiser.

Após o mapeamento, é hora de entrar em contato com essas pessoas. Bom, a gente não vai divulgar logo de cara o serviço. Afinal, mesmo sendo um contato personalizado, o seu público-alvo vai passar por várias fases, que chamamos de funil de vendas, antes de decidir fechar o negócio. Entenda mais a fundo essas etapas no nosso post de blog sobre Inbound Marketing.

Só que ao entrar nos perfis dos clientes em potenciais e pedir a conexão, algumas pessoas podem não aceitá-la de primeira. Foi o que aconteceu com o nosso cliente. Nós enviamos um convite para todos os professores e coordenadores que mapeamos, mas alguns profissionais das escolas que ele mais queria divulgar o livro ainda não tinham aceitado o pedido. 

Como essas pessoas ainda não faziam parte da rede de contatos dele, a única maneira de enviar uma mensagem era por Inmail, função que só é desbloqueada na versão paga. Então, enviamos uma mensagem reforçando a importância de criar essas conexões e investir em networking. 

Assim, ele conseguiu se apresentar para várias escolas, falar do potencial pedagógico das suas obras para os professores que escolhem os livros a serem adotados e enviar exemplares para a avaliação. Tudo isso, utilizando LinkedIn Premium. 

Portanto, você já entendeu como funciona a estratégia de marketing one-to-one com o perfil Business, entenda quais são os recursos disponíveis no Sales Navigator. 

Vendas (Sales Navigator) 

Essa conta premium tem muito mais recursos do que o Negócios (Business) e é ideal para quem está em busca de clientes e leads (potenciais consumidores). Além de todos os recursos que citamos no tópico anterior, este plano permite o envio de até 20 Inmails.

Além da possibilidade de criar conteúdos dentro da plataforma, o Sales Navigator disponibiliza informações que podem ajudar a mapear potenciais clientes como: promoção de cargo, mudança de emprego, etc. Mas o mais importante: o plano desbloqueia funções valiosas para ações de marketing como: 

  • Recomendação automática de potenciais clientes:

Neste recurso, o próprio LinkedIn faz uma indicação de pessoas que podem estar mais propensas a adquirirem um produto ou serviço da sua empresa. Assim, as chances de você adicionar e interagir com quem não está tão interessado nos seus serviços diminuem.  

  • Contatos em comum:

Também conhecido como TeamLink, esse recurso indica quais são as conexões em comum entre você e o seu potencial cliente. Em outras palavras, você pode pedir para o seu conhecido lhe dar uma forcinha ao intermediar, ou melhor, lhe apresentar para essa conexão que pode trazer novas oportunidades de negócios.

  • Integração com ferramentas de CRM:

Então, se você ainda está perdido com o termo CRM, a gente faz uma breve explicação. Esta sigla quer dizer Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Em um software de CRM, é possível guardar informações tanto de clientes atuais quanto de potenciais como: nome, endereço, telefone, etc.

Nesta ferramenta também dá para registrar todas as interações desses consumidores com a empresa como: quais ligações foram atendidas, visitas ao site, quais e-mails foram abertos, etc. Com esse histórico, se o empreendedor ou profissional de vendas precisar entrar em contato com um potencial ou atual cliente, ele estará muito mais preparado para fazer uma abordagem eficiente. 

Sabendo desta importância, o plano de Vendas (Sales Navigator) permite a exportação das informações da sua base de contatos do LinkedIn para o software de CRM da sua empresa e vice e versa.

  • Criação de listas de leads (potenciais clientes): 

Este plano permite a criação de listas usando os marcadores da ferramenta. Assim, é possível criar listas específicas para leads de uma profissão, empresa e locais específicos. Você também pode identificar quais pessoas estão mais preparadas para a compra do seu produto ou serviço e dividi-las em 3 tipos de leads: 

1. Frio: não faz muita interação com você ou com a sua empresa e ainda não está apto a fechar negócio; 

2. Qualificados para marketing (MQL): são pessoas que têm interesse nos seus conteúdos ou da sua empresa, mas ainda não estão prontas para receber uma oferta de venda. Ou seja, estes leads estão procurando informações que os ajudem a decidir qual é a melhor solução para os problemas deles. 

O ideal é divulgar conteúdos específicos para esses potenciais clientes que os ajudem a resolver o problema e também os convença do valor real da solução que a sua empresa oferece. Só depois disso, é que ele passará a considerar fechar negócio com você. 

3. Qualificados para vendas (SQL): são pessoas que têm mais chances de comprar de você. O lead SQL já conhece bem o problema que tem, qual é a solução e o tipo de produto ou serviço da sua empresa que é ideal para ele.

Sendo assim, você pode estar se perguntando: como saber quem está mais próximo de fechar essa compra? Bom, no plano Sales Navigator é possível fazer gerenciamento de funil de vendas onde dá para acompanhar detalhadamente cada oportunidade. Com essas informações, você identifica o quão próximo o lead está de comprar da sua empresa.

Concluindo

Como você viu, o LinkedIn Premium é muito recomendado para quem quer aumentar a cartela de clientes da empresa. Os planos mais indicados são: Negócios (Business) e Vendas (Sales Navigator), sendo esse último o mais completo. Entretanto, a gente reforça que, por trás da assinatura do plano, deve existir uma estratégia de marketing digital bem estruturada. 

Agora que você já sabe para qual situação vale a pena contratar o LinkedIn Premium, não deixe de conferir o post O que é persona e por que ela é tão importante para a minha empresa?