Uma imobiliária publicando livro infantil? Será que vão inserir cartões de visitas dos corretores dentro? Nada disso! Isso está me cheirando a marketing de conteúdo. Pois é isso mesmo, e muito bem feito. Vamos entender o que está por trás desta estratégia.
Um case de marketing de conteúdo
A Zillow é uma imobiliária americana, cujo site, segundo eles, é o mais visitado dos EUA.
Provavelmente, eles devem ter contratado uma agência para fazer um estudo de suas personas. E se esta agência tivesse feito um trabalhinho só para “constar”, eles poderiam ter parado na dor “casal que deseja uma imóvel maior” ou “casal com filhos que deseja se mudar”, mandar um e-mail com “as melhores oportunidades de imóveis com 3 quartas, nos bairros X, Y e Z. Mas eles foram muito além.
Assim, colocaram uma lupa sobre esta dor e entenderam que esta persona pode ter uma objeção: os filhos têm um enorme carinho pelas casas em que cresceram.
O que eles fizeram? Como resultado produziram um livro: “The Girl Who Didn´t Want to Move”.
É a história de uma menina que acredita que sua casa é a MELHOR CASA DO MUNDO, e os seus pais chegam com a “alegre notícia” de que eles vão se mudar. Alerta de spoiler: depois de muitas lágrimas, a menina se muda e descobre que a nova casa pode ser o lugar de novas aventuras.
Além disso, o livro é super bem ilustrado e, no final tem um “discussion guide for parents”, que sugere dicas e algumas abordagens para os pais que vão viver ou estão vivendo esta “dor”.
Pois é, e se você enquanto empresa pode ajudar ou no mínimo mostrar empatia, por que não?
Autoridade, reciprocidade, será que ainda dá para encaixar nesta ação mais algum gatilho mental?
Que tal mostrar um pouco de desapego?
Para completar com um toque social, a Zillow ainda disponibiliza no site deles o livro em PDF com download gratuito ou por US$1,99 no Kindle e Apple Books. O dinheiro arrecadado com o livro vai para a Covenant House, uma organização sem fins lucrativos que oferece hospedagem e serviços de apoio a jovens que não têm casa.
Ou seja, amigo, se você ainda estava com esta dúvida, eu não estou aqui para lhe vender livros, ok? Eu quero resolver o seu problema e ainda, de quebra, mostrar que minha empresa tem valores bacanas.
Mas Flavio, minha empresa não tem dinheiro…
Ok! Pode ser que sua empresa não tenha budget para produzir um livro. Mas e gravar um vídeo com uma especialista em uma rede social? Ou, simplesmente, um post bem elaborado no blog? Então, aí está ficando mais em conta.
Concluindo…
Em suma, quero chamar a atenção é a importância de realizar uma análise profunda da persona, quem são, o que pensam, o que sentem em relação às dores que o seu produto e serviço se propõem a resolver. Pois, sem este entendimento, fazer marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing, ou qualquer outro tipo de marketing, é puro “gato mia”.
Link para download e/ou compra do livro:
https://www.zillow.com/resources/stay-informed/2021/08/26/book-about-moving/
Flavio Salles
Sócio-diretor da Aldeia Comunicação