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Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: seis motivos para você usar essa estratégia

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes do marketing digital para gerar leads, aumentar o reconhecimento da sua marca, criar autoridade, educar o mercado, reter clientes e reduzir custos das empresas.

Com a evolução da internet, o modo de consumir e de se comportar mudou. Atualmente, o cliente não é mais passivo, ele tem voz e deseja ter referências e informações sobre o produto que vai comprar. Assim, o marketing de conteúdo ganha força, quando as empresas entendem quais são as necessidades da sua persona e como podem solucioná-las.

Leia nosso blog e saiba o que é persona e por que ela é tão importante para a sua empresa

Da mesma forma, fornecer um conteúdo com valor para os seus clientes gera um envolvimento com a sua marca e também relevância no mercado. Então, para você que deseja usar essa estratégia na sua empresa listamos algumas metas que essa metodologia pode te ajudar a bater.

Também recomendamos que você leia esse nosso outro texto, que possui dicas muito importantes:

Saiba como vender mais e melhor com o marketing de conteúdo

1 – Gere leads

Gerar leads costuma ser um dos objetivos mais comuns entre as empresas que buscam o marketing de conteúdo. A geração de leads é habitual em empresas B2B (business to business), ou seja, empresas que vendem para outras empresas.

Além de fornecerem informações de contatos, leads também podem ser segmentados por meio de dados demográficos:

  • Tamanho da empresa;
  • localização;
  • setor;
  • número de funcionários;
  • entre outros dados.

E dados comportamentais:

  • E-mails abertos;
  • visitas aos sites;
  • assunto de interesse.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, essas informações são coletadas pelo time marketing e passadas principalmente para o time de vendas.

Portanto, um bom profissional de marketing digital consegue extrair vários dados sobre cada lead, o que os torna muito mais qualificados para uma abordagem comercial, reduz o custo e aumenta a eficiência.

Quer ver um exemplo? Você gosta de receber as famigeradas ligações de telemarketing de São Paulo? Provavelmente não e você nem sequer atende mais o telefone quando vê o DDD 011. Mas se você está fazendo uma busca na internet, baixa um e-book e depois a empresa entra em contato por e-mail, whatsapp ou telefonema para falar sobre o assunto, você estará muito mais propenso a se tornar cliente.

2 – Aumente o reconhecimento da marca

Fazer com que sua marca seja vista por uma quantidade maior de pessoas é um dos objetivos do marketing de conteúdo. Ainda mais se você trabalha em uma empresa B2C (business to consumer), que vende produtos para o público final, é necessário uma grande exposição da marca.

Além disso, essa estratégia também pode sair do mundo digital. É comum empresas produzirem revistas e guias para fixarem sua marca na cabeça dos consumidores. Por exemplo, a Red Bull, que tem a revista impressa de maior tiragem mensal do mundo; a Michelin, que há mais de 120 anos produz o seu guia com avaliações gastronômicas; e no Brasil, por muitos anos, foi veiculada a revista Ícaro, da extinta Varig, que foi referência em jornalismo de turismo.

Leia também nosso blog sobre marketing de conteúdo para imobiliária.

3 – Seja autoridade

Quando você cria conteúdo de qualidade, as pessoas começam a ver a sua empresa como uma autoridade no assunto. Logo, o público terá uma propensão maior a fazer negócios com você.

Existem inúmeras situações em que gerar autoridade pode ser a meta primária da sua estratégia de marketing de conteúdo. Por exemplo, ser referência em um determinado assunto é fundamental para profissionais liberais e empreendedores individuais, ou qualquer tipo de negócio, onde o conhecimento da pessoa signifique a qualidade do serviço prestado.

Então, reflita conosco, se fosse você procurar um dentista, escolheria quem tem mais visibilidade e autoridade no assunto ou aquele que ninguém conhece? O mesmo se aplica para um advogado e até para um consultor de marketing.

4 – Eduque o mercado

Faça com que as pessoas entendam como sua empresa pode ajudá-la. Em vez de apenas falar do seu produto ou marca, talvez seja mais importante mostrar à audiência que sua empresa pode resolver um problema dela.

Lembre-se que quando alguém procura uma informação na internet, dificilmente ela inicia a busca com “quero comprar, quero contratar, quero resolver”, entre outras afirmações. O habitual é o público começar a busca por “o que são, como acontece, como se resolve, o que fazer” etc.

Nesse sentido, a meta de educar o mercado é muito útil para empresas de tecnologia e inovação, aplicativos e startups, que costumam oferecer soluções complexas.

Educar o mercado, além de gerar mais demanda para o seu negócio, também diminui consideravelmente o custo das vendas, porque um lead que já chega com conhecimento, ou seja, educado, a sua empresa terá muito mais chance de fazer uma compra ou assinar um contrato.

Em 2019, a Zipdin, que é a primeira fintech de Crédito Consignado a disponibilizar a contratação pelo celular para colaboradores de empresas privadas, contratou a Aldeia Comunicação para fazer a reformulação de sua estratégia de marketing digital.

O escopo do nosso trabalho compreendeu desde a definição da estratégia de Marketing Digital, análise de benchmark, definição de persona, produção de conteúdo para blog, otimização para SEO, Inbound Marketing, criação de conteúdo e impulsionamento de posts no Linkedin.

5 – Reduza custos

Sim, é possível reduzir os custos na sua empresa por meio do conteúdo. Nesse sentido a equação é bastante simples, se um cliente consegue resolver boa parte das suas dúvidas por meio de materiais on-line, menor será o tempo que a empresa gastará com ele, seja na venda ou no suporte.

Então, tenha uma maneira estruturada de entregar conteúdo para os seus leads e eduque-os o máximo possível. Quanto menos dúvidas o cliente tiver, mais simples será a venda.

Também não se esqueça de fornecer um bom suporte/pós-venda. Ou seja, sempre mantenha seu site ou redes sociais atualizados com as principais dúvidas que podem surgir sobre o seu produto. Uma forma de descobrir quais são esses questionamentos é perguntar para equipe de vendas ou de marketing quais as perguntas que eles mais recebem no dia a dia.

6 – Retenha os clientes

De acordo com o professor – e para muitos o “pai do marketing” – Philip Kotler, em seu livro, Administração de Marketing, “estima-se que atrair um novo consumidor seja cinco vezes mais caro do que fazer negócios com um cliente atual”.

Ao falarmos em “reter clientes”, nos referimos tanto a manter os clientes atuais, no caso de serviços de assinatura (por exemplo serviços de streaming, telecom, clube de ofertas etc), como fazer que clientes voltem a fazer negócios com você, no caso de empresas com negócios transacionais (lojas, e-commerces, consultorias, entre outras). Nos dois casos, o marketing de conteúdo pode ser muito útil.

Considere que você seja uma consultoria de investimentos. Imagine enviar semanalmente aos seus clientes um conteúdo sobre mercado de capitais e boas oportunidades de aplicações. Outra sugestão, você pode ser uma clínica de estética e pensar em encaminhar para os seus clientes materiais sobre como manter uma dieta saudável ou como cuidar melhor da pele.

Conclusão

Segundo o relatório Content Trends, de 2019, mais de 70% das empresas brasileiras já adotaram o marketing de conteúdo como forma de atrair novos clientes. Porque essa é uma metodologia de baixo custo e com resultados garantidos no médio e longo prazo.

Além disso, essa metodologia garante um relacionamento mais próximo do cliente, fazendo com que ele admire e divulgue a marca. Fator fundamental para as empresas que viram uma revolução no modo de consumir com a popularização da internet.

O marketing de conteúdo também auxilia no tráfego do site e no engajamento das suas redes sociais, o que gera uma melhor colocação da empresa nos principais buscadores da internet, como o Google. E estar bem ranqueado significa ter maior visibilidade e fazer mais negócios.

Agora que te apresentamos a importância do marketing de conteúdo e os objetivos que você pode alcançar, queremos te mostrar alguns exemplos de campanhas de sucesso criadas pela Aldeia. Confira!