Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma potência digital, rivalizando com plataformas estabelecidas como YouTube e Instagram. Sua abordagem dinâmica e acessível permitiu que usuários criassem e compartilhassem vídeos curtos que rapidamente se tornaram virais.
Neste blog, exploraremos como a plataforma está redefinindo não apenas a disseminação da cultura, mas também a dinâmica do comércio e do entretenimento. Destacaremos casos de sucesso e o impacto da plataforma nas empresas, revelando como o TikTok se tornou um canal valioso de comunicação e vendas.
Boa leitura.
TikTok: redefinindo a cultura e o comércio
Atualmente, o TikTok está ganhando espaço sobre o YouTube e o Instagram devido à sua natureza dinâmica e acessível, permitindo que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos que rapidamente se tornam virais.
Diferente do Instagram, o algoritmo do TikTok facilita esse processo, tornando mais fácil para o conteúdo ganhar visibilidade e alcançar um público mais amplo. Além disso, o apelo do aplicativo reside em sua capacidade de servir como um trampolim para que marcas e empresas sejam eficazes ao se comunicar com os usuários.
Pesquisas mostram que os usuários apreciam a presença de marcas na rede. Inclusive com uma porcentagem significativa as seguindo e até mesmo fazendo compras com base em conteúdo que descobrem na plataforma.
Essa recepção positiva das marcas, juntamente com sua interface amigável e a tendência em direção ao comércio social, tornou o TikTok um canal de comunicação valioso para empresas, contribuindo para sua popularidade e sucesso crescentes.
Leia no nosso blog como as redes sociais estão se tornando o novo Google.
Recentemente, no palco principal da Web Summit Rio, Gabriela Comazzetto, gerente de operações de negócios do TikTok para 13 mercados na América Latina, falou sobre o impacto da plataforma na região. Ela destacou como o TikTok está redefinindo não apenas a disseminação da cultura, mas também a dinâmica do comércio e do entretenimento.
“Estamos em um momento de transformação. Estamos passando de uma cultura de cima para baixo – uma cultura que era dos poucos para os muitos – para uma verdadeira democratização cultural. Ou seja, Estamos passando da publicidade disruptiva que interrompe nossa navegação para uma publicidade muito mais imersiva e colaborativa”.
TikTok como Espaço de Entretenimento e Comércio
Além disso, Gabriela destacou como o TikTok não é apenas uma plataforma de mídia social, mas sim um espaço de entretenimento.
Estamos usando tecnologia para encontrar pessoas e além disso, estamos passando da segmentação por cookies para realmente construir conexões entre marcas, comunidade e criadores. Estamos também passando do comércio apenas por transação para o que chamamos de comércio comunitário, onde o comércio é influenciado pela comunidade. Assim, o TikTok está no centro dessa mudança.
Um conceito chave também discutido no evento foi o “shopper-tainment”, onde a venda de produtos é integrada ao entretenimento. Isso não apenas torna a experiência de compra mais divertida e envolvente, mas também aumenta as vendas, pois os consumidores se sentem bem durante o processo de compra.
Ou seja, não se trata apenas de vender ou entreter; trata-se de vender por meio do entretenimento.
De acordo com Gabriela, as marcas que alcançaram o sucesso, entenderam como fazer essa comunicação, como se envolver profundamente com a comunidade e, desse modo, estão vendendo mais.
“Walt Disney uma vez disse, ‘as pessoas gastam dinheiro onde e quando se sentem bem’, e é isso que o TikTok é. As pessoas vêm para a plataforma e dizem que o TikTok eleva seus espíritos”.
Cases de sucesso e impacto nas empresas
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no planeta, o TikTok vem se destacando pela influência de suas comunidades.
Esses grupos são formados por usuários com o mesmo interesse. São comunidades que passaram a causar grande impacto em segmentos como o literário, musical, de cosméticos, de produtos de limpeza e de educação financeira, por exemplo.
Assim, quando os seguidores de determinado grupo ficam sabendo de algum produto através do TikTok e passam a recomendar para outros usuários, aquele item viraliza e, geralmente, as vendas explodem.
Aqui, alguns exemplos de sucesso após viralização:
- Livros da escritora Colleen Hoover
- Produtos de beleza da marca Skala
- Hidratante labial Carmed Fini
Escritora independente vira líder de vendas
Uma das comunidades mais famosas e engajadas da plataforma é a ‘BookTok’. Seus usuários conseguiram influenciar a maneira como os livros são lançados, divulgados e vendidos no Brasil e no mundo.
Na maioria dos vídeos, os seguidores da ‘BookTok’ compartilham indicações de livros e resenhas. O principal exemplo de sucesso que surgiu desse grupo foi a escritora norte-americana Colleen Hoover, que nos últimos dois anos liderou o número de vendas online de livros no Brasil.
Os livros “É Assim que Começa” e “É Assim que Acaba”, são dois exemplos de como os usuários mudaram a carreira de Colleen. A escritora de 44 anos já teve mais de 20 publicações, sem muito destaque, até que um de seus livros viralizou na plataforma.
“É Assim que Começa” fala sobre relacionamento abusivo, violência doméstica e violência contra a mulher e virou febre no TikTok, principalmente no Brasil, onde já ultrapassou os 2 milhões de unidades vendidas.
O impacto provocado pela comunidade foi tão grande, que a escritora decidiu dedicar aos usuários uma página inteira no livro que conta a sequência da história.
Com a descoberta desse novo fenômeno da internet, as editoras, livrarias e sites de ecommerce passaram a criar sessões dedicadas aos livros que viralizam no TikTok.
Veja o nosso case da criação do site da editora Rocco
Estoque zerado em 15 dias
Assim como as livrarias, muitas farmácias brasileiras também precisaram se adaptar e criar áreas para um produto que viralizou no TikTok.
Esse é o case da Carmed Fini, um hidratante labial produzido pela Cimed em parceria com a empresa de doces Fini.
O sucesso começou com um vídeo postado por uma das donas da Cimed. A publicação mostrava a produção do novo produto. O vídeo bombou.
A empresa tinha previsto um estoque para seis meses, mas a procura foi tão grande que eles venderam tudo em 15 dias. A própria dona da Cimed, Karla Marques Felmanas, postou um vídeo falando sobre a situação inusitada.
“Eu sou a prova viva da força do TikTok. Vocês conhecem esse produto? Ele é um sucesso porque o TikTok estourou ele antes dele chegar na farmácia”.
Empresa passou a exportar para os EUA por causa do TikTok
Um vídeo postado por uma cliente peruana que morava nos EUA e estava no Brasil de passagem fez uma pequena empresa mineira ganhar milhares de clientes nos Estados Unidos.
Na publicação, a jovem peruana falava sobre um produto para cabelos comprado no Brasil por menos de cinco dólares. Portanto, segundo ela, o creme era maravilhoso. O vídeo teve mais de 10 milhões de visualizações em poucos dias.
A Skala, empresa que vendia o produto, imediatamente passou a ver grande potencial no mercado norte-americano.
Conclusão
Em suma, o rápido crescimento do TikTok e sua influência nas esferas cultural e comercial são inegáveis. Ao se estabelecer como um espaço de entretenimento dinâmico e acessível, a plataforma redesenha as fronteiras do entretenimento digital, além de reconfigurar o panorama do comércio online.
Como vimos, o TikTok não é apenas uma rede social, mas um catalisador para uma nova era de interações digitais. A ascensão do “shopper-tainment” destaca a capacidade da plataforma de transformar a experiência de compra em algo além de uma transação. Assim, criando um ambiente onde os consumidores se envolvem e se conectam emocionalmente com as marcas.
O impacto do TikTok vai além das telas dos smartphones, permeando a maneira como as empresas entendem e se conectam com seu público-alvo. Por exemplo, casos de sucesso como os livros de Colleen Hoover, o hidratante labial Carmed Fini e os produtos da Skala ilustram como a viralidade na plataforma pode impulsionar as vendas e transformar empresas locais em atores globais.
À medida que o TikTok continua a evoluir, torna-se cada vez mais claro que seu poder vai muito além da criação de vídeos virais.
Ele é um espaço onde as marcas podem realmente se conectar e cativar suas audiências de maneiras autênticas e significativas. Mas esta revolução no cenário digital está apenas começando, e as empresas que abraçam essa mudança estão posicionadas para colher os benefícios de uma nova era de interação com o consumidor.
E você, já está preparado para esse novo cenário? A Aldeia Comunicação pode te ajudar. Entre em contato conosco.