Neste post iremos avaliar os prós e contras que você deve analisar ao contratar uma agência ou um freelancer para desenvolver o seu site. Portanto, vamos levantar questões como valores do serviço, visão de projeto, processo, gestão, comprometimento e alguns outros fatores para lhe ajudar a tomar a sua decisão.
A princípio, existem muitos freelancers de qualidade no mercado, tanto para design quanto para programação. Fato. Aqui mesmo na agência, quando estamos com uma demanda alta de trabalho, lançamos mão deste recurso. Mas sempre deixando isso claro para o cliente e sempre sendo acompanhado por um outro profissional da área: seja um diretor de arte, seja um programador nosso.
Freelancers cobram mais barato que uma agência. Também é fato. É muito difícil para uma agência que paga salários, impostos, aluguel, etc., etc. etc., conseguir ter o mesmo custo de um freelancer.
Mas nem sempre a opção que, de início, pesa menos no bolso é a mais vantajosa na hora de criar um site. Antes de escolher, é preciso levar em conta outros fatores para evitar ter dor de cabeça e, em casos extremos, gastar mais tempo e dinheiro refazendo o site.
Para ajudá-lo, reunimos algumas situações reais que empresas e empreendedores que nos relataram sobre a experiência de confiar todo o seu projeto a um freela. E, claro, abordar alguns benefícios de contratar uma agência. Vamos conferir?
Quais são as vantagens de se contratar uma agência para criar um site?
Conhecimento
Uma agência reúne profissionais com diferentes habilidades, os famosos skills, para o desenvolvimento do seu site: estratégia de conteúdo, arquitetura da informação, design, programação front-end, programação back-end e gestão de projetos.
Isso permite que você possa contar com um olhar amplo do projeto e o expertise em diversas áreas.
É raro encontrar um freelancer com todas essas habilidades. E mesmo que ele contrate outro freelancer, dificilmente será capaz de julgar o trabalho do outro profissional.
Equipe
Infelizmente, é muito comum recebermos aqui clientes que nos procuram traumatizados com freelancers que sumiram, desistiram do projeto, sequestraram o código do site, entre outras práticas nada profissionais. Não são todos os freelas que se comportam dessa maneira. Não podemos dizer que são a maioria, mas são muitos.
Quando você contrata uma agência, ela não apenas por ética profissional, mas por contrato, é responsável pelo projeto. Se por acaso um funcionário pede demissão, cabe a ela dar continuidade e finalizá-lo. Pelo menos aqui na Aldeia, nós pensamos assim.
Portfólio
As agências, principalmente aquelas com mais de 15 anos de mercado, possuem um portfólio de sites sólido, pois já desenvolveram projetos para centenas de clientes de diferentes segmentos e portes. Isso faz com que sejam capazes de compreender as necessidades dos clientes e, muitas vezes, ir além até das suas expectativas, pois provavelmente já trilharam benchmarkings em seu histórico de projetos.
Concluindo
Ao contratar um freelancer, verifique quais os projetos que ele já trabalhou, entenda quais os seus papéis nesses projetos, quem será a sua equipe, quais os projetos eles já fizeram juntos.
Ao nosso ver, contratar uma agência quase sempre é mais vantajoso para criar um site para o seu negócio. Afinal, você vai contar com uma equipe com conhecimentos diversos e que vão trazer muitos benefícios para o seu projeto.