Segundo o relatório Digital 2021, 70,3% da população brasileira utiliza alguma rede social no seu dia a dia. Além disso, de acordo com o MarketingSherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais. Ou seja, a marca que não está na web perde a oportunidade de atrair, se relacionar e de vender produtos ou serviços para possíveis clientes. No entanto, não basta apenas estar presente nas redes sociais, também é preciso analisar a presença digital da marca para entender se a estratégia adotada está sendo efetiva.
Sabe-se que as redes sociais são canais mais baratos para divulgar a empresa, além de serem uma boa fonte de geração de leads e tráfego para o site. Porém, construir a presença digital da marca requer estratégia e um olhar analítico para entender o impacto destes canais nos negócios. Neste artigo, vamos explicar algumas métricas importantes para analisar a presença digital da marca nas redes sociais.
Alcançando novos clientes
Estamos expostos, diariamente, a milhares de notícias. Se antes éramos apenas consumidores de conteúdo, hoje em dia criamos e consumimos ao mesmo tempo. Nos tornamos consumidores omnichannel, o que torna mais difícil para a marca conquistar a atenção de seus possíveis clientes.
De acordo com o We Are Social, o brasileiro consome, em média, 3 horas e 39 minutos de conteúdo nas redes sociais diariamente. E, diante do surgimento constante de novos canais digitais, o primeiro passo para impactar futuros clientes é criando uma estratégia para a presença digital da marca.
É importante pensar na jornada do cliente como um funil de vendas: atração, consideração, conversão, fidelização. E, para atrair futuros consumidores, é preciso aumentar o alcance dos produtos ou serviços da empresa, o que pode ser feito de forma orgânica ou por mídia paga nos canais digitais. Com isso, há duas métricas importantes para analisar nesta etapa de atração de novos usuários: as impressões e o alcance.
O significado de impressões pode ser definido como a quantidade de vezes que uma publicação foi vista, sem diferenciar se ela foi visualizada mais de uma vez pelo mesmo usuário. Já o alcance é a quantidade de vezes que uma publicação foi vista por usuário único. Portanto, se você já sabe quantas pessoas o seu conteúdo alcançou, o próximo passo é ver se a publicação teve engajamento.
Engajamento é métrica de vaidade?
Ainda há marcas ainda que acreditam que receber curtidas na publicação significa ter engajamento, mas a realidade é que o conceito de engajamento mudou e a curtida – ou reação – já é vista como métrica de vaidade. Para entender essa mudança, é importante saber como funcionam os algoritmos das redes sociais, por isso, lançamos um ebook sobre o assunto que você pode baixar aqui.
Além disso, o engajamento é uma métrica cujo cálculo muda de acordo com a rede social analisada. O Instagram, por exemplo, calcula o engajamento dividindo a soma do total de comentários, curtidas, compartilhamentos e saved (publicações salvas) pelo alcance total da publicação. Já o Linkedin calcula o engajamento dividindo a soma do total de cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos e seguidores pelas impressões da publicação.
Refletindo sobre a jornada do cliente, o engajamento é importante em diversas etapas, porque é através dele que a marca consegue medir o relacionamento que está nutrindo com o usuário.
Conversão é relativa ao objetivo
Imagine que a marca quer divulgar um aplicativo, e-commerce, ebook ou um site nas redes sociais. Como você mediria o resultado da divulgação de cada um desses produtos? Se foi investido dinheiro em campanha digital é fácil aplicar a fórmula do ROI para saber o retorno sobre o investimento, mas como você analisaria o resultado orgânico de uma campanha nas redes sociais? Por isso, é importante analisar todas as métricas de cada rede social para saber como foi a performance da sua campanha.
Para a divulgação de um aplicativo, por exemplo, é preciso analisar o número de downloads. Já para a divulgação de um e-commerce se analisa, por exemplo, o ticket médio e abandono de carrinho. Na divulgação de um ebook, se analisa a conversão de leads e, na divulgação de um site, se analisa o tráfego. Ou seja, a conversão deve ser medida de diferentes formas, dependendo do objetivo da presença digital da marca.
Relação entre marca e persona
Definir a persona é o primeiro passo antes de criar uma estratégia de presença digital da marca. É através da definição da persona que traçamos o perfil do cliente ideal de forma mais aprofundada, entendendo quais são os problemas, dúvidas, objeções e as dificuldades que os clientes enfrentam, além de saber como essas pessoas se comunicam e se comportam. Com a persona, a marca também mapeia o desejo de compra e as situações em que os potenciais clientes procuram um determinado produto ou serviço.
Assim, pode-se perceber que a definição da persona é importante para que a marca trace seus objetivos no meio digital, porque é através dela que a mesma saberá quem deseja alcançar e conquistar através dos seus conteúdos e anúncios. Porém, muitas marcas esquecem de analisar e entender quem são seus seguidores, as pessoas que clicam, visualizam e interagem com sua marca nas redes sociais. Esse é um erro comum, mas que pode custar uma grande oportunidade de negócio.
Suponha que você teve um aumento de 50% no número de seguidores nos últimos 30 dias. Esse é um resultado positivo para sua marca, mas você já parou para analisar quem foram as pessoas que começaram a te seguir? Por exemplo, para um escritório de advocacia focado em propriedade intelectual, ser seguido por um CEO ou por um diretor jurídico de uma grande empresa é muito mais importante que ser seguido por 100 perfis de empresas de material para escritório. Por isso, a importância de analisar quem segue e interage com a sua marca. Se a sua marca não estiver alcançando e interagindo com a sua persona, então está na hora de mudar de estratégia.
Conclusão
Definir o objetivo da marca nas redes sociais e analisar as métricas faz com que seja possível entender o impacto da presença nos meios digitais nos negócios. No entanto, saiba que não há fórmula para marketing digital, então é preciso repensar a estratégia caso os resultados alcançados não sejam satisfatórios. Construir presença digital da marca nas redes sociais significa ter estratégia, ter olhar analítico e fazer testes AB.
Quer saber mais sobre como criar sua autoridade no meio digital? Acesse o post com 6 dicas de como divulgar sua empresa nas redes sociais.