Ainda não sabe o que fazer para ganhar mais seguidores, curtidas e aumentar as vendas do seu negócio? Mas você não está sozinho! Muitos empreendedores e profissionais de marketing que dão início a essa “empreitada” também se sentem perdidos. Como ainda não sabem como agir nas redes sociais, alguns deles fazem o que mais vemos por aí: criação de perfil em todas as redes sociais e publicação de posts só sobre a própria empresa.
Porém, não queremos que o seu negócio cometa o mesmo erro. Então, reunimos 6 dicas para você começar bem nas redes sociais. Vamos conferir?
1. Conheça os seus potenciais e atuais clientes
Antes de criar o seu perfil nas redes sociais, tire um tempo para entender quais são as dúvidas, dores e objeções dos seus potenciais e atuais clientes. A princípio veja quais são as redes sociais que eles mais utilizam e tente entender se eles gostam mais de ver vídeos ou preferem textos longos, etc.
Todas essas informações vão ajudar muito a conhecer os gostos dos seus clientes e isso vai aumentar as chances de atrair quem teria mais chances de comprar de você. Chamamos esse processo de Criação de Persona e ele é o ponto de partida para uma estratégia de Marketing Digital.
2. Defina quais redes sociais utilizar
A internet traz uma variedade incrível de redes sociais. Temos o Facebook, Instagram e o Tik Tok, por exemplo. Por isso, com tantas opções fica até difícil escolher. Só que a sua empresa não precisa ter um perfil em todas. O ideal é saber quais delas os seus potenciais e atuais clientes mais utilizam e aí sim investir todos os seus esforços. A pesquisa com as personas vai te ajudar muito nesta tarefa.
Outro ponto que você deve ficar atento é como os recursos das plataformas escolhidas podem auxiliar a produção do seu conteúdo. No Instagram, por exemplo, os stories podem ajudar a descobrir as dúvidas dos seus potenciais e atuais clientes. Então, você cria uma caixinha de perguntas e depois faz vídeos respondendo elas. O Reels, que também é desta rede social, pode ajudar a fazer vídeos rápidos e criativos sobre o seu nicho de mercado e por aí vaí…
3. Não faça posts só sobre a sua empresa
Falar o tempo todo sobre o seu negócio não vai te ajudar a vender mais, porque essa prática pode fazê-lo ignorar todo o processo de jornada de compra de um produto ou serviço. Vamos usar um exemplo de uma loja de eletrodoméstico. Imagine que o cliente ideal, ou seja, a persona desse negócio quer comprar um fogão. O mais provável é ela passar pelas seguintes etapas:
- O fogão que ela tem começa a dar defeito
- Procura na internet formas de consertá-lo por conta própria
- Vê que não consegue resolver sozinha e decide levar para o conserto
- O valor é alto demais, então, avalia se seria melhor comprar outro fogão
- Começa a pesquisar na internet resenhas sobre as melhores marcas e modelos
- Escolhe, compara os preços e os diferenciais das lojas
- Compra o produto.
Agora se essa loja faz posts nas redes sociais só sobre os preços dos produtos e diferenciais da empresa, ela vai abranger as etapas 6 e 7 e ignorar todos os outros passos anteriores. Portanto, o ideal é trazer conteúdos que abrangem TODAS as etapas. Por isso, descubra a jornada de compra do seu cliente, veja em cada fase quais são as dúvidas e desculpas para não comprar da sua empresa.
Por fim, crie 80% dos posts respondendo essas perguntas e/ou quebrando as objeções dos clientes e publique, apenas, 20% sobre os seus produtos, serviços e diferenciais. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, recomendamos que você leia os nossos posts sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
4. Responda os clientes com frequência
Ninguém gosta de ficar no “vácuo”. Se fosse em um relacionamento com os amigos, família ou namorado, a pessoa poderia até cobrar respostas. Só que quando ela faz uma pergunta para uma empresa e não tem retorno, aumentam as chances dela procurar outra que lhe dê mais atenção.
Além da provável perda de vendas, não responder os comentários dos seus posts não é considerada uma boa prática. As redes sociais gostam de marcas que geram “conversas”, ou seja, interação entre os usuários. Ou seja, quanto mais a sua empresa responde as pessoas, mais o algoritmo entende que o seu conteúdo é relevante. E se o post está gerando valor, a plataforma vai fazer com que ele apareça gratuitamente para cada vez mais usuários.
5. Faça anúncios
Quando você publica um post nas redes sociais sem investimento financeiro, ele não aparece para todos os seguidores. Mas há uma maneira de contornar essa situação, que é usar os canais de mídia paga para gerar anúncios. Nessas plataformas, você tem mais chances de fazer os seus posts aparecerem para as pessoas mais propensas a fecharem negócio com você. Outra vantagem é que o valor dos anúncios é muito mais acessível do que seria para veicular um anúncio na TV, por exemplo.
6. Observe o que está dando certo ou não
Publique os posts, faça anúncios e veja como os seus seguidores reagem a publicação. Mas não calcule o sucesso das suas ações apenas com o número de curtidas e comentários. Porque no Marketing Digital, é possível ir muito além. Analisamos o retorno financeiro que as estratégias trouxeram para os nossos clientes e vemos quais foram as ações que contribuíram para o resultado positivo ou negativo. Então, a partir dessa análise, vamos fazer ajustes que podem ser de conteúdo, formato e segmentação.
Concluindo...
Em suma, é preciso entender quem é o seu cliente ideal antes de criar o seu perfil nas redes sociais. Com esses dados em mãos, você vai saber em qual canal a sua empresa deve estar e qual tipo de conteúdo produzir. Falamos também sobre a importância de responder os comentários das pessoas, fazer anúncios para alcançar potenciais clientes e analisar os resultados. Se você seguir essas dicas, aumentam as suas chances de se destacar da concorrência.
Agora se você quiser entender mais a fundo as estratégias que fazem parte do Marketing Digital, comece pelo nosso post sobre Persona.