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Redes sociais no marketing de hotéis e pousadas

Depois de falarmos sobre a definição das personas e jornadas de compra, da importância do site e de uma estratégia efetiva de SEO, vamos abordar como hotéis e pousadas podem utilizar de forma estratégica as redes sociais.

Por que utilizar as redes sociais?

Todo mundo sabe o que são as redes sociais, mas muitos não conhecem, todo o potencial e os desafios de cada rede como canal de comunicação.

O percentual de penetração das redes sociais na população economicamente ativa é muito alto. No Brasil então, nem se fala.

De acordo com a pesquisa da We Are Social e Hootsuite realizado em abril de 2022, as redes mais utilizadas pelos brasileiros são:

  1. WhatsApp (165 milhões)
  2. YouTube (138 milhões)
  3. Instagram (122 milhões)
  4. Facebook (116 milhões)
  5. TikTok (73,5 milhões)
  6. Messenger (65,5 milhões)
  7. LinkedIn (56 milhões)
  8. Pinterest (30 milhões)
  9. Twitter (19 milhões)
  10. Snapchat (7,6 milhões)

É muito provável que, quando você fizer a análise de suas personas, um número próximo de 100% responda que utiliza pelo menos uma das plataformas, provavelmente, com alta frequência.

É importante ressaltar que hoje praticamente todas as plataformas, Instagram, Facebook, Linkedin etc, entregam muito pouco conteúdo organicamente. O que queremos dizer com isso? Se o perfil do seu estabelecimento tem, por exemplo, 1000 seguidores, não espere que quando você publicar um post, ele chegue de forma orgânica (sem pagar nada) a mais de 150 destes seguidores.

Portanto, além de pensarmos em uma estratégia de conteúdo para as redes, é fundamental pensarmos em uma estratégia de publicidade e networking dentro destas redes.

Diretrizes Estratégicas para Redes Sociais

Quando elaboramos uma estratégia de presença digital nas redes sociais, definimos estratégias para 4 grandes temas:

  • Conteúdo
  • Design
  • Publicidade
  • Networking

Isso, para cada uma das redes, já que, sem nenhuma sombra de dúvida, você pode ter objetivos, públicos e temas diferentes em cada uma delas.

Conteúdo

No que tange conteúdo, você vai desde definir quais editorias você vai trabalhar em cada rede, até o tom de voz, idiomas, tipos de conteúdo etc. 

Você pode definir, por exemplo, que os conteúdos voltados para empresas só estarão no Linkedin. Ou, então, que certas animações mais simples vão apenas para Instagram e Facebook e não irão para o Youtube.

Design

Partindo da identidade visual da empresa, vamos definir padrões de fotografia, grafismos, cores, iconografia…

Publicidade

Baseado nos recursos de segmentação e formatos de anúncio de cada plataforma, estabeleça como você poderá impactar suas personas. É importante estar sempre up-to-date em relação às diretrizes das plataformas, porque as possibilidades mudam frequentemente. 

Por exemplo, para empresas B2B, o Linkedin oferece recursos de segmentação baseados nos perfis dos profissionais e das empresas que eles trabalham.

Networking

Também baseado nos recursos de cada rede, estabeleça como você vai ampliar a sua rede de seguidores e, claro, engajar com eles. Não se esqueça que não é à toa que estas redes são “sociais”.  

A seguir vamos sugerir algumas práticas para cada uma das redes sociais. O objetivo não é esgotar nem ideias, nem formatos, mas pincelar algumas boas práticas que podem fazer sentido para o seu hotel ou sua pousada.

Instagram – a rede perfeita para o turismo

O Instagram é a terceira rede social mais popular do país e a segunda no mundo. E todo mundo está ciente de que o Instagram é conhecido principalmente pela postagem e compartilhamento de fotos e vídeos. 

As pessoas adoram publicar fotos felizes, naqueles momentos de “dar inveja”. E talvez por esta razão, as viagens de turismo sejam o momento em que elas mais gostam de postar no Instagram. 

De acordo com a Revista Exame, para o brasileiro não basta viajar, tem que compartilhar todo o roteiro nas redes sociais. 

Uma pesquisa feita com turistas de 20 países revela que 58% dos brasileiros fazem postagens nas redes sociais enquanto estão viajando. 

Essa porcentagem aumenta para 70% entre os jovens de 23 a 25 anos do país. Isso proporciona aos hotéis uma maneira fácil de mostrar suas propriedades e atrair mais hóspedes.

Então, vamos prosseguir para como tirar o melhor proveito dessa rede social para o seu hotel.

Use sempre o perfil comercial

O primeiro passo é criar um perfil comercial do Instagram para os hotéis ou pousadas. Certifique-se de incluir todos os dados necessários nessa página. Você também será solicitado a conectar seu perfil do Instagram à sua página comercial do Facebook. Faça isso sempre.

Outra sugestão bacana é usar o linktr.ee na sua bio. Muito popular no Instagram, o “link na bio” se transformou em um hub que te direciona para outras redes sociais e páginas, diversificando sua utilidade.

Ou seja, o Linktree se tornou uma das ferramentas mais utilizadas por usuários da internet ao reunir endereços da web em um só lugar. Assim, você com apenas um link pode disponibilizar seu site, área de reservas e último post do blog em um só local.

O que devo postar no Instagram?

Como a plataforma é especialmente para fotos e vídeos, considere postar fotos interessantes e bem feitas do ambiente, serviços, experiências e comodidades dos hotéis ou pousadas.

Se o seu hotel ou pousada for localizado em uma área turística, aproveite ao máximo para explorar as imagens da região. Usuários do Instagram gostam de postagens visualmente atraentes.

Foto da Pousada Tutabel - Blog sobre hotéis

Não economize no fotógrafo! Já falamos isso no blog anterior e vamos repetir: contrate o melhor fotógrafo que o seu orçamento permitir. Lembre-se, essas fotos poderão ser utilizadas tanto no seu site, como redes sociais, Tripadvisor, matérias para agências entre outras funções.

Use as hashtags certas

No segmento de turismo, as hashtags são muito importantes, porque as pessoas podem buscar o nome do hotel, ponto turístico, festas típicas (por exemplo: #saojoaocaruaru, #saojoaocampinagrande e #oktoberfestblumenau) ou mesmo estilos de viagem (#mochilao ou #viagememfamilia). 

Segundo o Hubspot, imagens com hashtags têm 12,6% mais engajamento.

Uma dica valiosa é mesclar hashtags populares com as mais específicas. Usando as tags mais específicas, você pode facilmente ter uma classificação alta e ser encontrado por usuários direcionados. Por outro lado, usar as hashtags mais populares pode aumentar as impressões em seus posts.

Incluir um local na sua publicação também ajudará. As postagens obtêm 79% mais engajamento quando um local é definido. Além disso, ajuda os viajantes a encontrar seu hotel quando procuram imagens de sua localização.

Outro conselho: crie uma hashtag exclusiva apenas para a marca do seu hotel e inclua-a em todas as suas postagens.

Também peça aos seus hóspedes para marcar sua página em suas fotos, adicionar o local e usar a hashtag do seu hotel. Em troca, você deve curtir essas imagens, responder aos comentários e manter o engajamento consistente.

Use sempre os stories

O Instagram lançou os stories em 2016. Desde então, o recurso se consolidou como um item fundamental dentro de uma estratégia de marketing nessa rede social.

Com o Instagram Stories, você pode clicar nos momentos especiais do seu dia, fazer perguntas ou compartilhar atualizações rápidas sobre seu hotel. Essas histórias duram 24 horas, que é o principal motivo de seu envolvimento com os usuários.

Se você quiser que um story fique por mais tempo, o adicione como “destaques” em seu perfil.

Você deve estar se perguntando se, além de postar conteúdo regular, adicionar stories prejudicaria você. Esse não é o caso. Você deve pensar que muitas pessoas navegam apenas nos stories e não pelo feed.

Esses são alguns exemplos de postagens que você pode adicionar aos stories e enriquecer o seu perfil:

  • Descontos, ofertas em andamento e ofertas;
  • Anúncios importantes;
  • Perguntas e enquetes para os seguidores (invista na interatividade);
  • Próximos eventos e datas comemorativas;
  • Fotos e vídeos dos bastidores do seu hotel;

Além disso, você também pode repostar as postagens de seus hóspedes que marcam você, usando o aplicativo Repost.

Publique reels do seu hotel ou pousada

Os reels do Instagram são a maneira mais recente de criar e compartilhar vídeos curtos e interessantes sobre seu hotel. 

Recentemente, o Instagram afirmou em publicação no perfil para criadores de conteúdo que o ideal é que o vídeo “encante as pessoas, capture sua atenção, as faça rir ou apresentem uma surpresa ou reviravolta divertida”. Se seguir essas características, o conteúdo terá mais chances de aparecer na aba “Explorar” e ser visto por mais pessoas.

Você pode capturar e postar vídeos curtos ou um mix de fotos de 15 a 30 segundos. E alguns perfis permitem vídeos de até 60 segundos. Ah, uma trilha sonora no “clima” do vídeo ou uma música que está no trend sempre caem bem.

Instagram da Pousada Trijunção - Blog sobre hotéis

Outra dica bacana para aumentar o engajamento dos seus reels é legendar os seus vídeos. Isso permite que pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e também para que usuários impossibilitados de reproduzir som consigam entender a proposta do vídeo.

Facebook – crie um perfil e veicule anúncios

Quando falamos sobre as melhores estratégias de marketing digital para hotéis, o Facebook não pode ser esquecido.

Apesar da rede social ter reduzido o seu alcance, ela conta com 130 milhões de contas no Brasil e é a plataforma de mídia social mais acessada do país, de acordo com as pesquisas mais recentes da Hootsuite.

Perfil sempre comercial

Antes de mais nada, crie o perfil comercial da sua propriedade. Coloque todos os dados de localização e contato. Quem procura por um hotel ou pousada quer o máximo de informações o possível.

Pousada Literário - Blog sobre hotéis

O que devo postar no Facebook do meu hotel ou pousada?

O Facebook é um excelente meio para compartilhar seu conteúdo, porque não tem barreira de limites de palavras, link ou tamanho de vídeo. A seguir estão alguns tipos de postagens que você pode fazer:

  • Destino cênico nas proximidades e fotos atraentes do interior e exterior do seu hotel;
  • Vídeos curtos;
  • Ofertas especiais, promoções e ofertas.

Como aumentar o engajamento na página do Facebook?

Incentive seus convidados a usar check-ins ou tags de localização em fotos e vídeos. Em troca, você pode oferecer algumas recompensas atraentes, como descontos nas próximas reservas. 

Outra maneira (mais rápida) de aumentar sua base de seguidores e engajamento no Facebook e, consequentemente, no Instagram é por meio de anúncios. Sim! No Instagram também. As redes sociais pertencem ao mesmo grupo e é possível exibir post patrocinados simultaneamente.

Os anúncios do Facebook ajudam a segmentar um novo público ou até mesmo um público existente que visitou seu site anteriormente, mas não realizou nenhuma ação. A plataforma de anúncios da rede social é muito completa e lhe permite alcançar vários objetivos como:

  • Aumentar suas reservas diretas;
  • Promover ofertas e descontos atraentes;
  • Segmentar um grande público;
  • Aumentar o número de visitas ao seu perfil comercial, site, blog etc.

Impulsione seus posts no Facebook. Descubra a melhor maneira neste artigo.

LinkedIn – faça negócios com empresas

Se você está ignorando o LinkedIn por causa de seu foco B2B, pense duas vezes. O LinkedIn é outro canal de mídia social que vem se tornando muito popular.

Esta plataforma tem mais de 50 milhões de usuários no Brasil, dentre eles, desde proprietários de hotéis a potenciais hóspedes e até fornecedores. Essa base de clientes em potencial inexplorada pode fazer maravilhas para sua propriedade.

E se o seu hotel recebe eventos corporativos, aí você TEM que ter uma página no LinkedIn e definir uma estratégia específica para esta plataforma.

Crie a página do seu hotel

Pré-requisito: O LinkedIn permite que você crie uma página somente se você tiver uma conta nela. Então, em primeiro lugar, crie um perfil comercial. (Pode ser de um proprietário, diretor ou qualquer membro designado do seu hotel.)

O próximo passo é criar uma página da empresa a partir do seu perfil. Certifique-se de adicionar todos os detalhes necessários (no seu perfil e na página) para permitir que seu público conheça o A-Z do seu negócio hoteleiro. Uma vez feito, certifique-se de que:

  • O nome corresponde à marca do seu hotel;
  • Você tem uma descrição interessante e detalhada;
  • Carregue uma imagem de hotel nítida e limpa – Perfil e foto da capa;
  • Inclua um link para seu site;
  • Mantenha uma verificação trimestral sobre eles, caso haja algo a ser atualizado ou compartilhado com seus convidados. Você também pode considerar alterar sua foto de perfil e capa para manter o engajamento.

O grupo belga Radisson mantém um ótimo trabalho no LinkedIn.

O que devo postar no LinkedIn?

É importante lembrar que o LinkedIn é diferente das outras redes sociais. O público é diferente, eles estão aqui para explorar algo que seja realmente benéfico para eles.

A própria mídia social diz para compartilhar tudo o que está acontecendo dentro e ao redor do seu negócio: expansões, eventos corporativos, ofertas de emprego, novas unidades da sua rede e outras ações.

Além disso, você pode compartilhar postagens sobre as comodidades do seu hotel, ofertas atraentes, vídeos curtos, um tour virtual ou algo assim.

Assim como o Facebook e o Instagram, aqui você pode adicionar hashtags junto com suas postagens para obter maior engajamento.

Você também pode e deve anunciar no LinkedIn. Pegue as dicas neste artigo.

Como aumentar o engajamento na página do LinkedIn do seu hotel?

Aqui estão algumas ideias que podem ajudar:

  • Conecte-se com as pessoas certas (o LinkedIn é um mar de leads para ser explorado);
  • Tome as medidas adequadas para aumentar seus seguidores;
  • Faça enquetes, compartilhe vídeos, publique uma história envolvente e tente usar todas as ferramentas de marketing fornecidas;
  • Participe de grupos (relevantes) e seja ativo para atrair mais convidados;
  • Dê uma resposta agradável para todos que fizerem contato, seja ela negativa ou positiva. 

YouTube – publique os melhores vídeos

Vídeos têm maior engajamento do que imagens e conteúdo textual. E lembre que o Youtube é a segunda rede social em audiência no Brasil.

Portanto, ter uma estratégia de marketing no Youtube pode trazer uma exposição significativa para o seu negócio, bem como hóspedes em potencial. Além disso, os vídeos de hotéis são mais propensos a atrair os hóspedes do que as fotos estáticas.

Quais vídeos devo publicar para hotéis ou pousadas?

  • Um tour em vídeo do seu hotel capturando as comodidades e serviços. (Incluir esses vídeos estimulará seus visitantes a experimentar a estadia em seu hotel);
  • Depoimentos em vídeo de seus convidados;
  • Se o local do seu hotel ou pousada for propício, você pode gravar um vídeo com time lapse, cobrindo do nascer ao pôr do sol;
  • Não apenas um tour interno, mas também um vídeo do entorno, mostrando onde está localizado seu hotel;

O que mais os hotéis podem fazer no YouTube?

Depois de publicar vídeos, seu próximo objetivo é classificá-los no Google. Para isso, você precisa ser muito preciso ao adicionar um título ao seu vídeo. Conte com a ajuda do Planejador de palavras-chave do Google para determinar qual título funciona melhor para seus vídeos.

Também enriqueça seu vídeo adicionando algumas tags adicionais, como cidade, estado e um thumbnail caprichado.

Faça suas descrições de vídeo o mais detalhadas possível. Esse conteúdo também deve incluir links para seu site e canais de mídia social, além de um número de telefone para ligar diretamente. E sempre responda aos comentários deixados pelos clientes conforme necessário, principalmente os negativos.

Saiba como extrair os melhores resultados dos seus vídeos aqui.

TikTok – novidade ou realidade?

Apesar de ser o “novato” entre as redes sociais de maior relevância, o TikTok já ultrapassou 3 bilhões de downloads, segundo o Sensor Tower.

Como estamos batendo na tecla aqui, estude bem suas personas, porque o TikTok possui uma pegada mais de humor, com vídeos curtos e bastante música. Logo, 41% do público possui entre 16 e 24 anos. 

Crie um perfil pro

O TikTok Pro é o modelo de conta profissional do TikTok. A rede social permite criar dois tipos de perfil: um para criadores de conteúdo e outro para empresas. 

O formato é semelhante às contas comerciais do Instagram, e disponibiliza relatórios de interação com os seguidores e insights como o melhor horário para postar vídeos, entre outras informações que ajudam a administrar melhor o perfil.

E qualquer usuário comum pode tornar sua conta pessoal para conta Pro facilmente, por meio das configurações do perfil no aplicativo.

É possível escolher entre duas categorias ao criar uma conta TikTok Pro: Criador ou Corporativo. A conta de Criador de Conteúdo é voltada para influenciadores, artistas e figuras públicas.

Já a conta Corporativa permite que uma empresa possua um perfil profissional no TikTok, podendo ser categorizada como restaurante, moda, educação, beleza, jogos, ONG, entre outros segmentos. Entre os recursos adicionais, está a possibilidade de colocar o endereço do site institucional na bio do perfil.

O que devo postar no TikTok sobre hotéis?

Apesar do perfil jovem da rede, já há um espaço considerável para usuários dispostos a assistir a uma variedade de temas que vão além dos desafios e dancinhas.

Para vocês entenderem a força do Tik Tok, a hashtag “travel” já conta com 56,2 bilhões de visualizações e se tornou uma ótima vitrine para hotéis e pousadas.

São vídeos com imagens de paisagens bucólicas, piscinas de borda infinita, praias de areias brancas e águas cristalinas e suítes de hotéis de luxo. Vale de tudo para chamar a atenção.

Ou seja, invista o que for possível dentro do seu orçamento para produzir belos vídeos mostrando o que há de melhor no seu hotel ou pousada e no entorno.

Outra dica é que o Tik Tok funciona muito bem com “personagens”, então, se for possível narre seus vídeos ou até mesmo os apresente.

Mostre os diferenciais das suas suítes, converse com pessoas da região e apresente os pontos turísticos próximos do seu negócio.

Use as hashtags certas

O próprio TikTok sugere hashtags que estão em alta para serem usadas. Assim, as marcas podem aproveitar para seguir tendências e aumentar a chance de serem vistas. 

Influenciadores – os mantenha por perto

A ideia central por trás do marketing de influenciadores para hotéis nada mais é do que o “boca a boca”. Por esse motivo, o marketing de influenciadores é um aspecto importante do marketing digital para hotéis.

Quem são os influenciadores?

Um influenciador digital é um indivíduo que tem o poder de afetar as decisões de compra das pessoas por causa de sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público. Eles construíram uma reputação por seu conhecimento e experiência em um tópico específico.

Leia nosso texto sobre marketing de influência e saiba como os influenciadores podem te ajudar.

Eles fazem postagens regulares sobre esse tópico em seus canais de mídia social preferidos. É assim que eles geram grandes seguidores de pessoas engajadas que prestam muita atenção às suas opiniões.

O marketing de influenciadores para hotéis inclui alcançar os influenciadores relacionados ao setor de viagens e hospitalidade.

Como fazer marketing de influenciadores para hotéis?

Para começar, encontre um influenciador do setor de viagens da sua região. Tente se conectar com eles para ficar em seu hotel e, claro,  promovê-lo em suas redes. Dica: fazer isso em estações fracas pode realmente beneficiar você!

Peça ao influenciador para tirar o máximo de fotos e vídeos quando estiver hospedado. É bacana você pensar que você pode trabalhar tantos os diferenciais da sua empresa, como também tratar alguma objeção que tenha surgido no seu processo de análise de personas. 

Por exemplo, se o seu hotel é do tipo familiar, que possui atividades para as crianças, não seria ótimo convidar um influenciador com filhos para mostrar o quão divertido e seguro é o local? 

Outro exemplo, muitas pessoas se preocupam com os mosquitos nas viagens à Amazônia, mas o PH das águas do Rio Negro faz com que não tenham mosquito nos hotéis à beira do Rio.

Elabore um plano de marketing completo depois de confirmar qualquer influenciador. Este plano deve incluir ideias de pré-marketing e pós-marketing também. Mais tarde, use-o completamente em suas postagens de mídia social.

O Instagram e o TikTok funcionam muito bem com essas parcerias. Inclusive há a possibilidade de publicarem posts colaborativos, onde o conteúdo aparece em ambos os perfis (influenciador e hotel).

Conclusão

Praticamente todas as redes sociais nos permitem fazer uma gestão completa, com canais de reserva, compartilhamentos de fotografias, vídeos, respostas de comentários e reviews dos hotéis e pousadas. 

Não estar atento a tudo isso é deixar passar a possibilidade de um retorno financeiro considerável.

Lembre-se que curtidas são importantes, mas vender é ainda mais. Muitos proprietários acabam “seduzidos” pelas redes sociais e ficam obcecados por engajamento. 

É maravilhoso a foto do nascer do sol na cobertura do seu hotel ganhar 2 mil curtidas, mas é decepcionante nenhuma dessas interações gerarem uma reserva.

E algo que falamos na parte I do blog e se aplica na parte III é que a qualidade dos seguidores é muito mais importante do que a quantidade. Então, foco nas personas e nos conteúdos produzidos.

Seguidores que não estão dentro da sua persona ou do seu público-alvo não farão reservas, por mais que eles curtam suas publicações.

Além das redes sociais, há grandes plataformas de viagem que podem se tornar grandes aliadas na sua estratégia de Marketing Digital. São o Google Hotel Ads, Tripadvisor e Booking. Veja na próxima parte do nosso blog.