Naming é uma das tarefas mais importantes do Branding, pois os nomes das marcas são um dos elementos mais fortes de identificação junto ao seu público. O nome pode expressar muito sobre uma organização ou produto: seu posicionamento, segmento de atuação, diferenciais, sua personalidade, ou até sobre aspectos com a história da empresa ou sobre seus sócios.
O empreendedor Eduardo Valadão criou um negócio de espetinhos e iguarias para churrascos premium e nos chamou para criar a sua marca. Veja o seu depoimento:
O primeiro passo é o entendimento do negócio de uma empresa, seus produtos e serviços, benefícios, diferenciais, quem são seus sócios, quais são suas origens e, principalmente, os valores e a personalidade da marca.
A partir daí, são estabelecidos conceitos-chave que guiam a pesquisa de palavras, expressões, radicais e termos em outros idiomas, que servirão de insumo para o processo criativo.
A criação da logomarca é posterior a criação do seu nome. Em alguns casos a empresa pode pedir uma adaptação da marca atual com um novo nome, mantendo o símbolo, mas podemos dizer que são exceções. No entanto, durante o processo, um aspecto que avaliamos é a força visual de um nome, pois isso será importante para a criação de logo.
Nossa metodologia que dizer, nosso ritual aldeão de naming faz chover uma lista de nomes tão grande quanto os caminhos criativos que exploramos. Analisamos cuidadosamente cada um, verificando a adequação dos nomes com os valores definidos pela empresa e quais deles melhor atendem aos critérios estéticos e de compreensão. Para ver se o nome da marca já existe, verificamos no site do INPI este “short list”e averiguamos se pode haver problemas para o registro de nome de marca.
Os guerreiros da nossa Aldeia criam nomes de empresas e produtos há milhares de anos e em diversas línguas: português, inglês, francês, italiano e, claro, tupi-guarani.
Bom, pode ser que, ao invés de contratar nossos serviços, você queira se aventurar pela deliciosa tarefa de criar o nome de uma empresa. Estruturamos um curso em 11 aulas em que explicamos o processo de criação do nome, as técnicas mais conhecidas, e cases da Aldeia e exemplos do mercado.
Público
A quem ele se destina? Tanto empreendedores que estão com este desafio de criar uma marca para o seu negócio, assim como profissionais de comunicação, que precisam criar nomes para outras empresas.
Se você tiver interesse em contratar os nossos serviços de naming ou saber mais informações sobre o curso, entre em contato pelo [email protected]