Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela falaria com os clientes? Qual seria o tom de voz da marca utilizado? Ela se comunicaria usando muitas gírias ou seria mais séria e direta? São essas perguntas que este post pretende responder. Então, leia o nosso artigo completo para entender um pouco mais esse assunto.
O que é tom de voz da marca?
Em suma, é a maneira como uma empresa vai transmitir a sua personalidade de forma escrita ou falada. É utilizar a linguagem para dar ao seu negócio uma voz diferenciada e reconhecível. O propósito do tom de voz da marca não é dizer o que falar, mas sim como falar. Além disso, é preciso analisar o impacto da comunicação que a sua empresa quer causar nos seus consumidores.
E quando falamos em personalidade, estamos nos referindo ao jeito único de se expressar. Na vida, a gente não encontra pessoas que se comunicam de forma direta? E conversa com outras que têm uma maneira muito didática de explicar um ponto de vista, por exemplo? Por isso, a sua empresa também precisa achar essa forma diferenciada de transmitir tudo o que tem a dizer.
O tom da marca em diferentes canais
Às vezes, nos deparamos com empresas em que o tom de voz no site é bem formal e, nas redes sociais, publicam posts de piadas, memes, exageram nas gírias… É preciso ter cuidado, porque esta dissonância cria uma enorme confusão na percepção do consumidor sobre a personalidade da sua marca.
Quando a gente define o tom de voz da marca, é preciso equalizar essa comunicação. A forma de se expressar e os tipos de palavras utilizadas precisam ser similares em todos os canais da empresa, como:
- Site
- Landing Page
- Central de Atendimento (SAC)
- Redes sociais, entre outros.
Todos os conteúdos produzidos também devem ter o mesmo tom de voz, porque, quando ele é consistente, mostra aos consumidores que você é uma empresa confiável.
Tipos e elementos do tom de voz
Existem várias formas da sua marca se expressar. O seu tom de voz pode ser acadêmico, calmo, caloroso, coloquial, direto, divertido, enérgico, formal, informal, motivacional, passional, próximo e muito mais. Agora o que vai transmitir essas características para os seus conteúdos é a forma como você escreve e fala. Dessa forma, veja alguns exemplos:
Tom de voz direto:
Um dos elementos que você pode usar para transmitir esse tom na comunicação de uma marca é utilizar palavras curtas, porque elas são simples e diretas.
Tom de voz informal:
Usar contrações como “né” (que vem de “não” + “é”), por exemplo, transforma o tom em algo mais relaxado e transmite a sensação de estar em uma conversa. Uma outra abordagem é o uso da linguagem coloquial que permite as contrações e até gírias.
Tom de voz próximo:
Em um texto institucional, utilizar o pronome pessoal “nós” para falar sobre a sua empresa e, para se comunicar com os clientes, utilizar “você”, por exemplo.
É claro que, durante a construção do tom de voz da marca, os profissionais de marketing definem quais serão os elementos utilizados para transmitir o tipo de tom escolhido para a empresa.
Por que criar o seu?
Existem vários benefícios de criar um tom de voz da marca. Nesse sentido, vantagens que aparecem tanto para empresas B2B quanto B2C. Confira as 4 que listamos:
- Construção de autoridade
Quando uma marca investe no tom de voz, ela mostra personalidade. Demonstra para as personas que você tem confiança no que está dizendo e, por isso, tem valor real.
- Diferenciação
Muitas empresas estão fazendo Marketing de Conteúdo. Isso é ótimo, porque mais negócios estão entendendo o valor dessa estratégia. Agora sem um tom de voz da marca claro, a empresa pode ser só mais uma na multidão e não trazer identidade. Em outras palavras, o ideal é criar um tom que seja reconhecível até mesmo quando não há o logo ou qualquer outra indicação da sua marca.
- Humanização
O tom de voz torna a sua empresa mais humana. Como as pessoas gostam de lidar com outras pessoas, elas querem empresas com personalidade a ponto delas se reconhecerem e sentirem vontade de se relacionar. Afinal, os consumidores desejam ver a verdade emocional por trás da marca, não só os benefícios racionais como preço e vantagens.
Isso acontece até mesmo com os compradores de negócios B2B porque, mesmo o processo sendo mais complexo do que o B2C, são as pessoas, dos dois lados, que tomam a decisão final.
- Substituição do face to face
As personas, geralmente, buscam informações sobre as empresas no site e redes sociais antes mesmo de entrar em contato diretamente. Como a comunicação frente a frente é menor, as palavras escritas e o tom de voz da marca utilizado em todos os canais da empresa precisam gerar confiança nos consumidores desde o começo. Elas devem criar uma base para um relacionamento mais sólido.
Conclusão
Em síntese, você conferiu o que é tom de voz da marca, quais são os tipos mais utilizados na comunicação e alguns exemplos de como transmiti-lo. Falamos também que defini-lo é importante para construir autoridade, destacar-se da concorrência, humanizar e muito mais.
Agora que você já sabe o que é tom de voz, queremos te mostrar como conquistar clientes com o Inbound Marketing. Cadastre-se aqui para baixar o seu e-book gratuito.