Lá se foi o tempo em que as pessoas colecionavam imãs de geladeira para não esquecer o número da pizzaria ou farmácia favorita. Atualmente, os usuários recorrem ao Google para saber o telefone e outras informações das empresas com objetivo de comparar os preços, comprar os produtos ou contratar os serviços. Assim, uma das formas dos clientes encontrarem informações da sua empresa é cadastrar a sua marca no Google Meu Negócio.
Quer entender como? Então leia o nosso post para descobrir o que é esta ferramenta, quais são as vantagens e como divulgar a sua marca.
O que é o Google Meu Negócio?
Também chamado de Google My Business, ele é uma das maneiras mais fáceis de fazer a sua empresa aparecer tanto no Google Maps quanto na rede de pesquisa (página inicial do Google). Porque é uma ferramenta gratuita em que você pode cadastrar informações importantes sobre o seu negócio como: endereço, telefone, site, horário de funcionamento, imagens, vídeos e muito mais.
Também é possível interagir com os clientes ao responder os comentários e as avaliações, publicar ofertas, promoções e identificar como as pessoas encontram o perfil da sua empresa. Ah, e se você não tiver um site, pode criar uma página dentro da própria ferramenta. Mas atenção: ter o seu próprio site é uma das ações mais recomendadas para as empresas que querem aumentar a presença on-line.
Ou seja, ele é ideal para negócios que funcionam em um espaço físico – como restaurantes, hotéis, mercados, lojas, etc. -, pois aumenta as chances da sua empresa aparecer quando um usuário digita o seu segmento ou o nome da sua empresa no buscador. Veja este exemplo de busca com a palavra-chave “farmácia no Humaitá”:
Todas as opções de farmácias que estão dentro do retângulo são de empresas cadastradas no Google Meu Negócio. Depois, é só clicar em um dos links que aparecem informações mais detalhadas sobre o local.
Como o Google Meu Negócio seleciona quem vai aparecer primeiro?
Só preencher os dados na ferramenta e estar próximo de onde a pessoa fez a busca não vão garantir que a sua empresa apareça primeiro que os seus concorrentes. Isso acontece porque o Google gosta sempre de mostrar para os usuários os melhores resultados e, para isso, ele leva em conta três fatores:
- Distância: vai avaliar o termo buscado e a proximidade entre a empresa e o usuário. Se a pessoa não colocar a palavra-chave + a localização (Por exemplo: “Pizzaria em Botafogo”), o Google vai usar os dados de navegação por conta própria e mostrar os estabelecimentos mais relevantes que estão próximos do usuário;
- Popularidade: o Google analisa a quantidade de cliques e acessos no Google Meu Negócio da empresa, o número de avaliações, a média de notas e os comentários feitos pelos usuários. Todos esses elementos vão compor a reputação da empresa. Portanto, quanto melhor essa média, maiores são as chances dela aparecer primeiro que os seus concorrentes.
- Relevância: é a melhor combinação entre uma empresa cadastrada no Google Meu Negócio e a pesquisa do usuário. Porque o Google vai entregar uma resposta personalizada com base no histórico de pesquisa, intenção de busca e a localização da pessoa.
Quais são os benefícios para a sua empresa?
O Google Meu Negócio traz inúmeras vantagens, tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas. Veja quais são:
Encontrar a sua empresa com mais facilidade
Preencher os dados da sua empresa no Google Meu Negócio ajuda a mostrá-la nas buscas orgânicas do Google e Google Maps, o que aumenta a sua presença on-line. Isso permite que as pessoas que estão procurando serviços e produtos parecidos com o seu encontrem o seu negócio facilmente.
Aumentar o alcance da marca
Você vai poder conquistar novos clientes sem precisar fazer investimento financeiro. Como o Google Meu Negócio permite o cadastro de fotos, vídeos e ofertas, essa é uma excelente maneira de mostrar aos potenciais clientes quais são os seus diferenciais.
Acessar as estatísticas
Dentro do painel da ferramenta, você tem acesso aos gráficos com dados valiosos sobre:
- Como os potenciais clientes pesquisam sobre o seu negócio;
- A forma que eles se comportam depois de encontrar a sua empresa;
- Visitas ao site;
- Número de pessoas que ligaram para a empresa;
- Quantidade de usuários que solicitaram a rota para chegar na sua loja ou escritório.
Além disso, vale lembrar que a ferramenta traz muitos outros insights que ajudam a avaliar o retorno que o Google Meu Negócio está trazendo para a sua empresa.
Relacionar-se com o público
Os seus potenciais e atuais clientes podem fazer contato com a sua empresa por meio de ligações, mensagens ou fazer avaliações e comentários. Esses dois últimos, por exemplo, ajudam a ter conhecimento sobre o que as pessoas pensam sobre o seu negócio e dão a oportunidade da sua marca responder a essas percepções.
Otimizar o SEO Local
Se um empreendedor tem uma farmácia de bairro, por exemplo, o melhor dos mundos é um potencial cliente – que está a poucos metros do estabelecimento – pesquisar no Google o termo “farmácia” e encontrar a dele facilmente. Só que a maioria das empresas podem querer a mesma coisa. E aí? Como o Google vai decidir qual vai aparecer primeiro?
Existe uma estratégia que dá uma “forcinha” nesta tarefa e ela se chama SEO, otimização para os motores de busca. Utilizar o Google Meu Negócio pode ajudar – e muito – no SEO local que nada mais é do que melhorias para ajudar a sua empresa a aparecer em pesquisas realizadas perto do seu endereço.
Como divulgar a sua empresa no Google Meu Negócio?
Antes de tudo você deve acessar a ferramenta e criar a sua conta. Clique aqui para ter acesso ao passo a passo elaborado pelo Google. Mas para aumentar as chances da sua empresa se destacar dos concorrentes e aparecer nas primeiras posições, você deve ter atenção a alguns detalhes.
1° Preencha todas as informações
Lembra que falamos que o Google Meu Negócio avalia a relevância? Então, o seu papel é incluir o máximo de dados possíveis como:
- Categoria
- Descrição
- Horário de funcionamento
- Localização
- Site
- Telefone
Aproveite para adicionar fotos do estabelecimento ou outras imagens de boa qualidade que facilitem a identificação do local, porque isso ajuda a aumentar o engajamento e o interesse sobre as suas ofertas.
2° Atualize o perfil com frequência
Fez reforma no estabelecimento? Trocou de site ou número de telefone? Então não se esqueça de alterar essas informações no Google Meu Negócio! O algoritmo pode identificar dados obsoletos, como um link que não leva o cliente para o site por exemplo, e fazer com que a sua empresa não fique entre as primeiras que aparecem na ferramenta.
3° Responda os usuários
Seja um elogio, reclamação ou avaliação, uma das melhores práticas que a sua empresa deve adotar é responder a estas interações. Porque esse relacionamento com os potenciais clientes ajuda a mostrar ao algoritmo que a sua marca se importa com os usuários.
4° Estimule as avaliações
As avaliações feitas no Google Meu Negócio têm um peso grande na classificação da sua empresa. O ideal é criar ações que façam as pessoas darem uma nota e opinião sobre o seu negócio. Você pode gerar um link na plataforma e divulgar nas redes sociais oferecendo um desconto, por exemplo.
Concluindo
Neste artigo, você viu que o Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para atrair, se relacionar com os potenciais ou atuais clientes e aumentar a presença digital da sua marca on-line. Nessa plataforma, é possível cadastrar informações como: endereço, telefone, segmento, etc. Você ainda pode fazer vídeos, fotos e publicações de ofertas.
Agora que você já sabe como divulgar a sua empresa no Google Meu Negócio, leia o nosso post sobre Persona e descubra como criar o perfil do seu cliente ideal.