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7 sinais de que está na hora de atualizar o site da sua empresa

7 sinais de que está na hora de atualizar o site da sua empresa

Algumas pistas podem acender o alerta de que está na hora de atualizar o site ou até mesmo criar um novo. Pois um website obsoleto e com um design que não é tão moderno pode impactar negativamente o posicionamento no Google, as vendas e a imagem da sua empresa.

Neste post, vamos trazer alguns sinais de que você precisa fazer o redesign no site do seu negócio. Confira! 

Como saber se preciso atualizar o site?

Listamos 7 motivos que indicam que é a hora de fazer o redesign do seu site. Dá só uma olhada! 

1. Mudança da marca

É fundamental que o seu site – assim como qualquer canal ou peça de comunicação de sua empresa – esteja alinhado à identidade visual corporativa. Quando você faz uma atualização na sua marca, o ideal é alterar o seu site também. Principalmente, se você mudou as cores que representam o seu negócio. E, aí, você pode aproveitar esta oportunidade para trazer um visual ainda mais bacana, utilizando recursos mais atuais e outras práticas sobre as quais vamos falar ainda neste post. 

Um case bem emblemático que temos aqui na Aldeia foi quando o Metrô do Rio de Janeiro mudou a sua identidade visual, e nós fomos chamados para reformular o site da empresa, sua intranet e o seu aplicativo. 

A identidade nova, um excelente trabalho desenvolvido pela agência Crama, era bastante colorida, alegre e muito marcante pelo trabalho de iconografia. Portanto, nós buscamos refletir esta nova identidade nos novos ambientes digitais, trazendo as cores, a iconografia, e o cliente ficou muito satisfeito com o resultado. 

Confira o antes e o depois da reformulação do site do Metrô Rio:

Site antigo
Site reformulado pela Aldeia

2. Portfólio mal apresentado

Outro ponto de melhoria que vemos em sites antigos é que, muitas vezes, o portfólio do cliente está mal apresentado, ou seja, fotos ruins, pequenas, pouca informação dos serviços ou produtos. Por isso, um site novo é uma oportunidade de otimizarmos a apresentação visual do produto, inserirmos vídeos, trazermos informações relevantes para o produto e avaliarmos a possibilidade de inserirmos formulários para solicitação de informações e até associados à uma estratégia de Inbound Marketing.

3. Sites estáticos

Pode ser que o seu site esteja todo estático, ou seja, cada vez que você precise atualizar qualquer informação – colocar um banner em destaque, inserir o perfil de um novo sócio ou colaborador, um novo produto, mudar o telefone de uma unidade etc. – você precise solicitar que uma agência faça este trabalho.

Essa é mais uma situação que pode ser resolvida com a elaboração de um novo site. Então, você deve solicitar à agência que crie um site dinâmico, que você consiga atualizar através de uma ferramenta administrativa as principais informações.  

4. Subutilização de tecnologias disponíveis

Muitas vezes, nos deparamos com clientes que têm um site, mas não estão aproveitando todos os recursos que a tecnologia oferece para seus negócios. Um exemplo muito comum são empresas que vendem produtos, mas ainda não possuem um site com e-commerce. Isso faz com que seus clientes tenham que encomendar seus produtos, sem a facilidade de um carrinho de compras no site e ainda ter que fazer o pagamento em um segundo momento. 

Ainda falando de tecnologia, outro problema muito comum é vermos sites muito antigos apresentando problemas de exibição de gráficos e formatação de informações. Por exemplo sites que foram feitos com animações em Flash que não rodam mais nos navegadores. Atualmente, existem outros recursos para animação com programação usando JavaScript, CSS e WEBGL.  

5. Não tem área de novidade ou blog

O blog é muito importante para trabalhar palavras-chave relevantes no seu site. É uma estratégia relevante para SEO, porque ajuda a sua empresa a aparecer nos resultados orgânicos de busca, ou seja, não pagos. Além disso, ajuda a atrair quem tem mais chances de adquirir os seus serviços ou produtos. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer as pessoas verem a sua marca como uma autoridade, ativar o gatilho da reciprocidade e muitos outros benefícios. Portanto, se você ainda não tem um blog, talvez seja o momento de criar um e linká-lo ao seu site.

6. Não é responsivo

Cada vez mais pessoas acessam as redes sociais e sites pelos dispositivos móveis como o celular e tablet, por exemplo. Com esse novo comportamento do consumidor, é extremamente importante que o seu website seja responsivo, ou seja, tenha um layout que se adapte às diferentes telas

Há algumas maneiras de identificar se o seu site atende a esse critério. Você pode fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis na ferramenta gratuita do Google ou analisar manualmente. Basta abrir o seu website no celular ou tablet e responder estas 4 questões:

  1. Você precisa dar zoom na tela para conseguir ler todo o conteúdo? 
  2. Os elementos e as imagens do site estão distorcidos? 
  3. O conteúdo está cortado ou incompleto?
  4. A barra do menu não se adapta ao menu mobile (o famoso menu hambúrguer)?

Se a resposta for “sim” para essas perguntas, significa que o seu website não é responsivo. E é muito importante enfatizar que sites que não são responsivos são “preteridos” pelo Google na exibição da página de resultados de busca.

7. Apresenta lentidão

Vamos imaginar a seguinte situação: você está buscando um assunto no Google e acaba clicando em um link. Abre a tela, mas fica tudo branco por um bom tempo. O que você faz? Espera ou procura outro “mais rápido”? Acredito que vá preferir a segunda opção, certo? Então, se o site da sua empresa também está assim, há uma grande chance dele estar perdendo visitantes. 

Como a velocidade do site é muito importante para SEO, o ideal é que o tempo de carregamento não passe de 3 segundos. Afinal, quanto mais rápida a sua página for, melhor será a experiência do usuário. 

Uma ferramenta muito útil para verificar a velocidade de carregamento do seu site é o GTmetrix. Insira o endereço do site e clique para ver qual é a nota que eles atribuem para a velocidade do seu site. Em seguida, veja a velocidade do seu concorrente também. Se a nota for ruim, talvez esteja na hora de reformular o site e otimizar o seu carregamento.

Então, identificou algum desses sinais e está interessando em fazer o redesign? Cadastre-se neste link para saber quanto custa um site.

Conclusão

Em síntese, mostramos alguns sinais que podem ajudá-lo a perceber quando é o momento certo de atualizar o site da sua empresa. Alguns deles são lentidão, presença de design não responsivo, inexistência de blog, baixo resultado de geração de leads/vendas e mudança de identidade visual.