Já se foi o tempo em que essa plataforma era vista só como uma rede para candidatos em busca de vagas de emprego. O LinkedIn para empresas se tornou uma ferramenta muito poderosa para captar clientes de maneira mais assertiva em função da possibilidade de segmentação. Agora para atrair as personas, é sempre uma boa ideia investir em criação de conteúdos, principalmente, em vídeos. Saiba mais no nosso artigo!
Consumidores preferem vídeos
A verdade é que a maioria das pessoas preferem ver vídeos do que ler um artigo. Afinal, o conteúdo audiovisual ajuda o público a entender sobre um assunto de maneira muito mais simples e rápida. Além de oferecer um nível alto de engajamento, os vídeos possuem um grande potencial de viralização, o que é muito importante para a geração de leads.
Mas antes de ligar a câmera para falar sobre qualquer coisa, o tema precisa estar alinhado com as estratégias de Inbound e Marketing de Conteúdo da marca. Quando você cria uma boa linha editorial e define os objetivos de cada vídeo, isso aumenta as chances de captar mais clientes.
LinkedIn para empresas: começando a criação de vídeos
Quando se fala em LinkedIn para empresas, o nosso objetivo é despertar a curiosidade das personas a ponto de fazê-las sentirem vontade de buscar mais informações sobre sua marca, seguir a Company Page ou até mesmo visitar o seu site.
Antes de mais nada, é preciso definir quem será o porta voz da empresa. Geralmente, em empresas grandes, é comum ser alguém da alta liderança. Pode-se ter até diferentes porta vozes para temas específicos. Assim como você também pode chamar um parceiro para produzir vídeos em conjunto.
Recomendamos que você contrate profissionais especializados para fazer a captação dos vídeos e, posteriormente, a edição. Outra alternativa é fazer uma animação em 2D para explicar algum tópico específico do seu produto ou serviço. Foi o que fizemos para a Rede D’Or, por exemplo. Produzimos uma animação falando sobre a Oncogenética. Clique aqui para dar uma olhada!
Tipos de vídeos que a sua empresa pode criar
Existem vários conteúdos que você pode criar no LinkedIn para empresas. Abaixo, nós listamos alguns deles:
Respostas às perguntas mais frequentes
Sabem aquelas perguntas que as pessoas fazem por inbox, WhatsApp, SAC ou até com os vendedores? Então, utilize elas como pautas dos seus vídeos. Responder perguntas populares sobre o seu produto ou serviço é uma forma eficiente de atrair potenciais clientes. Em suma, use as dores, dúvidas e objeções da persona a seu favor!
Informativos
Peça para os especialistas do seu negócio fazerem um vídeo discutindo sobre as novidades do setor e compartilhar hacks sobre as novas regras do mercado, etc. Assim, fica a seu critério chamar parceiros ou pessoas influentes para fazer esses conteúdos com você.
Convite para workshop ou conferência
O benefício de fazer um vídeo desse é que as personas vão poder conhecer a sua empresa e até visitar o seu evento.
Produto ou serviço
Explicar como um produto ou serviço funciona e quais são os problemas que ele resolve pode ajudar a divulgar a sua marca para os usuários do LinkedIn.
Sobre o seu negócio
Faça vídeos com argumentos que convençam as personas a contratarem o seu serviço ou comprar o seu produto.
Depoimento de clientes
Acima de tudo, as opiniões dos seus clientes e os estudos de caso são muito importantes para ativar um gatilho mental que chamamos de prova social. Quando os consumidores estão na fase de consideração de uma oferta, eles tendem a pesquisar como foi a experiência das pessoas com aquela empresa. Sempre que puder, invista nesse tipo de conteúdo.
Erros que você deve evitar no Linkedin
Já falamos alguns tipos de vídeos que podem ter uma boa repercussão na plataforma. Do mesmo modo vamos falar sobre alguns erros que você deve evitar em um LinkedIn para empresas:
Compartilhar links de outras plataformas como Youtube e Vimeo
Sempre prefira subir vídeos direto no LinkedIn, porque isso aumenta o alcance dos seus vídeos.
Esquecer da miniatura
Fazer miniaturas personalizadas pode chamar a atenção e ajudar as pessoas a entenderem sobre o que é o seu vídeo. Então, a nossa dica é que você faça uma capa com um título atraente e uma imagem. Acesse este post e veja o exemplo da Aldeia.
Ignorar a proporção adequada para os vídeos da plataforma
O mais comum é ver vídeos em formato quadrado ou retângulo. Portanto, se ele estiver em formato diferente do padrão, o LinkedIn vai acrescentar barras desfocadas nas laterais do conteúdo audiovisual de forma automática.
Não fazer transição de cena
Evite fazer vídeos sem mudanças de imagem para não ficar cansativo. Coloque cenas de outras coisas que façam sentido com o áudio. Se você estiver falando da sua empresa, por exemplo, experimente trazer a filmagem do escritório, colaboradores trabalhando, etc.
Encerrar sem uma chamada para ação (CTA)
Faça os seus potenciais clientes tomarem alguma ação depois de assistir os seus vídeos: por exemplo, assinar uma newsletter, baixar um conteúdo, seguir nas redes sociais, entre outras. Um CTA forte pode levar as personas para o próximo estágio do funil de vendas no LinkedIn.
Publicar em horários com menor audiência online
Geralmente, publicar no horário comercial aumenta as chances do vídeo ter um bom alcance orgânico, ou seja, gratuito. Todavia, faça testes e verifique qual é o melhor para a sua empresa.
Conclusão
Em síntese, você viu que os vídeos são um dos formatos preferidos dos consumidores. Investir neles é uma excelente ideia, mas você não deve publicar sobre qualquer tema. Os assuntos precisam estar alinhados com a estratégia de Inbound e Marketing de Conteúdo. Além disso, falamos sobre os tipos de vídeos que a sua marca pode criar e os erros que se deve evitar em um LinkedIn para empresas.
Quer saber mais sobre prospectar clientes nessa plataforma? Acesse o post sobre o LinkedIn Premium para saber se vale a pena fazer o upgrade.