A comunicação interna é fundamental para a eficiência das ações que são traçadas pela empresa, já que ela impacta na relação entre líderes e colaboradores. Por isso, estabelecer uma comunicação interna clara se tornou o objetivo de muitos gestores que desejam engajar suas equipes.
Dentro de um plano de comunicação corporativa, destacam-se a comunicação interna e o endomarketing (ou marketing interno) como meio de promover o engajamento dos funcionários, incentivar a interação entre colaboradores e a empresa, melhorar o clima organizacional e desse modo aumentar a produtividade e gerar lucros.
Então, neste artigo vamos lhe explicar o que é comunicação interna, quais são as ferramentas usadas para ter uma comunicação estratégica entre empresa e colaboradores e apresentar também exemplos práticos. Confira:
O que é comunicação interna?
A comunicação interna envolve todas as ações, canais e ferramentas que uma empresa utiliza para se comunicar de forma clara e positiva com seus colaboradores. Ou seja, é uma área estratégica que pode responder tanto a uma diretoria de Relações Institucionais, Comunicação e/ou de Recursos Humanos.
Como é uma estratégia utilizada para engajar funcionários com a empresa e seus líderes, é preciso ter muita atenção com as informações da empresa que serão compartilhadas, para que a comunicação seja transparente, clara e positiva.
Companhias de grande porte, apesar de poderem contar com um número maior de canais e recursos, enfrentam maiores desafios para realizar uma comunicação interna efetiva, já que são diversos temas a serem abordados e também maior número de interlocutores, então sempre há mais possibilidade de haver ruídos na informação.
As informações podem ser sobre a cultura organizacional, valores e objetivos da empresa, feedbacks internos, sobre ações pontuais de um departamento e até mesmo situações de crises institucionais.
Por isso, essas informações podem impactar diversas áreas da instituição e trazer benefícios para a gestão, porque promovem o alinhamento da equipe, o clima organizacional, o aumento da produtividade interna, a reduzir a taxa de rotatividade e na gestão de crise.
As ferramentas da comunicação interna
Antes de tudo, é importante montar um plano de comunicação a fim de saber as ações a serem realizadas internamente com os colaboradores. Para que o planejamento seja eficaz, é importante conhecer os funcionários e estabelecer uma comunicação que utilize um tom de voz adequado tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Além disso, é preciso definir os melhores canais para impactar as equipes. Em grandes empresas, é comum estabelecer canais diferentes para a equipe que trabalha nos escritórios e para os colaboradores que atuam no “campo”.
Para ajudar nesse processo, vamos falar sobre algumas ferramentas que a sua empresa pode utilizar para realizar a comunicação com seus colaboradores. Confira alguns exemplos práticos:
01 – Vídeo de Animação 2D
A utilização do formato explodiu e saiu do mundo do entretenimento e da publicidade, para conquistar o mundo corporativo. Nós, da Aldeia Comunicação, já produzimos diversos vídeos corporativos para clientes que buscavam compartilhar informações relevantes da empresa ou do setor com seus funcionários.
Nós gostamos muito aqui na agência de trabalhar com as animações 2D, pois elas são versáteis e podem ser utilizadas na comunicação interna para disseminar de uma forma lúdica desde conteúdos técnicos até normas e procedimentos.
Veja este trabalho que fizemos para a área de segurança da informação de Rede Globo. Tente descobrir quem está narrando.
02 – Video-Papers
Por falar em vídeo, um formato que conjuga de uma forma muito bacana o impresso com o vídeo são os chamados video-papers. Já ouviu falar? Eles podem ser utilizados para encantar clientes, mas temos utilizado ele também para ações internas como um presente especial para diretores.
No vídeo abaixo, Flavio Salles, diretor da agência, explica como funciona:
03 – Social Media
Hoje, as redes sociais são um forte meio de comunicação da marca com seus clientes e prospects, mas podem ser também uma forma das empresas se comunicarem com suas equipes. Por meio delas, os colaboradores podem saber de eventos importantes, se engajarem e compartilharem informações positivas da companhia com o seu círculo social.
Na Aldeia Comunicação, a Aliansce Sonae, a maior administradora de shoppings do Brasil, é um dos nossos maiores cases em Social Media. Atualmente, as redes da marca se comunicam com o público externo e também com o interno, que são os colaboradores da empresa corporativa, os funcionários dos shoppings e os lojistas.
O Linkedin é uma ótima rede social para fazer essa comunicação entre empresa e colaboradores, visto que é um canal de networking profissional e possui algumas funcionalidades na plataforma que permitem uma comunicação mais direcionada.
É possível, por exemplo, notificar os seus funcionários sobre uma publicação que a sua empresa fez, além de acompanhar as atividades do seu colaborador na plataforma e até saber se ele interagiu com alguma publicação da company page.
Entre em contato conosco para saber mais sobre este serviço.
04 – Newsletters
Outro processo muito comum é o envio periódico de newsletters internas em médias e grandes empresas. Na maioria dos casos o envio é centralizado pelo departamento de Comunicação ou pelo RH e traz as notícias sobre diversas áreas da companhia.
Como boas práticas, recomendamos:
- Realizar uma apuração criteriosa para garantir a relevância do conteúdo;
- Trazer apenas o título e o lide de cada matéria, linkando para a matéria na íntegra na intranet ou em outro site;
- Ser cuidadoso com o design para garantir a boa experiência do leitor.
05 – Intranet
A intranet é uma ferramenta poderosa que permite o compartilhamento de informações entre os colaboradores e integra outras ferramentas da empresa. Essas funcionalidades podem ser: biblioteca de documentos, fóruns de discussão, wikis, chats, sites de projetos, área de novidades, blogs corporativos entre outros.
Vejam! Nesse projeto da intranet do departamento de imprensa da Petrobras, entrevistamos profissionais das principais áreas envolvidas para entender em detalhes os principais processos de negócio da empresa, seus inputs e outputs.
Criamos então a “Sala de Assessores”, uma ferramenta para os assessores de imprensa registrarem seus atendimentos aos jornalistas dos principais veículos do Brasil, realizarem o acompanhamento de tarefas e enviarem comunicados à imprensa, permitindo uma visão gerencial precisa do que acontecia no setor.
Conheça outros cases nossos de Intranets.
06 – Ambientes
Com a retomada do trabalho presencial nas empresas, as demandas por peças para ambientes e canais “físicos”, dentro dos escritórios, voltou a aumentar. Dentre esses recursos podemos mencionar:
- Quadro de mensagens;
- Banners;
- TVs internas;
- Adesivagem de ambientes
07 – Eventos e reuniões
Grandes eventos como palestras, fóruns e convenções têm enorme importância no relacionamento com o público interno, seja na motivação das equipes ou na informação de resultados e inovações da empresa.
Um evento desenvolvido pela Aldeia Comunicação foi o projeto “Prata Casa”, da Petrobras, que divulgou as habilidades artísticas dos colaboradores da empresa no Brasil e no exterior.
Fomos responsáveis por criar o conceito, identidade visual, comunicação, ambientação do evento e os painéis de exposição dos trabalhos.
08 – Impressos
Engana-se quem imagina que os formatos impressos estão em desuso. Pelo contrário, eles continuam sendo muito importantes para uma estratégia de comunicação interna eficaz.
O papel ainda transmite confiança e durabilidade. Um jornal interno pode ser um excelente veículo para disseminar informações, principalmente, para força de trabalho que não tem acesso a computadores no “chão de fábrica”.
Aqui na agência, trabalhamos com materiais impressos focados na comunicação corporativa. Definimos a estratégia editorial, redação, criação do conceito visual e realizamos a diagramação de jornais, folders, relatório anual, tabela de preços, cartilhas etc.
Conheça alguns dos nossos cases de criação de materiais impressos.
09 – Brindes
A estratégia de dar brindes para os colaboradores não se limita apenas à questão material de ganhar um presente. Cada vez mais as empresas vêm adotando esta prática para engajamento dos funcionários à cultura da empresa ou mesmo o envolvimento em uma ação específica interna .
Uma coisa bacana que tem se tornado frequente é vermos nas redes sociais os funcionários orgulhosos postando fotos com Welcome Kits ou brindes de aniversário que a empresa lhes presenteia.
Um formato que a gente curte bastante são miniaturas incríveis, feitas com nível de detalhamento milimétrico, através de um processo de captação de imagem e impressão 3D de alta tecnologia.
E o mais legal é que você pode tanto “scannear” um colaborador, um executivo ou até mesmo um cliente, como também reproduzir um mascote da empresa. Veja abaixo como fica muito real.
10 – Troféus
Outro item que faz bastante sucesso também são os troféus que podem ser dados em convenções ou mesmo em eventos comemorativos. É uma forma de reconhecimento muito bacana que pode estar ligado ao desempenho do profissional ou até mesmo ao seu tempo de casa.
Conclusão
Como vimos, para realizar uma comunicação interna eficaz, é preciso:
- Realizar um planejamento de comunicação
- Conhecer seus colaboradores
- Reforçar a cultura organizacional
- Ter uma gestão mais humanizada
- Estabelecer canais de comunicação
- E também ser transparente na disseminação das informações
Além disso, apresentamos alguns formatos diferenciados e exemplos de projetos que já desenvolvemos aqui na empresa, claro, sem a pretensão de abarcar todas as possibilidades.
Agora que te apresentamos a importância e também como melhorar a sua comunicação interna na empresa, queremos te mostrar alguns exemplos de campanhas de sucesso criadas pela Aldeia. Confira!