Depois de falarmos sobre a definição das personas e jornadas de compra, da importância do site e de uma estratégia efetiva de SEO e do uso das redes sociais, vamos abordar como hotéis e pousadas podem utilizar de forma estratégica o Google e os sites de viagem.
É muito comum potenciais hóspedes procurarem por hotéis baseados nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local. E existem sites específicos para isso, como é o caso do Google (que permite avaliações de estabelecimentos), TripAdvisor e do Booking, para ficarmos nos mais populares.
O impacto de uma avaliação negativa ou positiva é notável: hotéis bem avaliados têm alta procura, enquanto hotéis com muitas reclamações perdem hóspedes.
Nunca existirá unanimidade na internet e, mais cedo ou mais tarde, você pode receber uma crítica. O que importa é que existem formas de amenizar isso, fazer com estes limões uma limonada e usar essas ferramentas para conseguir ainda mais hóspedes.
Qualidade sempre
Você pode ter a melhor estratégia de marketing, mas se o seu hotel não entregar qualidade não funcionará.
O marketing vai trazer o seu cliente, mas o que irá fidelizá-lo é o serviço.
Então, garanta que seu hotel tenha qualidade, conforto, limpeza, bom serviço e tudo que possa agregar a experiência positiva dele.
Você deve corresponder às expectativas da sua persona, porque além de fidelizar um cliente, você estará criando um potencial propagador da sua marca.
Google – explore todas as possibilidades
Se você faz marketing digital, você deve ter uma coisa em mente: quanto mais de nicho for o seu produto, menor será seu alcance, porém, provavelmente, maior será o seu engajamento.
Afinal, nicho é isso mesmo, um corte no mercado, isso significa menos pessoas, mas que estão ávidas para terem as especificidades da sua demanda atendida.
Deixando de lado um pouco as redes sociais, imagine alguém que queira ranquear o seu site em primeiro lugar no Google para a palavra “hotel”.
Caso seja bem sucedido conseguirá milhares de visitas – viajantes que procuram hostels, namorados que procuram pousadas, empresas que procuram hotéis para eventos, alunos de hotelaria entre outros.
Mas mesmo que seu hotel ou pousada consiga atingir este ranking maravilhoso para “hotel”, missão quase impossível, pode acreditar, precisamos dizer que seria como uma bala de canhão para matar uma formiga.
Por outro lado, se você ranquear pousada de luxo em Trancoso perto do centro, o tráfego será menor, mas de um público extremamente qualificado, porque você estará falando para um público que de fato tem interesse no seu produto. Não é alguém que não sabe se vai para Bahia ou para Disney.
Ferramentas do Google para Hotéis
A presença no Google é uma das linhas de ação que investigamos no serviço de estratégia de presença digital aqui na Aldeia.
Segundo o site Hotelaria Web, o Google possui uma série de serviços para divulgar hotel e você deve aproveitar todos.
- Google Meu Negócio: local para divulgar tudo sobre você, imagens, fotos e seu local;
- Google Maps: onde você está com exatidão de localização e ainda sendo divulgado para buscar do tipo “hotel próximo de mim”;
- Google Street View: É o local das fotos 360 graus. Explore a beleza do seu empreendimento.
Google Meu Negócio
Lá se foi o tempo em que as pessoas colecionavam imãs de geladeira para não esquecer o número da pizzaria ou farmácia favorita. Hoje em dia, os usuários recorrem ao Google para saber o telefone, a localização e outras informações das empresas.
Uma das formas dos clientes encontrarem informações do seu hotel é cadastrar o seu empreendimento no Google Meu Negócio.
Também chamado de Google My Business, ele é uma das maneiras mais fáceis de fazer a sua empresa aparecer tanto no Google Maps quanto na rede de pesquisa (página inicial do Google).
A ferramenta é gratuita e você pode cadastrar informações importantes sobre o seu hotel como: endereço, telefone, site, horário de funcionamento, imagens, vídeos e muito mais.
Também é possível interagir com os clientes ao responder os comentários e as avaliações, publicar ofertas, promoções e identificar como as pessoas encontram o perfil da sua empresa.
Aliás, cabe repetir e ressaltar que é fundamental ter e responder comentários (quanto maior o número de comentários e maior a nota, melhor posição), além das perguntas dos usuários do Google.
Os hóspedes dispuseram um tempo para agradecer a estada ou dar uma sugestão. Então, seja recíproco e responda. Também tire todas as dúvidas dos usuários. Já que uma resposta educada e informativa, pode ser o diferencial para que o seu hotel seja o escolhido.
Como o Google Meu Negócio seleciona qual hotel aparece primeiro?
Distância: vai avaliar o termo buscado e a proximidade entre o hotel e o usuário. Se a pessoa não colocar a palavra-chave + a localização (Exemplo: “Hotel em Trancoso”), o Google vai usar os dados de navegação por conta própria e mostrar os estabelecimentos mais relevantes que estão próximos do usuário;
Popularidade: o Google analisa a quantidade de cliques e acessos no Google Meu Negócio da empresa, o número de avaliações, a média de notas, os comentários feitos pelos usuários e a frequência das respostas.
Relevância: é a melhor combinação entre uma empresa cadastrada no Google Meu Negócio e a pesquisa do usuário. O Google vai entregar uma resposta personalizada com base no histórico de pesquisa, intenção de busca e a localização da pessoa.
Todos esses elementos vão compor a reputação da empresa. Quanto melhor essa média, maiores são as chances dela aparecer primeiro que os seus concorrentes.
Google Maps e Street View andam juntos
O Google Maps é o serviço do portal para pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite. Boa parte das ruas do mundo já estão mapeadas pelo sistema.
E, por sua vez, o Google Street View apresenta uma visão panorâmica de 360° na horizontal e 290° na vertical de cada local, permitindo que os usuários vejam as ruas ao nível do solo.
Mas o pulo do gato é que o Street View também tem fotos 360 graus internas dos estabelecimentos, basta cadastrar as suas, então você pode valorizar o seu hotel ou pousada ao adicionar essas imagens. Assim, os seus futuros hóspedes terão uma experiência imersiva.
E, além disso, mais fotos e visualizações significam mais destaque no Google.
Para facilitar seu hóspede chegar até você ou comparar distâncias: com a localização precisa no mapa, o visitante pode ver certinho os percursos de pontos até seu hotel. Além disso, quando um viajante estiver na cidade, o Maps identifica a localização e mostra o que estiver próximo dele, fazendo uma propaganda também do seu estabelecimento.
Tripadvisor – melhore as avaliações dos hotéis
É de conhecimento popular que o Tripadvisor oferece amplos benefícios aos hotéis e se tornou o site de viagens mais popular ao longo dos anos. Além disso, é fácil considerar esse gigante das viagens como parte do marketing de mídia digital para hotéis.
Aqui está o porquê:
1. O site recebe aproximadamente 463 milhões de visitantes únicos todos os meses.
2. Os usuários do Tripadvisor contribuíram com mais de 859 milhões de avaliações e opiniões sobre hotéis, pousadas e hostels.
Fonte: Centro de mídia do Tripadvisor
Hoje, os viajantes usam o Tripadvisor para determinar onde ir, quais lugares visitar. Se a presença do seu hotel não está neste mega site de viagens, com certeza você está perdendo.
Nesta etapa do blog, você também pode considerar as dicas para outros sites como o Booking, Hoteis.com, 123milhas, entre outros.
Como fazer marketing no Tripadvisor?
Cada hotel pode escrever sua descrição, as comodidades oferecidas e tudo o que o torna único. Você só precisa fazer isso com ótimas fotos.
Descubra qual categoria é adequada para você de duas maneiras:
- De acordo com o tipo de acomodação, por exemplo: B&Bs, hotéis boutique, resorts e afins.
- De acordo com o público ou seus serviços, por exemplo: melhor valor, romântico, familiar, alojamento de negócios ou luxuoso.
Obtenha a maioria das avaliações no Tripadvisor
O número de avaliações positivas em sua conta do TripAdvisor é diretamente proporcional às reservas que você receberá.
Quanto mais popular for o seu hotel, de acordo com o Ranking de Popularidade do TripAdvisor, melhor o seu posicionamento na busca interna do site. E quanto mais perto do topo, maiores as chances de o usuário clicar na sua página.
Em palavras simples, mais avaliações = mais reservas = mais receita.
O Tripadvisor oferece aos hoteleiros os dois meios infalíveis para obter mais avaliações em suas contas.
1. Programa expresso de avaliações do Tripadvisor
O TripAdvisor está executando um programa TripAdvisor Review Express, que ajuda os hotéis a coletar mais avaliações no site gratuitamente. Neste programa, o Tripadvisor aborda seus hóspedes recém-chegados para deixar um comentário sobre seu hotel.
No entanto, você só pode se inscrever neste programa se o provedor de tecnologia do seu hotel for um Parceiro de Conectividade do Tripadvisor.
Se você quiser saber como esse programa funciona, você pode explorar isso em detalhes aqui (em Inglês):
Além disso, você também pode definir e-mails automáticos após o check-out do hóspede para coletar avaliações no Tripadvisor e em outras plataformas online. Mas não esqueça de pedir autorização para isso.
Lembre-se que a gestão dos reviews e avaliações online no Tripadvisor é uma das maneiras de manter um bom relacionamento com os seus hóspedes e futuros clientes. As avaliações fazem parte da sua reputação online e podem ser a porta de entrada de muitas novas oportunidades.
A maioria dos usuários formam uma opinião do seu hotel depois de lerem entre uma a seis avaliações online. Ainda, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Tripadvisor, 65% dos usuários estão mais propensos a reservarem com um hotel que responde às avaliações dos hóspedes.
Mas não basta responder apenas aos elogios com o clássico “volte sempre!”. Na pesquisa do Tripadvisor, 85% dos usuários dizem que um bom gerenciamento de reviews negativos melhora sua impressão do hotel.
Caso você tenha dificuldade com o tom de voz e a maneira em lidar com as críticas, fica uma dica – entre na lista dos 25 melhores hotéis no Brasil e observe como eles respondem aos reviews online.
Veja abaixo um exemplo de um feedback dado a um hóspede dado pela pousada Tutabel, do grupo Bio Philia, cliente da Aldeia Comunicação.
2. Aplicativo de avaliações de viajantes do Tripadvisor
Você pode adicionar o Tripadvisor Traveler Reviews App à página de negócios do Facebook do seu hotel (que é grátis).
A integração deste aplicativo permitirá que seus hóspedes lhe dêem avaliações no Tripadvisor a partir de sua página do Facebook. E acredite ou não, é mais fácil para os hóspedes deixarem uma avaliação no Facebook do que em qualquer outra plataforma.
Trabalhe bem os reviews para ganhar os certificados e utilizar os widgets
O certificado de Excelência do Tripadvisor é um prêmio concedido aos estabelecimentos que prestam um serviço de alta qualidade sempre para seus clientes.
Para premiar, o portal de reviews utiliza um algoritmo que leva em conta os itens abaixo, sempre considerando o período de 12 meses (entre 1º de abril a 31 de março do ano seguinte):
- A nota dada pelos viajantes ao estabelecimento que determinam a pontuação mínima de 4 a 5 círculos no TripAdvisor;
- O número de avaliações recebidas;
- A atualidade das avaliações e opiniões dos viajantes;
- A classificação da propriedade no Índice de Popularidade do site.
Se você garantiu o seu Certificado de Excelência do Tripadvisor, essa é a hora de divulgá-lo aos seus visitantes.
Deixe em evidência o certificado no seu site e demais mídias, lembrando para o usuário a qualidade do seu hotel.
Além dos certificados, a sua página no Tripadvisor também oferece widgets, que são aplicativos simples que ajudam a levar o conteúdo dinâmico da sua página no Tripadvisor ao seu site.
Você pode compartilhar prêmios e avaliações mais recentes, incentivar os clientes a avaliar e muito mais!
Conclusão
As ideias de marketing digital para hotéis sempre foram um assunto da indústria. O setor hoteleiro de todo o mundo está sempre procurando maneiras de ganhar força na internet.
Logo, as redes sociais se tornaram uma parte importante do mundo dos negócios.
Por isso, tentamos colocar o máximo de informações para você melhorar a estratégia de marketing digital do seu hotel.
Se feito corretamente e com planejamento adequado, essas plataformas de mídia social podem se tornar suas plataformas de geração de receita em pouco tempo. Então, coloque suas mãos sobre elas e aproveite.