Se sua empresa possui um site ou está desenvolvendo um, você deve estar atento à sua pegada de carbono. Porque a indústria de tecnologia desempenha um grande papel na crise climática. Então, veja neste artigo o que você pode fazer para tornar sua página mais verde.
A pegada de carbono do meu site é tão importante assim?
Muitos de nós não pensamos no impacto ambiental de nossas atividades online. Porém, por que deveríamos? Veja bem, cada ação que realizamos online produz uma pegada de carbono, não importa o quão insignificante possa parecer.
As tecnologias digitais e o uso da internet são atores maciços na poluição do meio ambiente, pois usam uma quantidade considerável de eletricidade. Confira algumas estatísticas:
- Com seus data centers, fábricas e grandes quantidades de lixo eletrônico, o setor de tecnologia é responsável por quase 4% das emissões globais de CO2
- O consumo de energia das tecnologias digitais está aumentando 9% ao ano
- Teremos 29,3 bilhões de dispositivos em rede em 2023
- A indústria utiliza 12.760 litros de água (3.190 galões) para produzir apenas um smartphone.
Em outras palavras, a internet e as tecnologias digitais facilitam as nossas vidas, mas trazem danos para o meio ambiente. E se você possui um site – grande ou pequeno – não há como contornar isso: você está deixando uma pegada de carbono.
Como ter um site verde?
Como sabemos, a mudança climática é uma ameaça séria. Se não queremos que nosso planeta se torne inabitável em alguns anos, devemos agir. Felizmente, há várias coisas que você pode fazer para melhorar a pegada de carbono do seu site e vamos ver a seguir.
Mas antes de começar, é bom verificar se o seu site está “verde”. Você pode usar uma calculadora online de pegada de carbono, como a Website Carbon Calculator. Vamos lá?
Verificando a pegada de carbono do seu site
De acordo com o Website Carbon Calculator, a sua própria home produz aproximadamente 0,5 gramas de CO2 por visualização de página. Podemos traduzir para 60 kg de CO2 por ano tendo como base 10 mil visualizações mensais.
Naturalmente, estávamos curiosos para ver como a Aldeia Comunicação se sairia. Então, usamos a ferramenta para descobrir qual é o impacto da nossa página inicial. Aqui está o resultado:
Portanto, se nossa página inicial receber cerca de 10 mil visualizações mensais, ela produzirá 11.73 kg de CO2 por ano. Isso equivale à quantidade de carbono que uma árvore absorve em um ano.
Claro, estamos felizes que nossa página inicial tenha saído muito bem no que diz respeito ao carbono que emite, afinal nosso resultado é superior a 91% das páginas da web.
No entanto, esta estimativa é apenas para uma página. Nosso site não é somente a home, temos outras páginas gerando visualizações diariamente. Ou seja, ainda há trabalho pela frente.
Exemplo de um site verde
Por uma questão de discrição e respeito, não vamos apontar sites “sujos”, mas vamos ver o mais limpo e ecológico: o Google. Eles produzem apenas 5.480 gramas por ano. O que não é surpreendente quando você considera a meta de zero líquido em 2030.
Os esforços de sustentabilidade do Google variam de aprendizado de máquina para ajudar a resfriar os data centers a termostatos inteligentes que economizam energia doméstica.
Além disso, há o “Rotas Ecológicas” no Google Maps (ainda não chegou ao Brasil), que oferece aos usuários o trajeto com a menor pegada de carbono. Assim, o Google reduziu as emissões de gases de efeito estufa em mais de 500.000 toneladas métricas. O que equivale a tirar 100 mil carros a combustão da estrada.
É hora de agir
Então, o que podemos fazer para termos sites mais verdes? Para começar, discutiremos quais elementos contribuem para a pegada de carbono da sua página.
Cada interação em seu site conta
Todas as ações online, incluindo as interações com seu site, resultam no uso de eletricidade. Por exemplo, sempre que alguém visita seu site, o navegador precisa fazer uma solicitação HTTP ao seu servidor solicitando informações.
Logo, seu servidor precisa responder a esta solicitação e retornar as informações necessárias. Sempre que isso acontece, seu servidor gasta uma pequena quantidade de energia para concluir a solicitação. Por outro lado, o navegador também precisa do poder de processar os dados e apresentar a página ao visitante.
Embora a energia necessária para concluir uma solicitação como essa seja mínima, isto aumenta quando você considera todas as interações em uma página e o número de sites que temos em todo o mundo.
Também é bom saber que a complexidade do seu site desempenha um papel nisso. Ou seja, quanto mais pesado e complexo ele for, mais energia será necessária para enviar e processar dados.
Não se esqueça do tráfego de bots
Em suma, o tráfego de bot refere-se a qualquer tráfego não humano para um site ou aplicativo. Na verdade, representou mais de 40% do tráfego total da Internet em 2022 e você pode ter certeza que bots visitaram sua página na web.
Tal como um visitante entra que em seu site, os bots também fazem solicitações ao seu servidor que precisam ser processadas. E quando se trata de impacto ambiental, não faz diferença se é um bot ‘bom’ ou ‘ruim’ que está visitando seu site.
Por isso, é difícil estimar o consumo total de energia das atividades dos bots, mas considerando que é uma parte tão grande do tráfego total da internet, podemos dizer que esse valor não será pequeno.
Economize energia bloqueando bots ruins
Como mencionamos anteriormente, os bots também gastam energia enquanto rastreiam seu site. E eles rastreiam seu site várias vezes ao dia e, muitas vezes, quando não há necessidade.
É por isso que você deve identificar bots desnecessários e bloqueá-los de seu site, para que quando eles solicitarem seu servidor, seu servidor não atenda. Assim, você estará economizando energia.
Você pode bloquear bots ruins bloqueando o intervalo individual ou inteiro de IPs de onde vem o tráfego incomum. Ou você pode usar uma solução de gerenciamento de bot como Cloudflare.
Reduza o tamanho de suas imagens e vídeos
Para a maioria dos sites, as imagens são os contribuintes mais significativos para o peso de uma página.
Portanto, quanto mais imagens você usar e quanto maiores forem esses arquivos, mais dados serão transferidos e mais energia será usada no processo.
Sejamos realistas, você não precisa de imagens nítidas com alguns megabytes de tamanho. Você precisa que suas imagens sejam boas o suficiente, ou seja, sem ruídos e distorções, apenas isso.
Além disso, imagens pesadas são as culpadas de uma página de carregamento lento, o que é uma péssima experiência para seus visitantes. Para piorar, páginas de carregamento lento também são ruins para SEO.
Aliás, aproveite para ler o nosso blog sobre SEO.
Dessa forma, exporte imagens com o tamanho e formato corretos e compacte-as usando uma ferramenta ou plug-in para reduzir o peso.
Recomendamos o uso de uma ferramenta como Imagesmaller ou sites como o iloveimg, Compressjpeg, entre outros.
Outra dica, evite hospedar vídeos em seu site e use links incorporados de plataformas de hospedagem de vídeo como Vimeo ou YouTube.
Em seguida, você pode reduzir ainda mais o uso de dados do streaming de vídeo removendo a reprodução automática e mantendo o conteúdo do vídeo curto. O vídeo de reprodução automática é difícil de otimizar de qualquer maneira.
Verifique regularmente se há conteúdo redundante
Sempre que temos algo novo para contar ou um novo produto para vender, é fácil criar uma nova página dedicada ao assunto.
Criar novas páginas não é necessariamente uma coisa ruim, mas é importante acompanhar o número de páginas em seu site. Esta nova página é essencial ou você está bagunçando seu site?
E se for necessário, que outros conteúdos podem tornar-se redundantes ou facilmente integrados nesta página? A limpeza regular de páginas que você não está mais usando não apenas economiza energia, mas também ajuda os visitantes do site a encontrar o conteúdo certo e não se perder em seu site.
De acordo com isso, também é bom dar uma olhada no seu estilo de escrita. Escrever de forma clara e compreensível beneficia seu SEO e ajuda os usuários a encontrar o que procuram com mais facilidade.
Reduza outras transferências de dados
Um site tecnicamente enxuto e limpo beneficia os usuários e reduz a sua pegada de carbono. Mantenha seu código limpo e simples, evitando duplicações. Além disso, evite instalar plugins desnecessários que “engordam” o seu site.
Se você estiver executando um site WordPress, poderá usar plug-ins para compactar e limpar arquivos HTML, CSS e JavaScript. Esses plug-ins não alteram seu código; eles removem coisas como espaçamento redundante ou trazem linhas de código para a mesma linha, em vez de distribuí-las em várias linhas.
Use um CDN
Uma rede de entrega de conteúdo (CDN – Content Delivery Network) é uma rede de servidores em diferentes localizações geográficas. Dessa forma, eles trabalham juntos para que o conteúdo seja carregado mais rapidamente, servindo-o de um local próximo aos seus visitantes.
Grande parte do conteúdo do seu site é estático – como HTML, CSS, JavaScript e arquivos de imagem – que permanece o mesmo para todos os usuários. Logo, os CDNs funcionam com uma cópia desses arquivos em cada um de seus servidores na rede.
Quando um usuário entra em seu site, esses arquivos são servidos de um servidor local em vez do servidor de origem. Isso significa que os dados não precisam ir tão longe, o que também ajuda seu site a carregar mais rápido.
Além disso, servir imagens por meio de CDNs é uma excelente opção para reduzir o tamanho do arquivo. Muitos CDNs oferecem uma ampla variedade de métodos de redução de imagem, como exibição de imagens no formato WebP, oferecendo a mesma qualidade de compactação do JPEG, mas com um tamanho de arquivo significativamente menor.
Comece agora a reduzir sua pegada de carbono
Nosso conselho? Comece agora. Porque quanto mais tempo levamos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mais danos estamos causando ao meio ambiente.
Reduzir a pegada de carbono do seu site, provavelmente, não será uma prioridade no seu dia a dia. Nós entendemos isso, mas é hora de começar a investir em nosso futuro. Por isso, entre em contato conosco se precisar de ajuda nesse trabalho.
Então, vamos fazer a nossa parte. A natureza e os visitantes do seu site vão agradecer por isso!