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Conheça 9 tendências de Marketing Digital para 2021

Uma empresa que quer se manter competitiva no mercado não deve ignorar as tendências de Marketing Digital para 2021. Para ajudá-lo a ficar por dentro das novidades desse universo, separamos uma lista com 9 ações e estratégias para este ano. Leia o nosso artigo completo para saber mais!

Quais são as tendências de Marketing Digital para 2021?

Trouxemos 9 tendências e novidades para o Marketing Digital deste ano. Antes de mais nada, a grande maioria foi retirada de estudos de empresas renomadas, como: 2021 Global Marketing Trends: Find your focus da Delloite, Relatório The Future 100 da Wunderman Thompson Intelligence e “10 Key Trends for 2021 & Beyond” da WGSN. Dá só uma olhada! 

1. Agile Marketing

O Agile Marketing é um método que reúne um conjunto de ações, princípios e valores que tornam as estratégias ainda mais eficientes e adaptáveis às mudanças do mercado, sempre com foco no consumidor.

Por que ele está ganhando tanta importância neste ano? Com a pandemia, muitas empresas tiveram que ter agilidade para se adaptar à nova realidade de distanciamento social, por exemplo. Portanto, todos os conteúdos, anúncios e estratégias foram readequados para o “novo normal”. Já as marcas sem uma presença digital forte precisaram investir na internet para não perder vendas.

Uma empresa que achou uma solução rápida para essa mudança de cenário foi o nosso cliente, Aliansce Sonae. Em maio de 2020, eles criaram uma página chamada “Compre Online” para conectar os consumidores do shopping aos lojistas pela internet.

Em seguida, para divulgar essa novidade, a Aldeia desenvolveu uma animação explicando o passo a passo. Veja como ficou:   

2. Assistente e buscas por voz

O aumento do uso de assistentes virtuais é um enorme campo a ser explorado e é excelente para a inovação no Marketing Digital. Será possível desenvolver produtos que se conectem com eles e criar conteúdos em áudio, como os podcasts.

Outra tendência no Marketing Digital para 2021 é que, com o aumento do uso de assistentes virtuais, pode haver crescimento no número de pesquisas por voz. Ou seja, essa mudança de comportamento do usuário no Google pode impactar em SEO, que deve passar a otimizar a criação de conteúdos também para as buscas conversacionais.

3. Clubhouse: rede social para conversas em áudio

Está é uma plataforma de conversas em áudio que ainda não está acessível para todas as pessoas. Exclusivo somente para quem tem um convite, o Clubhouse tem crescido bastante por causa do sentimento de FOMO – sigla da expressão “fear of missing out” que significa “medo de ficar de fora”. 

Já com membros conhecidos como o cantor Drake e o empresário Elon Musk, nessa plataforma, os usuários vão poder entrar em salas virtuais para discutir sobre arte e cultura, programas de TV, etc. A tendência é que essa rede social se expanda ainda mais neste ano. 

4. Conteúdos incríveis improvisados

Com o boom do Tik Tok, muitas marcas perceberam que gastar milhares de reais para a criação de um conteúdo não é garantia de que vai torná-lo incrível. Um exemplo são os conteúdos produzidos por influenciadores digitais que, com poucos recursos, conseguem pensar em algo criativo que atrai a atenção de milhares de pessoas. 

Como a tendência é diminuir os investimentos em Marketing, fazer conteúdos parecidos com esses podem ser uma alternativa. Por isso, a tendência é que haja crescimento desse Marketing despojado em 2021, porque a autenticidade e originalidade – criadas com recursos um pouco limitados – se tornaram extremamente valiosos. 

5. Genuinfluencers e o crescimento do investimento em nano e microinfluenciadores

Uma tendência dentro desse universo de Marketing de Influência é o surgimento dos Genuinfluencers: influenciadores que ajudam no combate à desinformação.

Nesse ínterim, a proposta deles é disseminar a verdade para o seu público com uma narrativa mais séria. portanto, é um conteúdo focado em gerar proximidade com os seguidores. Não deve se parecer tanto com uma propaganda e o foco principal não seria ganhar curtidas. 

Outra tendência que vem crescendo é o investimento em nano influenciadores (até 10K seguidores) e microinfluenciadores (até 100K seguidores). Embora eles não tenham um número alto de pessoas que seguem o perfil, tendem a ter um engajamento maior e fornecem um alto valor às marcas por causa da sua capacidade de acessar microcomunidades bem definidas.

6. Realidade Aumentada

Como foi noticiado há alguns anos, o Facebook comprou a empresa Oculus, empresa que desenvolve óculos de realidade aumentada. Então, é somente uma questão de tempo até que as marcas tenham que incorporar a realidade aumentada ao seu engajamento digital. Apesar de ser algo que ainda não está sendo implementado nessas redes, 2021 pode ser o momento certo de pesquisar, aprender e considerar como ela pode ser utilizada nos ativos digitais atuais. 

7. Respostas prontas na página inicial do Google

O Google está caminhando para entregar, cada vez mais, trechos que respondam a dúvida do usuário sem que ele precise clicar em um link para saber. Atualmente, uma das formas é com a utilização do Google Meu Negócio e outros recursos, como:

  •  Featured snippets: trechos em destaque
  • Rich snippets: geralmente são páginas que trazem avaliações dos usuários
  • Mapa de conhecimento:

É claro que essas mudanças podem causar queda nas visitas ao site de forma gratuita (tráfego orgânico), um dos principais objetivos do SEO. Entretanto, se o seu site trabalhar para ficar nessas posições, ele pode até receber menos visitas, mas isso não o impede de gerar conversões (principalmente compra) de outras formas. Por exemplo: a pessoa pode ver o card no Google Meu Negócio e resolver ir até a loja ver de perto os itens e comprar. 

8. Slow Content

O termo slow content significa conteúdo lento e é a aposta para 2021. Ele tem o objetivo de criar uma menor quantidade de conteúdo, mas faz com que cada um deles tenha uma excelente qualidade. O slow content precisa trazer respostas que vão realmente responder as dúvidas, dores e objeções da persona

Antes, a tendência era criar muitos conteúdos só para agradar os algoritmos das redes sociais e Google. O resultado? Excesso de posts, vídeos e textos que não informavam corretamente a persona e nem traziam valor na jornada de compra do consumidor. 

9. Twitter Spaces

É uma nova funcionalidade do Twitter que deve competir diretamente com o Clubhouse. Esse recurso, disponível atualmente em fase de testes e para apenas um pequeno grupo de usuários, o Twitter Spaces permite a criação de grupos com troca de mensagens em áudio.

Assim, os usuários dessa rede social serão notificados toda vez que um bate-papo estiver acontecendo na plataforma. Dentro desses grupos, o moderador vai poder decidir se deixa todos os participantes falarem ou não. 

Conclusão 

Enfim, no nosso artigo, você conferiu 9 tendências de Marketing Digital de 2021. São ações de agile marketing, slow content, busca no Google sem clique e muitas outras ações que as marcas devem investir para se manterem competitivas no ambiente online.

Agora que você já conhece algumas tendências para este ano, leia o nosso post com dicas para divulgar a sua empresa nas redes sociais

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