Blog

Por que adotar conteúdos em vídeo nas redes sociais é uma boa estratégia?

De acordo com o Meio & Mensagem, as visualizações de vídeo nas redes sociais cresceram duas vezes mais do que as postagens, enquanto o engajamento aumentou cinco vezes mais rápido. O brasileiro ama assistir vídeos online. E é por isso que vamos falar neste post sobre como você pode adicionar vídeos nas suas estratégias de redes sociais.

O aumento do consumo de conteúdo em vídeo

Até uns 10 anos atrás, produzir um vídeo era algo muito caro e viável apenas para empresas de médio e grande porte. Afinal, a produção de vídeo era basicamente destinada aos comerciais de televisão, e vídeos institucionais que não saiam por menos de R$ 20.000. 

Hoje em dia, os custos caíram bastante, principalmente, devido ao crescimento do número de profissionais e empresas no mercado e à queda de preços de equipamentos. É inegável que os celulares são capazes de gerar vídeos de excelente qualidade. Com isso, a utilização e consumo de conteúdos em formato de vídeo explodiu.

Porém, a concorrência também aumentou e as empresas se depararam com um grande problema: como fisgar e reter a atenção do consumidor em um mercado em que há grande oferta de conteúdo? Com isso, as empresas passaram a investir cada vez mais em vídeos interativos, como os vídeos animações. 

Animações

Atualmente, as animações 2D ganharam muita popularidade para apresentação de produtos e serviços, tutoriais e mesmo para conteúdos institucionais. Essa é uma forma simples e divertida das empresas darem o seu recado na sua comunicação interna ou para os seus clientes ou consumidores.

As animações podem ser narradas ou apenas legendadas. A adição de uma trilha sonora é fundamental para dar a emoção e o ritmo que se deseja ao material, transformando a animação 2D em uma ótima opção para quem deseja reter a atenção do consumidor, seja dentro da empresa ou no meio digital. 

A Rede D’or, por exemplo, é um cliente da Aldeia que aposta em animações 2D na sua comunicação interna, abordando temas sérios e importantes de forma mais leve e interativa.

Estes vídeos são exibidos nas TVs dos hospitais, em eventos, e alguns deles vão para as redes sociais. 

https://youtu.be/IysOKi-nmXM

Já os vídeos gravados em estúdio ou com captação externa são um pouco mais elaborados e ideais para apresentar tanto os ambientes físicos, como escritórios, prédios comerciais e plantas industriais, como também para humanizar o conteúdo em vídeo e se aproximar do consumidor. 

A apresentação é feita por executivos ou funcionários da própria empresa e os vídeos com depoimentos de clientes são excelentes para dar credibilidade. 

Temas diferentes em cada rede

As redes sociais apresentam públicos com perfis diferentes de idade, classe social, engajamento e propósito em estarem naquela rede.  No LinkedIn, por exemplo, isso é muito claro, as pessoas estão ali por interesses profissionais, para falar de negócios, e não da sua vida pessoal. 

Com isso, pode ser que, na sua estratégia, você opte por não trabalhar um determinado tema em uma das redes sociais. Ou pelo menos tenha abordagens diferentes, mesmo para o mesmo post. 

Formatos específicos para cada rede

Os formatos também são importantes e cada rede social exige um formato diferente de conteúdo. Vamos ver um outro exemplo aqui da agência.

A Aliansce Sonae é a maior desenvolvedora de shopping centers do país e cliente da Aldeia desde 2009. Quando definimos a sua estratégia de presença online, vimos que os conteúdos em vídeo seriam uma oportunidade para destacar assuntos importantes para eles, atraindo e retendo a atenção das diversas personas que mapeamos.

Então, produzimos pelo menos quatro vídeos por mês para as redes sociais sobre temas estratégicos, incluindo desde infográficos animados até as animações simples de texto. 

Outro formato é o Shopping em Pauta, que é uma série de vídeos com diretores da Aliansce Sonae sobre temas estratégicos para a empresa que são publicados no IGTV do Instagram e no Linkedin, ambos em formatos diferentes.

Além disso, produzimos vídeos de 1 minuto em formato quadrado para o feed e vídeos em diferentes formatos para os stories, para que o conteúdo seja personalizado para a persona.

Acesse o perfil da Aliansce Sonae no Instagram e confira alguns conteúdos produzidos pela Aldeia.

Ah, lembre-se, uma recomendação importante: sempre publique o vídeo na rede social.  As redes entregam melhor organicamente. Evite postar um vídeo no Youtube e colocar o link no Facebook, por exemplo. Em outras palavras, publique nas duas plataformas.

Conclusão

Além dos conteúdos em vídeo terem maior engajamento com os consumidores, este é um formato que “dá match” com TVs Corporativas, Intranet, eventos para o público interno e pode ser distribuído através dos sites corporativos, redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube) e até mesmo via WhatsApp.

Dessa forma, os conteúdos em vídeo impactam mais do que o algoritmo: impactam pessoas, aumentando o reconhecimento de marca e, muitas vezes, também a conversão (venda).

A Aldeia Comunicação vem se aperfeiçoando na produção de vídeos para seus clientes, seja em captações em estúdio, animações 2D e vídeos com fotos e videografismos simples. Possuímos cases para clientes como Aliansce Sonae, Rede D’Or e quem diria, até para a Rede Globo.

Portanto, apoiamos o cliente desde a concepção do roteiro, storyboard, animação, definição/criação de trilhas até a captação e edição dos vídeos. Entre em contato para fazer um orçamento para a sua empresa.