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Inteligência Artificial: como usar para criar conteúdos mais eficazes

Em 2023, os profissionais de marketing entraram em uma nova batalha pela criação de conteúdo. Não só as marcas e as pessoas podem se tornar escritores e editores, mas agora as máquinas, por meio da inteligência artificial (IA), também podem.

No blog anterior, falamos como o ChatGPT pode auxiliar os profissionais de marketing. Agora, vamos aprofundar e abordar como a IA pode ajudar a melhorar seus resultados em SEO e Marketing de Conteúdo. 

Você pode já ter sido seduzido a usar ferramentas de inteligência artificial como uma forma de criar rapidamente mais conteúdo – mas será que o conteúdo gerado por uma máquina ajudará a chamar a atenção do seu público? Não necessariamente.

A posição do Google sobre o conteúdo produzido por IA é clara: 

“Usar automação – incluindo IA – para gerar conteúdo com o objetivo principal de manipular o ranking nos resultados de pesquisa é uma violação de nossas políticas de spam.”

No entanto, o Google reconhece que nem todo o conteúdo de inteligência artificial é spam e a IA pode servir como “uma ferramenta para ajudar as pessoas a criar ótimo conteúdo para a web”.

Ainda assim, é possível utilizar ferramentas de IA e aprendizado de máquina em outras áreas, incluindo pesquisa de conteúdo, otimização e fluxos de trabalho.

Vamos seguir explorando maneiras importantes de usar tanto os recursos humanos quanto a inteligência artificial para melhorar as estratégias de marketing de conteúdo.

Otimize o conteúdo para as pessoas, mas não ignore o SEO

Logo, alguns lembretes sobre como ser encontrado por pessoas que usam mecanismos de pesquisa.

Aliás, temos um blog completo sobre como você pode tentar melhorar o seu ranking no Google e em outros mecanismos de buscas.

Lembre-se de que o Google pretende que todas as atualizações de seu mecanismo de pesquisa (dezenas de milhares por ano) melhorem a experiência de pesquisa para usuários humanos. 

Portanto, otimizar para mecanismos de pesquisa não é tão diferente de otimizar para pessoas. Mas quando você otimiza primeiro para os mecanismos de pesquisa, corre o risco de fazer coisas que podem prejudicar a experiência do leitor humano e a percepção de sua marca.

Por exemplo, se você começar um conteúdo com uma lista de 15 palavras-chave que planeja usar um determinado número de vezes, terminará com um conteúdo que não é agradável de ser lido.

Escrever para pessoas sem os olhos voltados para SEO também pode ser problemático.

Por exemplo, um ótimo conteúdo sem focar nas palavras-chave e sem links internos e subtítulos não receberá atenção positiva dos mecanismos de pesquisa. 

Peças de qualidade otimizadas para um público humano garantem melhor indexação e visibilidade online dos rastreadores dos mecanismos de pesquisa.

Quer você use ferramentas de IA no processo ou não, lembre-se destas diretrizes ao criar conteúdo de qualidade para as pessoas:

  • Escolha temas relevantes para o conhecimento e experiência da sua marca
  • Entenda e entregue o que os leitores precisam
  • Melhore a legibilidade e a acessibilidade
  • Verifique os fatos e compartilhe citações para demonstrar que seu conteúdo é confiável

Essas mesmas etapas ajudarão você com os mecanismos de pesquisa, comunicando a relevância, autoridade e importância do tópico do conteúdo.

Agora vamos ver como a IA pode ajudá-lo a escrever para humanos sem deixá-lo em apuros com os mecanismos de busca.

Algumas ferramentas de Inteligência Artificial ajudam na pesquisa de conteúdo (mas o ChatGPT não)

As ferramentas de conteúdo de IA não são novas. Enquanto os recursos do ChatGPT elevaram seriamente a conversa sobre a geração de conteúdo de IA, os profissionais de marketing usaram plataformas de IA como o Clearscope e outras ferramentas para ajudar os processos de marketing de conteúdo por anos.

Aliás, você pode tê-los usado para pesquisar tópicos e criar resumos de conteúdo.

Os recursos variam e novas ferramentas aparecem regularmente, mas as melhores ferramentas de pesquisa de conteúdo de IA podem:

  • Analisar o conteúdo de melhor classificação para um termo ou tópico de palavra-chave e retorne informações sobre contagem de palavras, subtítulos, número de imagens e links internos e externos.
  • Sugerir tópicos relacionados, palavras-chave e entidades que as pessoas geralmente associam ao tópico.
  • Inspirar a escrita do título e da meta-descrição, resuma as informações e ofereça diferentes maneiras de comunicar as informações.
  • Fornecer perguntas frequentes, fontes comumente vinculadas e outras informações para ajudá-lo a entender o que seu público espera sobre o tópico.

É importante observar que o ChatGPT não é ideal para pesquisa de conteúdo recente, porque usa um conjunto de dados que termina em 2021.

Portanto, embora as ferramentas mencionadas possam analisar os resultados atuais da web ao vivo, o ChatGPT não pode criar conteúdo com base nas informações atuais. Você pode usá-lo para classificar e categorizar palavras-chave por intenção, por exemplo, mas não obterá a lista mais atualizada se pedir ao ChatGPT para criá-la.

Inteligência Artificial pode ajudar escritores humanos (e já o faz)

O Google reconhece em sua orientação sobre a documentação de conteúdo gerado por IA que o conteúdo gerado por máquina pode ser útil: “A automação tem sido usada há muito tempo para gerar conteúdo útil, como placares esportivos, previsões do tempo e transcrições”.

A IA faz um excelente trabalho classificando e categorizando informações, criando resumos e analisando dados. O serviço de notícias Reuters, por exemplo, usa IA desde 2018, quando lançou a ferramenta Lynx Insight para suas redações. 

Sua ferramenta proprietária de IA ajudou seus jornalistas a analisar dados, gerar ideias para histórias e escrever copies simples, atuando como uma espécie de assistente de redação que possui habilidades avançadas de ciência de dados.

Como você pode usar a IA para ajudar em vez de substituir os escritores humanos?

Aqui estão algumas ideias:

Se você trabalha no mercado B2B, pode usar uma ferramenta de Inteligência Artificial para analisar dados anônimos de clientes para criar benchmarks de desempenho para seus clientes.

Se você trabalha para uma marca de varejo ou comércio eletrônico, tente usar IA para escrever descrições de produtos e, em seguida, envie-as por meio de editores humanos para controle de qualidade.

O uso da IA ​​dessas maneiras pode expandir os recursos de seus escritores humanos e ajudá-los a dimensionar seus esforços.

Inteligência Artificial em relatórios de dados

Quando você reúne dados manualmente para seus relatórios, pode ser uma tarefa demorada, confusa e desconfortável.

Na verdade, 43% dos diretores de Marketing acreditam que suas equipes gastam mais tempo compilando dados do que usando-os para tomar decisões.

Um profissional típico de SEO e conteúdo pode passar até quatro horas por dia pesquisando, relatando e analisando manualmente.

Por outro lado, os relatórios automatizados por Inteligência Artificial podem simplificar as operações de relatórios e fornecer informações em tempo real sobre métricas de desempenho complexas.

Os relatórios baseados em IA também podem revolucionar a forma como diferentes partes interessadas os recebem com dashboards para o que cada unidade de negócios deseja.

Além disso, a velocidade dos insights de relatórios pode dar à sua empresa uma vantagem na resposta às mudanças impulsionadas pelos consumidores ou concorrentes.

Painéis personalizados podem ajudar na geração de relatórios para diferentes unidades de negócios em sua empresa quando elas precisam ou desejam.

Você pode integrar relatórios automatizados de Inteligência Artificial de várias maneiras, desde seu CRM até seu Google Analytics.

Usar a IA para analisar os dados para identificar oportunidades comuns e otimizações recorrentes libera o tempo de sua equipe de conteúdo para se concentrar em iniciativas mais criativas.

Mas, é claro, o velho ditado “entra lixo, sai lixo” ainda se aplica. Sua equipe humana deve garantir que os dados que são alimentados sejam mais propositais.

O que vem pela frente?

Ainda não estamos em um estado de simbiose entre os profissionais de marketing humanos e a Inteligência Artificial, mas as possibilidades futuras são empolgantes.

Obra de Michelangelo representada por um robô para criar o nascimento da Inteligência Artificial

Tanto os humanos quanto as máquinas ainda cometerão erros, falharão em alguns aspectos e terão vieses a serem superados.

A IA é melhor usada com entrada e supervisão humana. Determine como e onde isso aumenta melhor as habilidades, conhecimentos e capacidades de sua equipe de conteúdo.

Forneça à sua equipe tempo e oportunidade para explorar como a Inteligência Artificial pode ajudar a dimensionar seus processos, ampliar suas habilidades e se concentrar agora no desenvolvimento de práticas recomendadas para sua organização.

Deixe o seu time, testar, errar, aprender e aprimorar. As lições de hoje conduzirão seu sucesso no marketing de conteúdo para amanhã e além.