Hoje em dia é quase “obrigatório” que a sua empresa esteja presente no digital, seja por meio de um site, e-commerce, app ou perfil nas redes sociais. Muitas companhias acham que basta divulgar seus produtos em sua página no Facebook que as vendas vão aumentar da noite para o dia e não vão.
Vamos lhe dar um exemplo: você fez um post sobre um serviço que teve poucas visualizações no blog do site ou recebeu poucas curtidas e comentários nas redes sociais. Bom, pode ser porque o acesso orgânico ao seu site ou à sua fan page ainda não seja significativo, então, o jeito de “driblar” isso é investir em anúncios nas redes sociais e nas páginas de resultados do Google e outros buscadores.
Neste post, você vai entender a diferença entre mídia orgânica e paga e quais são as plataformas responsáveis pela criação dos anúncios. Confira!
Mídia paga versus orgânica:
O Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais podem ser consideradas plataformas de mídia paga e orgânica ao mesmo tempo. O que diferencia é a forma como o usuário vai distribuir o conteúdo nesses canais.
Você precisa ter em mente que existem duas maneiras de um conteúdo postado em uma rede social ser exibido: a forma orgânica, quando a plataforma o exibe para os seus seguidores sem que você faça nenhum investimento, e a forma paga, quando você define uma verba para que o conteúdo seja exibido para mais pessoas, de acordo com critérios de segmentação que você irá definir.
Tipos de canais de mídia paga
Vamos falar agora sobre quais as plataformas que os profissionais de marketing utilizam para criar, segmentar e promover seus conteúdos e anúncios.
Existem duas formas da sua empresa aparecer nos resultados do maior buscador da atualidade. No post O que é SEO, nós explicamos quais as estratégias você pode implementar para melhorar o seu ranking nas páginas de resultados do Google de forma gratuita. Como essa é uma estratégia que pode demorar para surtir efeito, já que, hoje em dia, existe muita concorrência, vamos falar sobre a forma mais “rápida” de mostrar seus serviços para os clientes em potencial: Google Ads.
Através desta ferramenta, você pode publicar anúncios para que os produtos e serviços da sua empresa apareçam nos resultados de pesquisa do Google, sites parceiros, aplicativos e no Youtube. Um dos recursos mais poderosos do Google Ads é você poder criar anúncios específicos para determinadas palavras-chave.
Então se você é uma loja de flores que vende buquês de casamento, por exemplo, você pode definir que um anúncio sobre a sua loja apareça para as pessoas que buscaram por “buquê de casamento”, “bouquet de noiva” e outros termos afins. Se você tem loja física, pode também definir para quais cidades e até bairros este anúncio ser exibido. São muitas as possibilidades de segmentação.
Outro diferencial muito bacana é que, ao contrário da mídia offline, os anunciantes só pagam de acordo com os resultados obtidos: cliques no anúncio, impressões, etc. Com isso, se o seu anúncio estiver bem direcionado para o público e a sua oferta for atrativa, a dispersão do seu investimento será muito menor.
Facebook e Instagram
O Facebook Ads é uma plataforma que permite veicular anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram. É possível patrocinar imagens, vídeos, post de blog, etc. Os anunciantes podem determinar quem vai ver os anúncios com base nos interesses das pessoas. A cobrança, assim como o Google Ads, também é feita de acordo com o resultado obtido: cliques no anúncio, visualizações, etc.
Para você entender melhor, vamos usar o exemplo de um cliente nosso que é escritor de livros infanto-juvenis. O autor Délio Galvão nos contratou para divulgar a obra “O diário das fantásticas viagens de Giovana” nas redes sociais. Já fizemos vários posts sobre o exemplar e, há pouco tempo, publicamos um anúncio para divulgar a versão digital dos livros dele no Facebook e Instagram.
Conseguimos segmentar na ferramenta para o conteúdo patrocinado aparecer só para quem se interessa por esse tipo de leitura e pais de crianças com idade entre 6 e 12 anos. Escolhemos as cidades do Rio e São Paulo para começar a divulgação e investimos R$ 40,00.
Colocamos a campanha no ar e, depois de algum tempo, o nosso time de Marketing de Performance começou a avaliar os resultados do anúncio. O relatório mostrou que o conteúdo no Facebook estava com mais cliques do que no Instagram. Então, tiramos o anúncio do Instagram do ar, redirecionamos o budget no Facebook e conseguimos incluir outras cidades onde não tem ponto de distribuição de venda física.
Resultado: o post alcançou 40.243 pessoas e gerou 296 cliques no link. Sem a análise de performance, este anúncio poderia ter tido resultado bem menor.
O LinkedIn Ads é utilizado por empresas que querem anunciar na maior rede social profissional do mundo. É possível impulsionar posts, vídeos, vagas de emprego, etc.
A principal vantagem dessa ferramenta é que os perfis dos usuários têm mais dados e informações profissionais em comparação com as outras redes sociais. Isso torna a segmentação dos anúncios muito mais assertiva, principalmente para marketing B2B (business to business).
Conheça os formatos mais comuns de anúncios:
Sponsored Content
Para fazer esse tipo de anúncio é preciso ter uma Company Page, ou seja, um perfil da sua empresa no LinkedIn. A partir daí, você pode pagar para a plataforma mostrar os seus conteúdos (imagem, vídeo, post de blog, etc) na página inicial do seu público-alvo.
Também é possível personalizar e testar anúncios para públicos específicos, sem publicá-los na sua Company Page por meio do Direct Sponsored Content.
Você pode fazer campanhas direcionadas para visualizações de vídeos. Veja este exemplo que fizemos para a Zipdin, cliente nosso que atua no segmento de crédito consignado, para quem o público de RH é extremamente importante.
Text Ads
Neste tipo de anúncio, as empresas podem pagar para alcançar e levar o público-alvo para o seu site sem a necessidade de ter uma Company Page. Os anunciantes podem escolher pagar apenas por clique ou impressão.
Sponsored InMail
É um tipo de anúncio que permite enviar mensagens para o seu público-alvo diretamente na caixa de entrada do LinkedIn. Para usar esse formato, é necessário entrar em contato com um gerente de contas da plataforma, ou seja, não é possível fazer por conta própria.
Mídia Programática
É uma maneira bem assertiva de comprar espaços de publicidade na web, rádio e até mesmo na TV. O foco é escolher o perfil do usuário que se deseja alcançar em vez de escolher os tipos de canais, algo muito comum na mídia tradicional.
Assim como as outras plataformas de anúncios que citamos aqui, nela também é permitido fazer segmentações, criar uma mensagem direcionada e personalizada para cada público. A empresa que decide usar a mídia programática tem acesso a milhares de perfis de usuários e pode escolher quem impactar com a sua marca no momento certo. E como acontece a compra de anúncio?
Bom, isso é um assunto que vamos detalhar em um outro post, mas de maneira resumida podemos dizer que a compra de mídia é realizada por meio de um software, em um leilão em tempo real, sem contato com os donos dos sites. Os dados criados permitem anúncios muito segmentados que vão avaliar o perfil do usuário e a etapa dele na jornada de compra.
Vantagens de investir em anúncios:
Veja abaixo alguns dos benefícios poderosos de investir em anúncios. Confira:
Maior possibilidades de segmentação
Os anúncios permitem que você alcance pessoas que podem estar mais propensas a comprar o seu produto ou serviço, mas ainda não lhe conhecem. Isso porque dá para selecionar quem vai ver o seu conteúdo com base em alguns critérios como: faixa etária, gênero, localidades e interesses. No Google, a segmentação inclui também palavra-chave.
Obtenção de resultados com mais velocidade
Ao investir em mídia paga, a sua empresa pode ter resultados mais rápidos e previsíveis. Isso porque logo depois de colocar um anúncio no ar, as plataformas já geram relatórios com informações sobre a performance deles. O melhor? Você pode começar até mesmo com um baixo investimento.
Construção de autoridade
Se você quer atrair mais pessoas para o seu site ou blog, investir em anúncios é uma ótima maneira de atrair mais visitantes. Agora vale lembrar que o conteúdo deve ser realmente rico para atrair os clientes em potencial e transmitir autoridade.
Investir em mídia paga pode fazer a sua empresa ser mais conhecida e isso ainda pode ajudar no seu posicionamento orgânico. Afinal, se o usuário conseguir enxergar valor no conteúdo oferecido por você, provavelmente, ele vai querer acessar seu site ou blog novamente.
Concluindo:
Como você viu, quando falamos em mídia paga estamos nos referindo aos anúncios das redes sociais, mídia programática e também do Google. Podemos dizer que essa é uma das maneiras mais rápidas da sua empresa alcançar o seu público-alvo. Mostramos também algumas das plataformas mais conhecidas de criação e divulgação de anúncios como o Google Ads, LinkedIn Ads, Facebook e Instagram Ads.
Agora que você já sabe o que é mídia paga, não deixe de conferir o nosso post sobre Inbound Marketing.