Blog

O que é Google Ads: tipos de anúncios e benefícios para o seu negócio

Muitas pessoas acreditam que Google Ads são apenas os links patrocinados exibidos quando você faz uma busca. Nada disso! Você já deve ter se deparado com alguns anúncios no Youtube ou então já foi impactado por uma propaganda no Gmail. Afinal, o que essas situações têm em comum? Todas foram criadas por meio dessa plataforma.

Para você entender melhor, fizemos um artigo para explicar o que é Google Ads, quais são os tipos de anúncios e os benefícios que a sua empresa pode ganhar. Boa leitura!

O que é Google Ads?

Antes de mais nada, o Google Ads, antigo Google Adwords, ele é uma plataforma de anúncios do maior buscador da atualidade. Nessa ferramenta, conseguimos criar conteúdos de mídia paga para serem veiculados no Youtube, na rede de pesquisa do Google, aplicativos, etc. Um grande diferencial da plataforma é que as empresas podem mostrar anúncios para usuários que fizeram buscas no Google e no Youtube com termos de interesse do negócio. 

Uma vez criado o anúncio (ou link patrocinado), ele pode aparecer quando a pessoa busca palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Da mesma forma, ele também pode ser exibido quando o usuário está em um site com conteúdos relacionados ao seu segmento ou empresa. 

Vamos dar o exemplo de um cliente nosso: o Instituto Brasileiro do Cérebro (INBRACER). Eles nos contrataram para fazer anúncios no Google Ads. Então, criamos uma campanha institucional com palavras-chave como: “Clínica de Psicologia” entre outras. Assim, toda vez que uma pessoa, localizada na cidade do Rio, buscar esse termo, o anúncio do Inbracer vai aparecer:  

O que é Google Ads na rede de pesquisa. Exemplo de anúncio do nosso cliente INBRACER

Tipos de anúncios

Com o Google Ads, você pode criar diversos anúncios em locais diferentes da rede. Dá só uma olhada:

Rede de pesquisa

Sabe aqueles links patrocinados que aparecem quando você faz uma busca no Google? Então, eles podem ser em formato de texto, dinâmicos de pesquisa e Google Shopping.

Podem aparecer também em sites parceiros do Google, como o Youtube:

Rede de display

A rede de display é formada por sites, portais de notícias e blogs e alcança mais de 90% dos internautas no mundo todo. Os anúncios que você pode veicular nesta rede podem ser em  formato de texto, gráfico, vídeo ou banner interativo em sites parceiros do Google, Gmail, Youtube, etc. Por exemplo: 

YouTube Ads

Eles aparecem ao longo dos vídeos que as pessoas escolhem assistir. Vamos falar sobre cada um dos tipos de Youtube Ads em outro post, mas o que você precisa saber é que existem dois principais: 

  • Anúncios in-stream puláveis: quando o usuário tem a opção de pular o anúncio depois dos primeiros 5 segundos. 
  • Anúncios in-stream não puláveis: quando os espectadores têm que ver o anúncio inteiro. Alguns podem ter entre 15 segundos e 20 segundos. Já outros são mais curtos, de até 6 segundos, (chamados de bumper) que ajudam a otimizar o reconhecimento de marca e o alcance. Um exemplo clássico é o anúncio do Ifood que usa esses poucos segundos para falar o nome da própria marca. 

Gmail Ads

O que é Google Ads no Gmail? Se você tem uma conta nele, com certeza já deve ter sido impactado por algum tipo de propaganda na sua caixa de entrada. Ele tem o formato bem parecido com um e-mail comum, mas vem com a marcação “Anúncio”. Quando o usuário clica nele, pode ver o conteúdo expandido.

Essas informações mais detalhadas estão em um formato HTML que permite a inclusão de vídeos, formulários, telefones e até links. Além disso, o anúncio ainda tem a opção de “Salvar na Caixa de Entrada”. 

Créditos imagem: Neil Patel  

Google Shopping

É ideal para empresas que têm um e-commerce e vendem produtos como roupas, alimentos, etc. Ela precisa ter uma conta no Google Shopping para criar uma campanha via Google Ads. Esses anúncios são mais visuais, porque incluem a foto do produto, preço, nome da loja, etc. 

Aplicativos móveis

Você pode criar um anúncio para aparecer dentro de um aplicativo móvel ou para divulgar o próprio app. É possível utilizar a rede de pesquisa ou de display do Google para levar o usuário até a sua página de captura ou fazer o download do app na Play Store.

Créditos imagem: Neil Patel  

Benefícios do Google Ads para o seu negócio

Então, agora que você já sabe o que é Google Ads e os tipos de anúncios, vamos falar sobre as vantagens que o seu negócio pode ganhar:  

Resultados mais rápidos

Mesmo que a sua empresa tenha um blog e já invista em uma boa estratégia de SEO, os resultados demoram para aparecer. Mas com o investimento em Links Patrocinados e nos outros canais e formatos disponibilizados pela plataforma, você tem mais chances de atrair novos visitantes para o seu site de maneira mais rápida. 

Controle do Investimento

Sua empresa pode decidir como deseja investir em publicidade por meio do Google Ads, seja por mês, dia ou campanha, e ainda configurar a forma de cobrança, seja por clique, conversão ou a cada mil impressões.

Custo mais baixo

Nessa plataforma, você pode começar com pouco investimento, ver o retorno do público para só depois decidir se deseja investir mais. 

Conclusão 

Em suma, você descobriu o que é Google Ads. Mostramos também os tipos de anúncios que podem ser criados no Youtube, aplicativos e muito mais. Ele é vantajoso para a sua empresa, porque pode atrair – mais rápido – visitantes para o site com um custo menor do que a das propagandas tradicionais.

Então, gostou do nosso conteúdo e quer saber mais informações sobre anúncios? Leia o nosso artigo sobre as Plataformas de Mídia Paga

O que é Google Ads: crie a sua campanha de mídia paga no Google. Fale com a Aldeia!