Quando você vai iniciar um negócio, uma das primeiras coisas que você precisa criar antes de “abrir as portas” é o nome da sua empresa e uma logomarca. Marca criada, você abre a empresa, contrata funcionários, comunica o seu produto ou serviço, conquista clientes, presta seu serviço com excelência, faz este negócio crescer, tudo isso demanda muito trabalho e, quase sempre, leva alguns anos. Mas, aí, um belo dia, vem alguém e diz você não pode mais usar a sua marca. Você pensa:
Ops, como assim? Eu fiz tudo certo.
Bem, talvez você tenha feito quase tudo certo. Só esqueceu de fazer o registro da sua marca no INPI. Acredite: este é um problema que não ocorre só com grandes empresas. Os negócios de pequeno e médio portes também precisam ter o mesmo grau de consciência para evitar possíveis “dores de cabeça”. Como evitar que isso ocorra com a sua empresa atual ou que você está empreendendo? É sobre este assunto que vamos tratar neste post.
Evite imitações
Que tal iniciarmos contando uma história real? Ela começa lá em 1961, quando a Construtora Ipê foi fundada. A empresa foi aberta, registraram o nome na junta comercial e “bola para frente”. Em 2014, esta empresa resolveu autuar uma empresa chamada Ypê Engenharia, que havia sido criada em 1982, ou seja, depois deles, alegando concorrência desleal pela colidência, que vem a ser a semelhança entre marcas.
Tudo indicaria que eles ganhariam a causa, correto? A outra empresa havia sido fundada mais de vinte anos depois, os nomes realmente têm a mesma sonoridade, as duas empresas atuam no mesmo segmento, mas…a Ypê Engenharia registrou a sua marca no INPI em 1994, e a Construtora Ipê apenas em 2003.
E aí, por causa desse detalhe, a “Ipê” perdeu a ação. A justiça negou o questionamento com o argumento de que a titularidade no INPI é a única que dá direito de exclusividade sobre uma determinada marca com alcance nacional.
Portanto, se a sua marca não for registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), outras companhias podem usar qualquer elemento da sua identidade, seja por má fé ou por não saber que ela existe. Essa situação compromete a sua presença no mercado e credibilidade, porque a semelhança pode confundir os clientes.
Ter a titularidade é a única forma de proteger legalmente a sua marca. Ela garante o uso exclusivo e impede que outro negócio comercialize produtos ou serviços do mesmo segmento com uma marca idêntica ou semelhante no Brasil. Vale lembrar que esse benefício pode ser estendido para mais 137 países.
Mas e quando a empresa perde a causa, qual o tamanho do prejuízo?
Talvez possamos pensar sobre esta questão a partir deste mesmo exemplo, para que fique mais claro. Vamos pensar se uma empresa de engenharia, como a Ypê, perdesse a causa e fosse obrigada a mudar o seu nome. Quais seriam os possíveis impactos?
Em primeiro lugar, ela teria que contratar uma agência para criar um novo nome, um novo logo e uma nova identidade visual. (E registrá-los, pelo amor de Deus!!!). Criar um novo site, materiais de papelaria, como cartões de visitas, envelopes, pastas, além de folders comerciais, elementos de ambientação interna. Placas de sinalização de obras, uniformes.
Vamos fazer o mesmo exercício se fosse o nome de um bar ou restaurante: um estabelecimento como este geralmente tem letreiro, menu, jogo americano, material de comunicação, a marca, ou suas cores podem estar em sua ambientação. Se a empresa tem mais de uma filial, estes prejuízos vão se multiplicado. Enfim, cada segmento tem sua peculiaridade em função do seu enxoval de marca.
Mas para todos há um prejuízo comum: a reputação.
Nestes casos onde há de fato uma colidência, é muito desagradável você ter que entrar em contato com o seu cliente para dizer que está mudando a sua marca por tal motivo. Você certamente vai florear, inventar uma história bacana (nós de marketing estamos aí para isso, não é verdade?), mas, há uma grande possibilidade deste cliente vai acabar sabendo o que de fato ocorreu. Estas histórias correm. Faça a busca no Google por Ypê Engenharia e você vai ver o que estamos dizendo.
O registro no INPI traz mais segurança para a sua empresa
Quando você registra a sua marca, recebe um certificado para provar a sua titularidade. A partir daí, você passa a ter certeza de que pode posicionar a sua companhia no mercado. Poderá investir em comunicação interna e externa, pois sabe que tem o direito de utilizar a sua marca para divulgar os seus produtos e/ou serviços sem medo de perdê-la.
Gere mais credibilidade ao registrar a sua marca
Investir no registro evita que a empresa seja considerada receosa no mercado, valoriza a marca, gera lealdade e retém os clientes. Você tem mais possibilidade de segmentar os seus produtos e/ou serviços e até criar submarcas.
A sua empresa ganha uma boa reputação desde que o produto e/ou serviço seja de excelente qualidade e satisfaça o desejo dos consumidores. Por último, tem mais possibilidade de receber análise positiva para a captação de recursos financeiros em instituições de crédito.
Concluindo
Optar por registrar a sua marca pode proteger sua empresa de riscos jurídicos e trazer inúmeros benefícios. Ela é a garantia de que a sua companhia será a única a divulgar produtos no seu segmento sem precisar se preocupar se, a qualquer momento, uma empresa concorrente pode criar algo idêntico. Além disso, você ganha mais credibilidade com os seus clientes e investidores em potencial.
Agora que você já sabe porque é importante registrar sua marca, confira 07 dicas para escolher uma agência para criar o logo da sua empresa.