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Você sabe o que é Benchmarking no Marketing Digital?

Você sabe o que é benchmarking no Marketing Digital?

Está começando a aprofundar a sua presença digital, mas ainda não sabe o que é benchmarking no Marketing Digital? Então, fique sabendo que a análise das ações de seus concorrentes é uma ótima maneira de iniciar a elaboração da sua própria estratégia.

Na verdade, existem várias formas de avaliar os outros negócios de um mesmo segmento, mas o recorte que vamos fazer aqui é sobre a presença digital dessas marcas. Leia o nosso artigo completo para saber mais!

O que é benchmarking?

Um dos maiores desejos dos empreendedores e gerentes de Marketing é vencer a concorrência, mas para superá-la é preciso em primeiro lugar conhecê-la. Por isso, saber o que é benchmarking é importante. Essa estratégia faz um estudo aprofundado sobre as práticas de Marketing Digital de negócios, geralmente, do mesmo setor que o seu.  

Dissemos “geralmente”, pois você pode incluir no seu diagnóstico empresas de outros setores, mas que você já observou alguma boa prática. 

O objetivo é verificar quais são os pontos fortes destes players, o que eles fazem que está dando um resultado positivo, e adaptar essas estratégias de marketing digital à realidade do seu negócio. 

Os pontos fracos também podem ser observados. Não só para que você evite cometer os mesmos erros, como também, para aproveitar as oportunidades deixadas pelos seus concorrentes. 

Muito além da análise de posts de redes sociais

Agora que você já sabe o que é benchmarking, precisamos deixar bem claro que essa estratégia não verifica só os posts nas redes sociais e a quantidade de seguidores. Aqui na Aldeia, por exemplo, vemos quais são as ações de inbound, marketing de conteúdo, SEO, marketing de influência, e-mail marketing e mídia paga feitas pelos concorrentes para impactar as suas personas. 

Analisamos como o site e o blog estão estruturados, se há uma identidade visual bem definida e muito mais. Essas análises trazem insumos para comparar as empresas e propor melhorias.

Olhar a concorrência é diferente de copiar!

Claro que nem todas as ideias que aparecem durante a análise de benchmarking vão poder ser aplicadas no marketing digital da sua empresa. Existem vários motivos para isso: orçamento disponível, contexto que o negócio está inserido e o posicionamento da sua marca. 

Muitas vezes, copiar tudo o que o seu concorrente faz pode não trazer resultado e, ao mesmo tempo, fazer a sua empresa perder a identidade e o posicionamento de mercado. Por isso é preciso tomar cuidado! 

Benchmarking também pode ser chamado de benchmark?

Não. Apesar de serem nomes parecidos, Benchmarking é bem diferente de benchmark. Esse último, nada mais é do que um modelo de referência. É como se fosse um exemplo a ser seguido.

Por exemplo: a Nubank é um benchmark [referência] em banco digital. Já o Benchmarking é todo o processo de análise e comparação das práticas das empresas em uma determinada atividade. 

Como fazer um benchmarking de marketing digital?

Primeiro, você deve definir qual o escopo de estratégias você vai analisar. Anteriormente, dissemos que a nossa abordagem aqui na Aldeia é bem completa, observando o site, práticas de conteúdo, SEO, redes sociais, publicidade online, inbound marketing e até marketing de influência, mas você pode ter diferentes profundidades nesta estratégia. 

Por exemplo, na análise de um site, você pode avaliar apenas a home page ou todas as páginas mais importantes. Ver como a empresa aborda o cliente, se possui área de conteúdo atualizada, se utiliza estratégias efetivas de SEO e para quais palavras-chave ela indexa. Aqui na Aldeia, nós utilizamos o SemRush para fazer esta análise.

É bastante válido você elaborar um documento (principalmente se for compartilhar com sua equipe ou cliente) para tangibilizar as suas observações. Como? Inserindo prints das telas dos sites, redes sociais, do SemRush, etc..

Além disso, anotar, para cada estratégia, quais são as boas e as más práticas e o que você vislumbra como oportunidades para a empresa.  Ah, talvez aqui você não se aprofunde muito, pois você vai detalhar quais as práticas que você vai adotar na próxima fase, a estratégia de presença digital.

Quais são as vantagens dessa estratégia? 

Entender o que é benchmarking e quais são as táticas que essa estratégia busca analisar é muito importante. Agora, quais são os grandes benefícios de fazer essa análise? 

  • Aprender com as empresas que já passaram pelos mesmos desafios que o seu negócio;
  • Descobrir quais são as estratégias e ações de sucesso dos concorrentes;
  • Estar atento às novas tendências do mercado;
  • Melhorar o autoconhecimento sobre o negócio;
  • Otimizar os processos e práticas para chegar o mais perto possível da excelência;
  • Possibilidade de desenvolver estratégias que auxiliem a empresa a crescer;
  • Reduzir custos, ampliar a margem de lucro, entre outros.

Conclusão

Mostramos neste artigo o que é benchmarking e quais são os principais pontos analisados nesta estratégia. Você viu também que alguns benefícios de investir nesta análise são a redução de custos – ao evitar cometer os mesmos erros dos concorrentes -, otimização de recursos e muito mais. 

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