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As redes sociais serão o novo Google?

Quando você pensa em fazer uma busca online, imagina a barra de pesquisa do Google ou a barra do TikTok? Se for o primeiro, lamento lhe dizer, você pode estar atrasado nas tendências. Porque enquanto você otimiza seu conteúdo para o Google, as gerações mais jovens estão recorrendo às redes sociais para buscar informações. 

Mas essas informações devem impactar sua estratégia de conteúdo? E isso é apenas uma tendência ou as plataformas de mídia social estão realmente se tornando os novos mecanismos de pesquisa? É o que pretendemos responder neste artigo.

Qual é o apelo das redes sociais como mecanismos de pesquisa?

Atualmente, muitos jovens – principalmente da Geração Z (nascidos após o ano 2000) – usam as redes sociais como uma forma de encontrar facilmente o que procuram. A revelação foi feita, meio sem querer, por Prabhakar Raghavan, executivo da área de conhecimento e informação do Google, em evento promovido pela revista americana Fortune, em 2022.

Então, o que eles estão procurando? Conteúdo genuíno. Ou seja, vídeos feitos por pessoas reais que compartilham suas experiências sobre determinado tema, produto ou serviço.

Parece estranho? Mas uma rápida busca no TikTok ou Instagram confirma que as plataformas funcionam para esse propósito. Basta digitar, por exemplo, “receita de bolo de chocolate” para diversos vídeos sobre o tema aparecerem.

Para especialistas, esse é o motivo que seduz os jovens. Os resultados da pesquisa sempre surgem na forma de vídeos, e não textos, e a geração Z habituou-se a ver mais e ler menos.

Resultado de busca no TikTok
Resultado de uma busca por receita de bolo de chocolate no TikTok

Além disso, os jovens também adoram conteúdo curto. Tanto o TikTok quanto o Instagram têm um limite de duração dos vídeos, o que significa que você obtém o conteúdo em menor tempo.

Leia nosso blog sobre a importância dos vídeos para a sua estratégia de marketing.

O calcanhar de Aquiles das redes sociais

Por outro lado, as redes sociais são plataformas onde as pessoas compartilham conteúdo, interagem entre si e seguem perfis de seu interesse. Elas possuem mecanismos de busca internos para encontrar pessoas, páginas e grupos dentro da plataforma. As redes sociais também implementam algoritmos para personalizar o feed de notícias de cada usuário com base em suas preferências e comportamentos anteriores.

No entanto, as redes sociais têm suas limitações. Elas podem apresentar viés algorítmico, exibindo conteúdo com base nas preferências e interações anteriores do usuário, o que pode resultar em bolhas de filtro e restringir a diversidade de informações. Além disso, a qualidade e a confiabilidade das informações nas redes sociais podem variar significativamente, uma vez que qualquer pessoa pode publicar conteúdo, independentemente de sua precisão ou veracidade.

Até o Google já mudou

Alguns anos atrás, o Google começou a mudar fundamentalmente a maneira como eles trabalham. E uma dessas mudanças foi passar do texto para o visual. Você já reparou que, ao pesquisar no Google, são exibidos resultados mais visuais? Vídeos, imagens, comentários com fotos anexadas. Em vez de um bloco de texto, o Google agora mostra autenticidade.

Resultado de busca no Google Desktop

Então, pense: “se o Google pensa que as redes sociais são uma ameaça grande o suficiente para mudar o seu funcionamento, você deveria?”

As novas armas do Google

Os mecanismos de busca, como o Google, são projetados para fornecer resultados relevantes e abrangentes para as consultas dos usuários, cobrindo uma ampla gama de tópicos e tipos de conteúdo. Assim, eles são construídos com algoritmos complexos para classificar e indexar páginas da web com base em sua relevância e autoridade.

Com todas essas mudanças, o Google Search está realizando progressos significativos na maneira como fornece informações aos usuários. Com a preocupação de uma hegemonia do TikTok e do Instagram, a empresa está buscando abordagens ainda mais criativas para entregar o que as pessoas procuram, e isso está cada vez mais ligado a conteúdos de imagens e vídeos.

Os recursos do Google Multisearch

Por meio da ferramenta multisearch, é possível direcionar o celular para um objeto, um bolo de chocolate, por exemplo, e encontrar o produto exato ou semelhante disponível para compra. Além disso, o Google também pensou nos negócios locais, porque é possível capturar a imagem desse mesmo bolo e localizar o comércio mais próximo que oferece essa iguaria.

Para usar o recurso, você deve:

  • Abrir o aplicativo do Google no celular e tocar no ícone colorido de câmera (Google Lens) na caixa de texto da pesquisa
  • Escolher uma imagem da galeria ou usar a câmera do celular para fotografar
  • Tocar no pequeno ícone com lupa
  • Você será levado para o buscador
  • Agora, você deve digitar o que pretende encontrar: um local para comprar, uma receita para fazer o bolo ou o que mais necessitar, por exemplo
  • Pronto, o buscador vai cruzar os dados textuais e de imagem para apresentar o melhor resultado possível

Veja o passo a passo:

Já o recurso de exploração de cena (scene exploration), que será lançado em um futuro próximo, permite usar o multisearch para capturar com o celular uma cena mais ampla, como uma prateleira de supermercado. Isso permitirá obter informações em tempo real sobre diversos produtos, tornando a tomada de decisão durante a experiência de compra mais fácil. O Google demonstrou a funcionalidade com uma gôndola de chocolates.

Resultado de busca no Google Scene Exploration

Além disso, o Google anunciou que está trabalhando em formas de mostrar vídeos curtos nos resultados de pesquisa com maior frequência. O YouTube já se adiantou e lançou o Shorts. Essa é uma forma de atrair o público mais jovem, que usa o TikTok e o Instagram para realizar pesquisas.

Dica de vídeo

Durante a YoastCon 2023, a especialista em SEO Jes Scholz também falou sobre a importância das mídias sociais no cenário de busca atual. Durante a palestra, ela explicou por que, atualmente, é necessário otimizar além da busca. Confira um trecho curto de sua palestra aqui (começa em 1:10 e vai até 3:22).

Mudar sua estratégia é mesmo uma escolha?

Se bem utilizadas, as tendências e mudanças que apresentamos neste blog podem trazer muitas oportunidades para as marcas e os profissionais de Marketing, principalmente os que atuam no ramo B2C. 

O TikTok tem potencial de se tornar um bom canal topo de funil, ideal para compartilhar conteúdo de infoentretenimento direcionado para a fase de descoberta e aprendizado. Também é um meio muito estratégico para gerar reconhecimento de marca.

Ou seja, quem souber como aplicar esses resultados na jornada do consumidor* terá sucesso.

*A jornada do consumidor é o processo pelo qual um indivíduo passa desde o momento em que se torna consciente de um produto ou serviço até o momento em que realiza a compra e além dela. Ela envolve várias etapas, como conscientização, consideração, decisão de compra e fidelização. Leia o blog que fizemos sobre jornada do consumidor para hotéis e conheça mais sobre o tema.

Em suma, o Google Search continua sendo o melhor canal para atrair visitantes de forma orgânica, por meio de conteúdo e estratégias de SEO. Além disso, a chegada dos recursos multisearch, exploração de cena e pesquisa de vídeos curtos abre muitas possibilidades, em especial para e-commerces e negócios locais.

Leia o nosso blog sobre SEO.

Porém, independentemente da forma como você planeja aproveitar essas tendências, é sempre importante ter em mente a sua persona. É somente com esse cuidado que você vai poder oferecer conteúdo valioso para seu público em diversos canais e formatos.

Portanto, embora possa não parecer divertido aprender uma nova maneira de fazer negócios, é a única maneira de seguir em frente. Ou mover-se. Felizmente, você sempre pode contar com a ajuda da Aldeia Comunicação nesse desafio.