Ter uma diversidade de conteúdo e formatos é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, e os vídeos continuam sendo um destaque, mas você utiliza todo o potencial deles?
Segundo o Meio & Mensagem, as visualizações de vídeos nas redes sociais cresceram duas vezes mais do que as postagens, enquanto o engajamento aumentou cinco vezes mais rápido. Afinal, o brasileiro ama assistir vídeos online.
O vídeo como forma de conteúdo pode aprimorar a experiência em cada estágio do ciclo de compra. Desde a socialização de sua marca em uma campanha de conscientização até uma mensagem de vídeo personalizada enviada por um representante de vendas – ele pode educar e encantar como nenhum outro meio.
O último relatório da Videyard, revela que a maioria dos profissionais de marketing reconhece a importância dos vídeos para os seus clientes, mas muitos ainda não percebem todos os benefícios de somar o formato à sua estratégia de marketing de conteúdo.
Assim como qualquer tipo de conteúdo, o vídeo não é uma “solução que caiu do céu” e funciona melhor quando usado em conjunto ou como suporte de outros formatos.
Vídeos já não são mais tão caros
Há uns 15 anos, produzir um vídeo era algo muito caro e viável apenas para empresas de médio e grande porte. Portanto, a produção de vídeo era basicamente destinada aos comerciais de televisão e vídeos institucionais não saiam por menos de R$ 20.000.
Atualmente, os custos caíram bastante, principalmente, devido ao crescimento do número de profissionais e empresas no mercado e à queda nos preços dos equipamentos. É inegável que os celulares são capazes de gerar vídeos de excelente qualidade. Assim, a utilização e consumo de conteúdos nesse formato explodiu.
Para vocês terem uma ideia da popularidade desse formato, o Youtube já é a segunda rede social mais usada no Brasil e abrange 138 milhões de pessoas que veem e postam vídeos mensalmente. O Tik Tok, outra plataforma exclusiva de vídeos, fica em quinto lugar.
Uma dica de ouro é treinar criadores de conteúdo dentro do seu negócio (os seus colaboradores). Porque os vídeos gerados pelo usuários possuem autenticidade, são rápidos e econômicos de produzir comparados ao vídeo tradicional. Mesmo que não fiquem excelentes, é melhor ter do que não fazer.
Gráficos mostram a importância dos vídeos
Veja abaixo alguns gráficos da pesquisa da Videyard com diversos profissionais de marketing que mostram a importância do vídeo para as estratégias de marketing da sua empresa e dos seus clientes:
Setenta e três por cento dos profissionais de marketing entrevistados disseram que o vídeo se tornou mais importante para seus negócios no último ano.
Praticamente todos os profissionais de marketing estão usando vídeos
Setenta e oito por cento dos entrevistados utilizam os vídeos para redes sociais. Esse é o principal uso do material.
Animações 2D são uma ótima opção para quem pensa fora da caixa
As animações 2D, particularmente, ganharam muita popularidade para apresentação de produtos e serviços, tutoriais e mesmo para conteúdos institucionais. Essa é uma forma simples e divertida das empresas darem o seu recado na sua comunicação interna ou para os seus clientes ou consumidores.
Estes vídeos podem ser narrados ou apenas legendados. A adição de uma trilha sonora é fundamental para dar a emoção e o ritmo que se deseja ao material, transformando a animação 2D em uma ótima opção para quem deseja reter a atenção do consumidor, seja dentro da empresa ou no meio digital.
A Rede D’or, por exemplo, é um cliente da Aldeia que aposta em animações 2D na sua comunicação interna, abordando temas sérios e importantes de forma mais leve e interativa.
Muitos vídeos são exibidos nas TVs dos hospitais, em eventos, e alguns deles vão para as redes sociais.
Vídeos para redes sociais obtêm excelentes resultados
Os profissionais de marketing disseram que os vídeos para redes sociais produziram os melhores resultados no marketing nos últimos 12 meses.
Vídeos curtos geralmente obtêm os melhores resultados
As empresas têm um longo caminho a percorrer usando os vídeos
Apenas 12% dos entrevistados disseram que sua empresa e/ou cliente estão usando todo o potencial de seus vídeos.
Os orçamentos para vídeos continuam a aumentar
- Quarenta e dois por cento dos profissionais de marketing disseram que seu orçamento de vídeo para 2022 era maior do que o orçamento de vídeo para 2021.
- Sessenta e quatro por cento esperam que seu orçamento de vídeo aumente em 2023 em comparação com 2022, e 26% deles espera-se que aumente em mais de 9%.
- Setenta e quatro por cento acham que sua organização precisa investir mais em vídeo.
Pense nos seus vídeos como uma plataforma de streaming
O vídeo está se tornando cada vez mais parte fundamental das experiências de marketing. Assim, vem o desafio de entrega de vídeo de forma direcionada.
A maioria das empresas publica vídeos em listas de reprodução (por exemplo, canais do YouTube e outras postagens de redes sociais). Já outras incorporam vídeos em postagens de blog para melhorar a experiência do usuário e conseguir melhores resultados de SEO.
Apesar de termos visto a popularidade do vídeo aumentar de forma constante ao longo dos últimos anos, no entanto, esta pesquisa mostra que grandes resultados são difíceis de obter.
Por quê?
Os profissionais de marketing devem começar a explorar como entregar diferentes experiências de vídeo para públicos específicos em diferentes partes da jornada do cliente.
Isso parece óbvio, porém ainda é impressionante a frequência com que as marcas tentam alcançar todos os públicos com seus vídeos. O formato é mais caro e para ter excelência exige habilidade especial para produzir; logo não é de admirar que as empresas tentem obter o máximo de “custo X benefício”.
No entanto, em 2023, veremos uma transformação Os profissionais de marketing e empresas devem começar a pensar como o streaming de televisão.
Em vez de derramar uma cachoeira de webinars, entrevistas, vídeos de instruções, entre outros, os profissionais devem perguntar aos clientes como eles podem apresentar o vídeo certo – “estilo Netflix”.
Mais precisamente, os profissionais de marketing devem começar a explorar como entregar experiências de vídeo diferentes para públicos específicos em diferentes partes da jornada do cliente.
Um exemplo da casa
Portanto, vamos ver um exemplo da agência.
A Aliansce Sonae é a maior desenvolvedora de shopping centers do país e cliente da Aldeia desde 2009. Desde que definimos a sua estratégia de presença online, vimos que os conteúdos em vídeo seriam uma oportunidade para destacar assuntos importantes para eles, atraindo e retendo a atenção das diversas personas que mapeamos.
Então, produzimos pelo menos quatro vídeos por mês para as redes sociais sobre temas estratégicos, incluindo desde infográficos animados até as animações simples de texto.
Outro formato é o Shopping em Pauta, uma série de vídeos com diretores da Aliansce Sonae sobre temas estratégicos para a empresa. Eles são publicados no Instagram, YouTube e Linkedin, ambos em formatos diferentes.
Quero usar vídeos na minha estratégia de marketing
Em síntese, a Aldeia Comunicação se aperfeiçoa a cada dia na produção de vídeos para seus clientes. Seja em captações em estúdio, animações 2D e vídeos com fotos e videografismos simples. Possuímos cases para clientes como Aliansce Sonae, Rede D’Or e até para a Rede Globo.
Aqui, apoiamos o cliente desde a concepção do roteiro, storyboard, animação, definição/criação de trilhas até a captação e edição dos vídeos. Fale conosco e faça um orçamento para a sua empresa.