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Sites e SEO no Marketing digital de hotéis e pousadas

Na primeira parte do nosso blog, nosso foco foi explicar como descobrir as personas para hotéis e pousadas e depois conseguir definir a Jornada do Cliente. Agora, nesta etapa, vamos abordar o papel do site da sua pousada ou do seu hotel na sua estratégia de presença digital.

Aqui na Aldeia, nós valorizamos muito este papel e vamos explicar a importância e como otimizar a visibilidade do site da sua pousada frente às suas principais personas ao longo da sua jornada.

O que não pode faltar em um site de pousadas ou hotéis?

A Aldeia Comunicação possui longa experiência no desenvolvimento de sites, inclusive de pousadas, e vamos compartilhar agora algumas ideias de funcionalidades com você.

A Home Page é a vitrine do Site

A página inicial deve trazer imagens impactantes, sejam fotos ou mesmo vídeos dos principais diferenciais do seu estabelecimento, seja a localização, sejam os quartos ou ainda das experiências que o hóspede pode desfrutar durante a sua estadia.

Você pode fazer chamadas também para seções com conteúdos estratégicos, como acomodações e experiências, para já direcionar a pessoa a ver primeiro aqueles pontos que são os mais atrativos.

Provavelmente estes conteúdos e imagens vão fazê-lo se encantar por seu estabelecimento e já começar, mesmo que em sua imaginação, a se ver fazendo aquela viagem.

No site da Pousada Trijunção, optamos por trabalhar com um clip de cerca de 10 segundos, com destaque para as experiências na natureza, com a observação de animais e vegetação do cerrado.

A seção de acomodações talvez seja o coração do site, principalmente para estabelecimentos de alto padrão. O ideal é que cada quarto ou pelo menos cada tipo de quarto tenha uma página individual com as características e muitas fotos.

E aí uma dica importante: não economize e contrate o melhor fotógrafo que o seu orçamento permitir. Lembre-se, essas fotos poderão ser utilizadas tanto no seu site, como redes sociais, Tripadvisor, matérias para agências, e muito mais. Vale a pena o investimento.

Não esqueça das reservas

A reserva é uma funcionalidade crucial para o seu site. Existem plataformas de mercado que você pode contratar como a omnibees ou SYnXis e linkar no seu site, ou você pode desenvolver um formulário no seu site para que a pessoa envie um e-mail para o seu contato de reservas.

Aqui vão duas dicas legais. A primeira é que como é sempre vantajoso para o hotel que a reserva seja feita diretamente com ele, ao invés de ser feita através de outros sites como Booking.com ou Trivago.com, é interessante dar bastante visibilidade para o botão já na home page e em todas as páginas do site. Então não deixe de ter este item no menu principal do site.

E se você optar pelo envio de mensagem de reservas pelo formulário do site, não deixe de colocar um checkbox para que a pessoa autorize o envio de informações comerciais. Isso pode ser uma ótima fonte de leads para ser trabalhada em uma estratégia de inbound marketing.

Outras Seções importantes

A verdade é que cada hotel tem o seu posicionamento, suas particularidades, atrativos e valores. A seguir, elencamos algumas outras seções e funcionalidades bacanas que podem tornar o seu site ainda mais rico e eficiente: 

Sobre a pousada ou hotel: pode ter um pouco da história, sócios, equipe e, principalmente, abordar os principais diferenciais. 

Experiências: falar sobre as experiências que são promovidas pela pousada, com muitas fotos e valores caso sejam cobradas à parte. 

Sobre a cidade: pode trazer os atrativos, pontos turísticos,  e até um pouco da história da região. 

Fale Conosco: trazer os contatos principais, mapa, como chegar.

Chat e Whatsapp: se possível, facilite uma forma de contato imediato.  Você pode selecionar que horas haverá uma pessoa disponível para atendimento.

E para finalizar vamos falar de uma página muito importante, que merece até uma seção exclusiva aqui deste post: o blog. 

Por que o blog é tão importante?

Bom, se você acredita que não existe nenhuma razão para o site de uma pousada ou hotel ter um blog, vou pedir que você esqueça seus preconceitos, abra seu coração e continue lendo este post até o final.

Já escrevemos aqui no nosso blog um artigo sobre a importância do blog para uma estratégia de presença digital. Mas vamos falar agora especificamente da importância para o segmento de hospedagem e turismo.

Leia mais sobre o assunto neste artigo exclusivo sobre a importância dos blogs.

Ao consultar o relatório do Google Analytics do seu site, se você não faz campanhas de publicidade, como Google Ads, provavelmente, você vai verificar que a busca no Google representa mais de 80% dos acessos do seu site. 

Mas. na maioria dos casos, se você for ver, estas buscas são “branded search”, ou seja,  ao realizar a pesquisa no Google a pessoa utiliza um termo que inclui o nome do hotel. 

Exemplos de buscas “branded”:

  • Nome do hotel
  • Nome reduzido do hotel
  • Nome do hotel + cidade
  • Nome do hotel + bairro

Pesquisas muito além da sua marca

Mas, você concorda com a gente, que seria muuuuito interessante que o site do seu hotel ou pousada fosse encontrado por outras buscas que representassem interesses da sua persona, mas que não utilizem o nome do seu estabelecimento?

Sim, com certeza. Será que não haveria muito mais acessos da sua persona? Sim, com certeza. E com isso aumentaria a possibilidade que a pessoa convertesse no seu próprio site? Responda você.

Vamos dar um exemplo. Você tem uma pousada em uma cidade que é famosa pela comemoração das festas de Corpus Christi. Muitas pessoas fazem a busca pelo “nome da sua cidade” + Corpus Christi. Se, no seu site, não tem nenhum conteúdo específico sobre este tema, é muito difícil que ele venha aparecer numa busca com esses termos, correto?

O que fazer?

Após identificar estes temas de interesse e os termos-chave utilizados pelas suas personas, o próximo passo é gerar conteúdo e utilizar técnicas de otimização para sites de buscas (SEO) para melhorar o posicionamento na página de resultados do Google (SERP).

Em primeiro lugar, você deve identificar quais são os temas de interesse das suas personas e os termos-chave utilizados por elas ao fazerem suas pesquisas. O segundo passo é gerar um conteúdo interessante sobre este tema. E, por fim, utilizar técnicas de otimização para sites de buscas (SEO) para melhorar o posicionamento na página de resultados do Google (SERP).

Para saber mais sobre SEO, leia este artigo

No trabalho que fizemos de estratégia de presença digital para a Marina de Cascais, que fica em Portugal, utilizamos uma ferramenta que nós assinamos, o SemRush, para identificar diversos assuntos de interesse de pessoas que estão planejando a sua visita a Cascais eas palavras-chave que elas utilizam. 

Para finalizar, é bom ressaltar que você pode potencializar este acesso através do tráfego vindo de outros canais como as suas redes sociais, links de newsletters e backlinks, que no final vão convergir em seu blog. Ou seja, o site se torna a peça central das estratégias de marketing em que ele é usado.

Conclusão

Neste blog, elencamos algumas das principais seções e funcionalidades de um site de hotel ou pousada. Falamos também da importância de uma área de conteúdo para “turbinar” o acesso pelas suas principais personas.

No próximo post iremos falar sobre as estratégias que hotéis e pousadas podem adotar nas redes sociais.